sábado, 4 de agosto de 2012

Direitos Humanos e Qualidade de Vida

bilbioteca virtual de estudos culturais
http://www.bibvirtuais.ufrj.br/estudosculturais/asp/SaidaCat.asp?cod=307&id=port

Direitos Humanos e Qualidade de Vida

Organizações nacionais e internacionais que visam a promoção e a defesa dos direitos humanos através de ações voltadas para o controle da violência e redução das desigualdades de acesso aos recursos de áreas vitais como saúde, habitação e alimentação.
ÁFRICA DO SUL | ARGENTINA | AUSTRÁLIA | BRASIL | CANADÁ | COLÔMBIA | COSTA RICA |DINAMARCA | EQUADOR | ESPANHA | ESTADOS UNIDOS | FRANÇA | GUATEMALA |HOLANDA | HONDURAS | INDIA | INGLATERRA | IRLANDA | MÉXICO | PERU | PORTUGAL |SUÍÇA | URUGUAI | ZIMBÁBUE
 FONTES DE REFERÊNCIA 
 South African Human Rights Commission - SAHRC
http://www.sahrc.org.za/ 
Instituição, criada em 1996, que visa promover e defender os direitos humanos na África do Sul, trabalhando em parceria com o governo e a sociedade civil. Realiza pesquisas, estudos junto ao parlamento, além de de investigar casos de violação aos direitos humanos, atuando nas áreas deadvocaciaeconomia e direitos socais e educação. O site disponibiliza documentospublicações,comunicadosarquivos e links para sites afins.
Contato: nlubelwana@sahrc.org.za

 Familiares de Desaparecidos y Detenidos por Razones Políticas de Córdoba
http://www.nuncamas.org/investig/articulo/cordoba/index.htm 
Associação civil sem fins lucrativos criada em meados da década de 70 na cidade de Córdoba, na Argentina. Seu objetivo é lutar contra a impunidade de todos os responsáveis pelo genocídio que deixou mais de 30.000 desaparecidos durante a ditadura militar argentina. A associação trabalha em conjunto com outras organizações de direitos humanos, tais como: Abuelas de Plaza de MayoH.I.J.O.S. e oferece links sobre o assunto.
Contato: familiares@arnet.com.ar
 Madres de Plaza de Mayo
http://www.madres.org/ 
Movimento de mães de desaparecidos políticos na Argentina, que começaram a se reunir na Plaza de Mayo em 1977. O site oferece diversas informações, como as atividades desenvolvidas pelo movimento,novidadespublicaçõesbiblioteca, notícias internacionais e eventos.
Contato: 
madres@madres.org

 The Asia Pacific Forum
http://www.asiapacificforum.net/ 
Este fórum foi criado em 1996 com o objetivo de estimular o diálogo e a cooperação entre os governos e as ONGs da região do Pacífico que visam promover os direitos humanos. O site oferece informações sobre as atividades desenvolvidas pelo fórum, além de disponibilizar notícias, pequenos textoslinks para sites afins.
Contato: apf@asiapacificforum.net
 Australian Human Rights and Equal Opportunity Commission
http://www.hreoc.gov.au/ 
Comissão formada pelo parlamento australiano, criada em 1986, que atua de forma independente do governo, visando investigar atos de discriminação no que se refere a grupos étnicos, cor, religião ou sexo. Atua nas áreas de justiça socialdireitos humanosdeficientes físicosdiscriminação racial e sexual. O site disponibiliza notícias, artigospublicaçõeslinks para sites afins, informações para professores,estudantes e trabalhadroes. Há também notícias sobre legislação, além de oferecer informações sobre oHuman Rights Explained, um guia sobre direitos humanos.
Contato: webfeedback@humanrights.gov.au

 Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida - Comitê Rio
http://www.acaodacidadania.com.br/ 
Oriunda do movimento pela ética na política e liderada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Comitê Riofoi criado, em 1993, para dar suporte legal às atividades de construção da cidadania no estado. O site disponibiliza informações sobre os projetos, notícias, colunaslinks para sites afins e ainda mostra como é possível participar. Oferece também link para o site Click Fome, onde basta dar um clique para doar comida paga por patrocinadores.
 Action Aid Brasil
http://www.actionaid.org.br/ 
Organização internacional, sediada em Londres, que veio para o Brasil, em 1999, com o objetivo de contribuir para a melhoria de vida da população, combatendo a pobreza no país. Desenvolve projetos em comunidades de áreas urbanas e rurais. O site disponibiliza informações sobre as publicações editadas pelas sedes inglesa e brasileira, sobre campanhas voltadas para a educação, o debate sobre ostransgênicos e para a luta contra o racismo. Traz uma seção explicando como colaborar com a organização.
Contato: actionaid@actionaid.org.br
 Anistia Internacional - Brasil
http://www.br.amnesty.org/ 
Fundada em 1985, a seção da Anistia Internacional no Brasil conta com a participação de grupos locais de trabalho, membros individuais, simpatizantes e colaboradores. Baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, seu objetivo é lutar pela defesa dos direitos humanos no mundo todo, através decampanhas e programas como, por exemplo, contra a tortura em prisões internacionais e contra ocomércio de armas. O site traz notícias recentes e disponibiliza alguns textos sobre o tema. Inclui versões em outras línguas, como inglêsespanhol e frances.
Contato: http://www.br.amnesty.org/index_contacts.shtml
 Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania - CIVES
http://www.cives.org.br/ 
Associação sem fins lucrativos cuja finalidade Econtribuir para a interação entre empresários visando o desenvolvimento da cidadania, da democracia e a defesa da justiça social e da ética. Para isso, a entidade criou uma Rede Empresarial onde os empresários inscritos recebem publicações, folhetos e convites, e oDataCIVES, um banco de dados com currú€ulos e portfólios de cada sócio com o objetivo de estimular a realização de negócios entre os empresários. O site disponibiliza informativos, temas em debate e linkspara sites afins.
Contato: cives@cives.org.br
 Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids - ABIA
http://www.abiaids.org.br 
Criada em 1986, esta ONG além de reunir dados para prevenção e conscientização sobre a epidemia de HIV/AIDS, tem como objetivo a defesa dos direitos civis das pessoas que vivem com HIV/AIDS. OCentro de documentação e Recursos reúne documentos diversos sobre a epidemia. Oferece agenda de eventos sobre o tema e apresenta informes do andamento de trabalhos desenvolvidos pela organização. Disponibiliza artigos e crônicas sobre direitos humanos.
Contato: abia@abiaids.org.br
 Associação Comunitária Monte Azul
http://www.monteazul.org.br/ 
Associação criada, em 1979, na favela Monte Azul na cidade de São Paulo. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, desenvolvendo projetos sociais nas áreas de educação,cultura e saúde. O site disponibiliza publicaçõeseventoslinks para sites afins, além de uma seção explicando como os interessados podem fazer doações para a entidade.
Contato: http://www.monteazul.org.br/portugues/faleconosco.htm
 Biblioteca Virtual de Direitos Humanos - Universidade de São Paulo
http://www.direitoshumanos.usp.br/frameset.html 
Criada pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo - USP, a biblioteca virtual conta com: textos sobre os Direitos Humanos, elaborados e aprovados por organismos internacionais e ratificados pelo Governo brasileiro; documentos e leis elaboradas pelo sistema Interamericano de Direitos Humanos e pelo Governo brasileiro; referências e textos bibliográficos; pesquisas e material produzidos pela USP sobre o tema; endereços de organismos e entidades que atuam na defesa e a promoção dos Direitos Humanos no Brasil.
Contato: direitoshumanos@usp.br
 CARE Brasil
http://www.care.org.br/ 
Criada no final de 1999, esta organização faz parte da CARE Internacional, fundada no início dos anos 50. Seu objetivo é lutar por uma sociedade mais justa e sem pobreza, ajudando as comunidades carentes através de programas desenvolvidos em diferentes estados do país. O site disponibiliza artigos e links, e divulga publicaçõesnotícias, vídeos, áudios, além de informar como os interessados podem colaborarcom a organização.
Contato: pvaldes@br.care.org
 Central de Oportunidades
http://www.centraldeoportunidades.com.br/ 
Instituição de utilidade pública federal, sem fins lucrativos, criada em 1993, por Hebert de Souza, o Betinho, que tem como objetivo a construção de mecanismos de garantia de direitos e inclusão social, combatendo desigualdades e estimulando a participação cidadã. Atua na área de capacitação de jovenspara o trabalho, desenvolve e apóia projetos de reinserção familiar e inclusão social, além de prestarassessoria e consultoria a projetos realizados por outros organismos.
Contato: http://www.centraldeoportunidades.com.br/rubrique3336.html?id_rubrique=5
 Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis - CDDH
http://www.geocities.com/Athens/Styx/5502/index2.htm 
Organização não-governamental, criada em 1979, que tem como objetivo lutar pela garantia dos direitos humanos. O movimento acredita que promovendo uma educação social e política dos direitos humanos é possível fazer do Brasil um país mais democrático. Atua nas áreas de educação, realizando cursos de capacitação, seminários e produzindo textos e vídeos; na área de habitação, acompanhando grupos carentes e colaborando com o Movimento dos Sem Teto, e na área de meio ambiente. O site fala um pouco sobre a luta pelos direitos humanos no decorrer da história, além de disponibilizar fotos do CDDH.
Contato: cddhpet@terra.com.br
 Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC
http://www.cedec.org.br/ 
Sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1976, em São Paulo. Seus principais objetivos são o desenvolvimento de pesquisas sobre a realidade brasileira e a sua consolidação como um espaço de debates sobre as principais questões de ordem teórica e prática da atualidade. Seus principais temas de pesquisa são os direitos humanos, a justiça social, a constituição e a consolidação da cidadania, instituições democráticas, e a análise das políticas públicas de corte social. O site mostra suas linhas de pesquisapublicações e agenda de eventos.
Contato: cedec@eu.ansp.br
 Centro de Estudos de Segurança e Cidadania - CESEC. Universidade Candido Mendes - UCAM
http://www.ucamcesec.com.br 
Criado em 2000, o projeto da Universidade Cândido Mendes desenvolve atividades de pesquisa destinadas a subsidiar políticas públicas de enfrentamento da criminalidade com respeito aos direitos humanos. O grupo busca uma convergência entre os debates sobre sistema de justiça criminal e as discussões sobre desigualdades, direitos e democracia no Brasil. Junto com instituições de outros países, o centro fundou a Altus - Global Alliance, organização internacional voltada à segurança e à justiça. No site, é possível conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos pela instituição, seus livros e boletinspublicados. São disponibilizados também artigosmatériasentrevistas e estatísticas de segurança.
Contato: cesec@candidomendes.edu.br
 Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré - CEASM
http://www.ceasm.org.br/ 
Associação sem fins lucrativos, criada em 1997, pelos moradores do Complexo da Maré. Seu objetivo é proporcionar uma qualidade de vida melhor para a população, atuando nas áreas de educaçãocultura,comunicação e trabalho. Entre os programas desenvolvidos, destaca-se o Projeto Mãe Gentil,Programa de Criança e o Pré-Vestibular. Além disso, o site fala um pouco sobre a história do lugar, desde o surgimento até os dias de hoje. Também merece destaque o Observatório da Maré, que tem como finalidade ser um receptor e difusor de informações sobre o bairro, e o jornal O Cidadadão, que trata de questões sociais, educativas e de movimentos culturais.
Contato: ceasm@infolink.com.br
 Centro de Justiça Global
http://www.global.org.br/ 
Organização, fundada em 1999, que visa promover a justiça social e os direitos humanos no Brasil através de pesquisas e relatórios, além de capacitar as organizações brasileiras para atuar em nível internacional. O site disponibiliza notíciasreleasesartigosações urgentes, e links para sites afins.
Contato: global@global.org.br
 Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos - CLAM. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
http://www.clam.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home 
O CLAM é o resultado de uma parceria entre o Programa de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IMSUERJ e o Centro da Mulher Peruana Flora Tristán da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, no Peru. Desenvolve pesquisas, capacita profissionais, contribui para a formulação de políticas públicas referentes às questões de saúde , direito, educação e sexualidade. O site divulga: a lista deparceirosequipe, disponibiliza uma biblioteca com acervo especializado e seminários. Oferece versão em inglês e espanhol.
Contato: clam@ims.uerj.br
 Comissão Pastoral da Terra
http://www.cptnac.com.br/ 
Criada em 1975, tem como objetivo defender os direitos dos camponeses e trabalhadores rurais do Brasil. Para isso, colabora com as iniciativas das Igrejas cristãs e também assessorando sindicatos, associações de pequenos produtores, movimentos sociais e outras iniciativas populares. O site disponibiliza textos, boletins, notíciaspublicações, além de falar um pouco sobre os conflitos no campo e as campanhasdesenvolvidas pela comissão.
Contato: cptnac@cultura.com.br
 Desarme.org
http://www.desarme.org 
Trata-se de um portal na internet desenvolvidos pelo Viva Rio e por outras organizações da sociedade civil com a finalidade de difundir informações a respeito do desarmamento e da segurança. O site disponibiliza notícias, galeria de fotos, glossáriolinks para sites afins, campanhas e publicações.
Contato: info@desarme.org
 DHnet Rede de Direitos Humanos e Cultura
http://www.dhnet.org.br/ 
Portal criado por um grupo de ativistas de direitos humanos do Centro de Estudos, Pesquisa e Ação Cultural - CENARTE - em Natal, no Rio Grande do Norte. A organização desenvolve estudos, pesquisas e ações educativas nas áreas de direitos humanos, comunicação e cultura. O site disponibiliza seções de denúnciacibercidadania e memória histórica, além de material multimídia - rádio e tvfórum de discussões e cursos.
Contato: dhnet@dhnet.org.br
 Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - FASE
http://www.fase.org.br 
Fundada em 1961, a organização não governamental tem como objetivos construir uma sociedade baseada no desenvolvimento sustentável, melhorar o controle social sobre a coisa pública e elaborar maneiras de exigir o cumprimento de direitos para redução das desigualdades. A entidade conta comarticulações e parcerias para desenvolver ações nas áreas de infância e adolescênciameio ambiente, além de atuar na defesa dos negros. No site, é possível conhecer mais sobre as ações da instituição, como o Serviço de Análise e Assessoria a Projetos, criado para fortalecer grupos populares de todo o país. Também há a disponibilização de notícias, do acervo da ONG e informações sobre suas publicações.
Contato: http://www.fase.org.br/fale.asp
 Fórum Social Mundial - FSM
http://www.forumsocialmundial.org.br/home.asp 
Site do fórum, realizado pela primeira vez em 2001, na cidade de Porto Alegre, com o objetivo promover um debate democrático de idéias e articular ações que visem a construção de um mundo mais solidário. Traz a história da criação destes encontros e disponibiliza a programação do FSM de 2003notícias,documentos dos fóruns de 2001 e 2002, links para sites afins, artigoseventos, além de uma agenda com as datas dos fóruns temáticos. Oferece versões em inglêsespanhol e francês.
Contato: fsm2003info@uol.com.br
 Fundação FEAC - Federação das Entidades Assistenciais de Campinas
http://www.feac.org.br/ 
Congrega várias entidades sociais que assistem pessoas de diversas idades e condições, com prioridade para a criança e o adolescente de baixa renda da região de Campinas, através de assessoria técnico científica multidisciplinar às entidades filiadas. Trabalham de modo integrado e solidário, em diversas formas e tipos de projetos, que incluem creches, centros comunitários e abrigos de crianças e adolescentes em situação de risco e pessoas na terceira idade. O site oferece notícias e eventos e edições do Jornal FEAC.
Contato: feac@feac.org.br
 Fundação Instituto de Direitos Humanos
http://www.idh.org.br/ 
Fundação localizada na cidade de Salvador cujo objetivo é contribuir para a difusão dos direitos humanos no Brasil. O site disponibiliza documentoseventosartigossistema de busca e links para sites afins. Além disso, oferece um formulário de cadastro para os estudantes universitários interessados em colaborar com o movimento.
Contato: fundacao@idh.org.br
 Fundação Terra
http://www.fundacaoterra.org.br/ 
Desde sua fundação, em 1984, tenta melhorar as condições de vida dos moradores da rua do lixo, uma favela na periferia de Arcoverde - Pernambuco. A instituição possui vários projetos como um centro de atendimento a gestantes, creche e escolinha, escola primária e profissional, grupo de formação artesanal de renda, centros de recuperação de drogados e asilos de idosos. O site oferece informações sobre comoajudar a entidade.
Contato: funterra@arconet.com.br
 O Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS - GAPA. RP. Ribeirão Preto
http://www.gaparp.org.br/ 
Entidade fundada em 1989, que desenvolve seus projetos na cidade de Ribeirão Preto e tem uma equipe multidisciplinar feita por voluntários. Por ser um dos programas pioneiros no Brasil, seus projetos são bastante abrangentes. O site divulga artigosentrevistas e uma relação de lugares onde se pode realizar oteste HIV:. Fornece um atual boletim epidemiológico brasileiro, e os endereços de sites das Ongs de interesse no Brasil.
Contato: contato@gaparp.org.br
 Grupo de Apoio à Prevenção à Aids - GAPA. Salvador. Bahia
http://www.gapabahia.org.br/princip.html 
Criado em 1988, em Salvador, o Gapa/Ba tem por objetivos: promover estratégias educativas para a prevenção da aids, lutar contra a discriminação das pessoas soropositivas ou com aids, reivindicar uma política de saúde para a aids no Brasil e oferecer serviços de apoio às pessoas vivendo com HIV ou AIDS e seus familiares. O site traz informações básicas sobre aids, divulga os serviços oferecidos e as diversaspublicações que podem ser adquiridas online. São incentivadas diversas formas de doações ao grupo, através de apoio financeiro ou trabalho voluntário. Além disso, disponibiliza links para sites afins.
Contato: disqueaids@gapabahia.org.br
 Grupo Pela Vidda. Rio de Janeiro
http://www.pelavidda.org.br/ 
Grupo ativista fundado pelo escritor Herbert Daniel, em 1989, que tem como prioridade a defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV ou aids. A homepage oferece informações sobre as atividades do grupo, seus serviços, a agenda semanal e os projetos desenvolvidos. Algumas publicações estão online, como os últimos números do Boletim Pela Vidda, cartilhas e folhetos. Também estão disponíveis os resumos dos Encontros Nacionais de Pessoas Vivendo com HIV e Aids, organizados anualmente pelos Grupos Pela Vidda do Rio de Janeiro e de Niterói.
Contato: gpvrj@pelavidda.org.br
 Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE
http://www.ibase.br/ 
Organização não-governamental, criada em 1980, tendo como um de seus co-fundadores e diretores o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Seu objetivo tem sido a democratização da informação para uma sociedade sem miséria, pobreza, desigualdade ou qualquer outra forma de exclusão social. Ao longo de sua trajetória, o Ibase vem trazendo à tona discussões sobre globalização e democracia, desenvolvimento sustentável, responsabilidade social das empresas, inclusão social e segurança alimentar. A homepage traz informações sobre os programas da instituição, além de disponibilizar online o Jornal da Cidadania, a revista Democracia Viva , artigos, uma biblioteca e links para sites afins.
Contato: ibase@ibase.br
 Instituto da Cidadania
http://www.institutocidadania.org.br/ 
Organização civil sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo, formada por voluntários. Seu objetivo é lutar pela construção de um Brasil mais justo e mais humano através da ampliação do acesso à educação e da garantia dos direitos da cidadania. O site disponibiliza comunicadosartigos,opiniões dos filiados, fóruns realizados, e links para sites afins. Além disso, publica a Revista Cidadania.
Contato: inscidad@institutocidadania.org.br
 Instituto Sou da Paz
http://www.soudapaz.org.br/default.asp 
Associação civil sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo, fundada em 1999. Seu objetivo é desenvolver campanhas e projetos para a diminuição da violência no país e lutar pela defesa dos direitos humanos. Entre as ações, destaca-se a campanha pelo desarmamento. O site disponibiliza notícias,Boletim E-Paz, links para sites afins, artigos, o Jornal Sou da Paz, além de explicar como os interesados podem colaborar com a organização.
Contato: soudapaz@soudapaz.org
 Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST
http://www.mst.org.br/ 
Desde o final da década de 70, o MST, além de lutar contra o latifúndio no Brasil, tem mantido seus princípios básicos de atuação: movimento de massas autônomo, sem vinculações político-partidárias ou religiosas. O site é um retrato da sua história e das campanhas empreendidas no Brasil. Disponibilizainformativos com notícias do MST, bibliotecasites indicados, um fórum de discussões e uma seçãomultimídia com uma galeria de fotos que retratam a realidade cotidiana dos trabalhadores sem terra. O site pode ainda ser visitado em espanholinglêsalemãofrancêsitaliano e sueco.
Contato: semterra@mst.org.br
 Movimento Tortura Nunca Mais - Pernambuco
http://www.torturanuncamais.org.br/ 
Movimento social de defesa dos direitos humanos,criado em 1986, que tem como finalidade a luta pelo resgate da verdadeira história das mortes e dos desaparecimentos durante a ditadura militar no Brasil. O site disponibiliza um texto sobre o golpe militar de 1964 e alguns depoimentos de pessoas que foram torturadas e de familiares de algumas vítimas. Além disso, oferece uma série de publicaçõescasos de denúnciaseventos e notícias e links para sites afins.
Contato: mtnm@torturanuncamais.org.br
 Novamerica
http://www.novamerica.org.br/ 
Fundada em 1992 e sediada no Rio de Janeiro, a organização reúne pessoas de diversas áreas e de diferentes países latino-americanos. Atua na área de desenvolvimento social e cultural e visa promover o intercâmbio e a cooperação internacional, especialmente na América Latina. O site traz informações sobre os programas que a organização desenvolve, como os de direitos humanos e educação popular. Há umbanco de dados sobre direitos humanos, educação e cidadania, que oferece referências bibliográficas sobre os temas. Estão disponíveis os índices da revista Nova América/Nuevamerica e também outraspublicações da organização. Traz uma versão em espanhol.
Contato: novamerica@novamerica.org.br
 Portal do Voluntário
http://www.portaldovoluntario.org.br 
Lançado em 2000 como comemoração do Ano Internacional do Voluntário da ONU, o portal tem como objetivo estimular a prática do voluntariado para a criação de uma sociedade mais participativa e responsável. Para isso, proporciona oportunidades de trabalho voluntário com vários tipos de públicos, em especial crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência. Há ainda uma seção que trata sobrevoluntariado, com entrevistasartigosreportagens, entre outras coisas. O site também conta com umabiblioteca, divulga diversos eventos e disponibiliza a tecnologia V2V, que cria uma rede social, reunindo voluntários de acordo com suas necessidades e disposição para agir.
 Rede Social de Justiça e Direitos Humanos
http://www.social.org.br/ 
Formada a partir da experiência de trabalho de organizações não-governamentais e movimentos sociais, a instituição tem como objetivo denunciar violações de direitos humanos ocorridas no Brasil. Entre suas ações, estão campanhas contra a impunidade, observação de julgamentos, publicações e intervenções na mídia, entre outras. O site disponibiliza relatórios anuais sobre a questão dos direitos humanos no Brasil,manifestosdenúncias, além de cartilhas que visam à divulgação de informação sobre diversos assuntos.
Contato: rede@social.org.br
 Synergos
http://www.synergos.org/ 
Organização sem fins lucrativos, com sede em Nova York, que visa combater a pobreza e estimular o desenvolvimento econômico e social na América LatinaÁsia e África, trabalhando em parceria com diversas organizações. O site disponibiliza informações sobre suas publicaçõeslinks para sites afins,sistema de busca, além de links para o Global Giving Matters - jornal eletrônico - Global Philanthropy- site que tem como finalidade compartilhar informações sobre organizações sociais e filantrópicas - e para o University for a Night.
Contato: synergos@synergos.org
 Viva Favela
http://www.vivafavela.com.br/ 
Criado em 2001, o portal é uma iniciativa do movimento Viva Rio. Seus objetivos são a inclusão digital, a democratização da informação e a redução da desigualdade social. Para isso, atua em duas frentes: facilita o acesso à internet em comunidades de baixa renda, através das Estações Futuro, e produz conteúdo voltado para a realidade das favelas do Rio de Janeiro. A fim de retratar melhor esse universo, sua equipe é formada por jornalistas profissionais e moradores de favelas capacitados para atuar como repórteres e fotógrafos - os "correspondentes comunitários". O portal é formado pela revista Comunidade Viva e por diversas outras seções, como Favela Tem MemóriaEcoPopClique seu Direito e Beleza Pura. Além disso, disponibiliza informações sobre educaçãolazeresporte, além de serviços e emprego para as comunidades de baixa renda. Os interessados podem se cadastar para adquirir um e-mail do Viva Rio.
Contato: cristiane@vivario.org.br
 Viva Rio
http://www.vivario.org.br/ 
Organização não-governamental, criada em 1993, que desenvolve campanhas de paz e projetos sociais voltados principalmente para os jovens, atuando em várias favelas do Rio de Janeiro sempre em parceria com entidades locais, investindo na educação e buscando a superação da violência. Coordena diferentes projetos nas áreas de segurança pública e direitos humanos; educação; desenvolvimento comunitário; esportes; e meio-ambiente. O site disponibiliza informações sobre as campanhas e como ajudar a entidade.
Contato: vivario@vivario.org.br
 WWW.AIDS.ORG.BR
http://www.aids.org.br/ 
Este site é uma iniciativa do Grupo Pela Vidda/SP, que visa promover a integração das pessoas vivendo com HIV e Aids, o respeito à sua cidadania e também contribuir para a prevenção e o controle da Aids. Disponibiliza informações sobre o tratamento da doença, notíciaseventoslinks para sites afins e ummemorial em homenagem às pessoas que lutaram pelos direitos dos soropositivos.
Contato: aids@aids.org.br

 Peoples´ Global Action
http://www.nadir.org/nadir/initiativ/agp/ 
Movimento iniciado em 1998 cujo objetivo é formar uma coordenação mundial de resistência ao mercado globalizado e ao capitalismo. Sua filosofia organizacional é baseada na descentralização e autonomia, além de apoiar a luta dos movimentos sociais no mundo todo. O site disponibiliza notícias,eventos, reportagens, boletins, além de informações sobre vários temas como, por exemplo, imigração,conflitos e gênero. Oferece versões em inglêsespanholportuguêsfrancêsitaliano e russo.
Contato: pga@agp.org
 Rights & Democracy - International Centre for Human Rights and Democratic Development
http://www.ichrdd.ca/flash.html 
Organização internacional criada em 1988, pelo parlamento canadense, com a finalidade de defender e promover os direitos humanos. Apoia e desenvolve programas e projetos voltados para quatro áreas principais: Desenvolvimento DemocráticoDireitos da MulherGlobalização e Direitos Humanos eDireitos dos Povos Indígenas. Um de seus projetos, o Urgent Action, possibilita à entidade apoiar outras iniciativas, organizar campanhas e arrecadar fundos. A instituição premia a cada ano organizações não-governamentais ou pessoas que se destacam na defesa dos direitos humanos com o John Humphrey Freedom Award. Além disso,o site disponibiliza notíciaspublicações e links para sites afins. Oferece uma versão em francês.
Contato: ichrdd@ichrdd.ca

 Fundación Las Golondrinas
http://www.elcolombiano.com/proyectos/serieselcolombiano/textos/VocesEsperanza/09golondrinas.htm
Notícia do jornal eletrônico El Colombiano sobre a organização não-governamental, fundada em 1997, que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade do bairro de Llanaditas, na cidade de Medellín, desenvolvendo programas de educaçãosaúde e nutrição e bem-estar social. Entre os projetos, destaca-se o Centro Educativo Camino de Paz que atende 225 crianças marginalizadas e em situação de risco social. Além disso, oferece uma seção explicando como os interessados podem colaborar com a organização.
Contato: correo@lasgolondrinas.org

 Instituto Interamericano de Derechos Humanos - IIDH
http://www.iidh.ed.cr/ 
Instituição internacional autônoma criada, em 1980, na Costa Rica. Seu objetivo é promover e consolidar os direitos humanos atuando em três áreas temáticas: educação em direitos humanos, acesso à justiça e participação política. O site disponibiliza um calendário de atividadesboletim informativolista de discussõesnotíciaspublicações e links para sites afins e para algumas comunidades virtuais. Oferece também uma biblioteca com sistema de busca dividido em três categorias: autores, títulos e assunto. Há também uma versão em inglês.
Contato: instituto@iidh.ed.cr

 Euro-Mediterranean Human Rights Network - EMHRN
http://www.euromedrights.net/ 
Criada em 1997, este rede, formada por organizações sediadas na região do Mediterrâneo, tem como objetivo apoiar e promover os direitos humanos nessa área, baseando-se na Declaração de Barcelona. O site disponibiliza notíciasdocumentoseventos e links para sites afins. Oferece também informações sobre os Civil Forum, cuja finalidade é promover o debate sobre as recomendações propostas pelos países parceiros do Euro-Mediterranean Partnership.
Contato: msp@euromedrights.net

 Agencia Latinoamericana de Información - ALAI
http://alainet.org/index.phtml.es 
Organização não-governamental comprometida com a defesa dos direitos humanos e com a democratização dos meios de comunicação de forma a contribuir com o desenvolvimento social da América Latina. O site disponibiliza notíciaspublicações e um sistema de busca dividido por temas, além de uma seção especial voltada para as mulheres. Oferece versões em espanholinglês e português.
Contato: info@alainet.org

 Asamblea de Cooperación por la Paz - ACP
http://www.acpp.com/ 
Organização sem fins lucrativos, criada em 1991, com o objetivo de defender os direitos humanos e a paz, contribuindo para a construção de uma Espanha mais justa, democrática e solidária. Desenvolve campanhas e projetos nas áreas de educaçãogênero e imigração. O site disponibiliza notícias,documentosboletins e links para sites afins.
 Asociación para la Cooperación con el Sur - ACSUR
http://www.acsur.org/ 
Organização não-governamental que trabalha no âmbito da cooperação internacional na defesa dosdireitos humanos e para contribuir com a melhoria da qualidade de vida em países da América Central e do Sul como GuatemalaMéxicoHonduras e Peru. O site disponibiliza informações sobre os projetose as campanhas desenvolvidos pela organização, além de publicaçõesfórum de discussões e notícias.
Contato: acsur@acsur.org
 Ayuda en Acción
http://www.ayudaenaccion.org/ 
Organização não-governamental fundada, em 1981, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças e famílias nos países da América Latina, África e Ásia através de programascampanhas e de atividades na área de educação. O site disponibiliza notíciaspublicaçõeseventos e uma seçãoexplicando como os interessados podem colaborar.
Contato: ayudaenaccion@ayudaenaccion.org
 Centro de Investigación para la Paz - CIP
http://www.fuhem.es/cip/ 
Instituto de estudos e divulgação criado em 1985 pela Fundación Hogar del Empleado com o objetivo de analisar os conflitos internacionais, desenvolvendo projetos nas áreas de educação e pesquisa. Disponibiliza textos sobre conflitos em vários países do mundo, publicações e notícias. Oferece também um centro de documentação com artigosboletins e links de interesse. Seus textos tratam também de economia/sociedade e outros temas da atualidade.
Contato: fuhem@fuhem.es
 Fundación Familias Unidas
http://www.familiasunidas.org/ 
Organização sem fins lucrativos com atuação nos países do terceiro mundo como, por exemplo,Colômbia e Nicarágua. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias mais necessitadas. Desenvolve projetos nas áreas de educação, produção, saúde, meio ambiente, além de promover atividades de formação e capacitação. O site disponibiliza na íntegra as revistas publicadas pela fundação, além de vídeos e cartões postais.
Contato: familiasunidas@familiasunidas.org
 Instituto de Estudios Políticos para América Latina y África - Iepala
http://www.iepala.es/ 
Organização não-governamental reunindo profissionais de diferentes práticas e saberes dedicados a estudar as realidades do chamado Terceiro Mundo e as relações entre países ricos e periféricos em seus diversos aspectos. Suas atividades não se limitam a promover estudos acadêmicos, mas a buscar através de acordos de cooperação, caminhos que levem ao desenvolvimento auto-sustentado, enfatizando asolidariedade e o respeito aos direitos humanos.
Contato: www@eurosur.org
 Médicos Sin Fronteras
http://www.msf.es/ 
Criado na França em 1971 por um grupo de médicos que resolveram atuar contra o genocídio de minorias na guerra da secessão em Biafra - Nigéria. Atua desde 1973 atendendo vítimas de catástrofes naturais ou humanas, trabalhando em países que estão constantemente em guerra, sempre visando proporcionar ajuda sanitária e humanitária de urgência e denunciar a violação dos direitos internacionais. No site é possível conhecer mais sobre a história e a atuação do grupo, que possui núcleos por todo o mundo. Disponibiliza as publicações da entidade como a Revista MSFbibliografiasmemórias anuais de suas atuações e notícias.
Contato: info@msf.es

 AIDS Coalition To Unleash Power/ Philadelphia- ACT UP. Philadelphia
http://www.critpath.org/actup/ 
ONG, criada em 1988, que se direciona no combate a Aids e crítica a atuação das companhias farmacêuticas. É formada pelas minorias - negros, hispânicos, pessoas infectadas pelo vírus HIV,etc.- que lutam a favor dos seus direitos humanos, atuando como parceira na movimentação contra a epidemia da Aids. Desenvolve o projeto FIGHT AIDS IN SUB-SAHARAN AFRICA!, cujo objetivo é minimizar os males provocados pela epidemia do vírus HIV na Africa e outros projetos que focalizam a atuação da legislação norte- americana correspondente aos direitos humanos dos soro- positivos. O site oferece uma relação dos melhores links indicados pelo ACT UP sobre legislação, ações e tratamentos.
Contato: jdavids@critpath.org
 AIDS Coalition to Unleash Power/New York - ACT UP. New York
HTTP://www.actupny.org/ 
Grupo ativista mais antigo na luta contra a aids, é formado basicamente por pessoas soropositivas. Ganhou grande visibilidade por seu posicionamento direto contra a política governamental americana e pela utilização de recursos de teatro e coreografias nas manifestações de rua. A crítica do grupo se estende às indústrias farmacêuticas, com especial atenção à participação de pessoas soropositivas nos protocolos de novos medicamentos e ao monopólio econômico. A homepage possui uma vasta bibliografia sobre o grupo, disponibiliza documentos, informações sobre tratamentos, além de vários links sobre pesquisas com grupos como mulheres e jovens.
Contato: actupny@panix.com
 AMERICAS.ORG
http://americas.org/ 
Este centro foi fundado em 1983 com o objetivo de promover os direitos humanos e a integração econômica entre os países do continente americano. O site disponibiliza notícias, artigos, sistema de busca, informações sobre publicações e vídeoseventos, além de tratar de temas ligados ao meio ambiente, imigração e globalização.
Contato: info@americas.org
 The Center Carter
http://www.cartercenter.org/ 
Organização sem fins lucrativos, criada no início dos anos 80, pelo ex-presidente americano Jimmy Carter, associada a Emory University localizada na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos. Seu objetivo é lutar pela defesa dos direitos humanos, pela liberdade e pela democracia, baseada em pesquisas e análises. O site disponibiliza informações sobre eventos e notíciaslinks para sites afins, além de mostrar asatividades realizadas pela entidade em vários países do mundo. Desenvolve programas nas áreas deeducaçãosaúde e paz. Há também uma seção explicando como os interessados podem contribuir.
Contato: carterweb@emory.edu
 Center for Justice and International Law - CEJIL
http://www.cejil.org/ 
Organização de defesa e promoção dos direitos humanos, criada em 1991, nos países do continente americano. Seu objetivo é promover a implementação das normas internacionais de direitos humanos nos países membros da Organização dos Estados Americanos - OEA, através do uso do sistema interamericano de direitos humanos e outros mecanismos de proteção internacional. O site disponibiliza informações sobre os programas desenvolvidos, reportagenspublicaçõesdocumentosnotícias elinks para sites afins. Oferece versão em espanhol e português.
Contato: info@cejil.org
 CIVICUS - World Alliance for Civic Participation.
http://www.civicus.org/new/default.asp 
Aliança internacional, criada em 1993, com mais de 650 membros em 110 países. Seu objetivo é fortalecer a sociedade civil e reforçar a idéia de cidadania, estimulando as pessoas a manifestarem suas opiniões diante dos acontecimentos sociais. Entre os programas desenvolvidos pela organização, destacam-se oCivil Society Watch e o Civil Society Index. O site disponibiliza notíciaseventospublicações,comunicadoslinks para sites afins e informações sobre livros. Os interessados em receber o e-CIVICUS, publicação online, podem mandar um e-mail para news@civicus.org. Oferece também umaseção explicando como os interessados podem colaborar com a organização.
Contato: lbertin@civicus.org
 Comisión Interamericana de Derechos Humanos - CIDH
http://www.cidh.org/ 
Este órgão, fundado em 1959, faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA). Seu objetivo é promover a defesa dos direitos humanos e atuar na luta contra suas violações nos países da América. O site disponibiliza publicaçõesdocumentosinformativosdiscursos dos membros da comissão, linkspara sites afins, um formulário de queixa e comunicados. Oferece versões em espanholinglêsfrancêse em português.
Contato: cidhoea@oas.org
 Derechos Human Rights
http://www.derechos.org/ 
Organização internacional cujo objetivo é lutar pela defesa dos direitos humanos, realizando campanhas no mundo todo. O site disponibiliza textos que tratam de temas como corrupçãoliberdade de expressão e impunidadelinks para sites afins e uma lista de canais de comunicação, cuja finalidade é discutir assuntos relacionados a direitos humanos. Há também uma seção especial chamada Derechos Café, onde o internauta pode aprender um pouco mais sobre direitos humanos, além de poder contribuir com o movimento. Oferece versões em inglês e espanhol.
Contato: hr@derechos.org
 Foundation for International Community Assistance - FINCA
http://www.villagebanking.org/ 
Fundação, criada em 1984, que visa ajudar famílias pobres através de pequenos empréstimos, no contexto de um programa chamado Village Banking. A fundação trabalha em países da AméricaÁfrica e doLeste Europeu. O site disponibiliza comunicadoslinks para sites afins, sistema de busca e uma seçãoexplicando como os interessados podem colaborar.
Contato: finca_office@azdata.net
 Free Burma
http://www.ibiblio.org/freeburma/ 
Esta página foi criado por pessoas que desejam a independência de Burma, país localizado na Ásia que há anos enfrenta graves problemas políticos, econômicos e sociais. O site disponibiliza informações sobrelivros e vídeosfotos, além de relatosdocumentosnotícias e links para outras organizações. Oferece também pequenos textos sobre educaçãoAIDS e drogas.
Contato: freeburma@pobox.com
 Global Exchange
http://www.globalexchange.org/ 
Organização não-governamental a favor dos direitos humanos que, fundada em 1988, visa promover justiça social em vários países do mundo. Desenvolve campanhas no BrasilColômbiaCubaMéxico eIraque. Entre os programas desenvolvidos pela organização, desaca-se o Educacion for Action que produz vídeos, livros e panfletos com o objetivo de sensibilizar as pessoas na luta por um mundo melhor. O site disponibiliza notíciaseventos, publicações, comunicados, além de informações sobre outros países. Há também uma seção explicando como os interessados podem colaborar com o movimento.
Contato: mary@globalexchange.org.
 Human Rights Brazil - Brazilink
http://www.brazilink.org/hrjustice.asp 
Site que divulga projetos e programas governamentais e não-governamentais que tenham relação com o debate a favor dos direitos humanos, da justiça, da cidadania e da legalidade no Brasil. Coordenado por Carlos Eduardo Gaio, do Centro de Justiça Global e da Anistia Internacional, traz notícias e links para outros sites sobre economia, política, educação, política externa, questões de gênero, população indígena e outros temas vinculados aos temas socio-culturais brasileiros.
Contato: brazilink@brazilink.org
 Human Rights Watch
http://www.hrw.org/ 
Organização não-governamental, fundada em 1978, com o objetivo de lutar pela defesa dos direitos humanos dos povos do mundo todo, investigando e denunciando suas violações. O site disponibiliza informações sobre as campanhas e ações desenvolvidas pela organização, além de eventospublicaçõesnotícias. Oferece também pequenos textos sobre infânciamulheresrefugiadosAIDS e justiça internacional. Os interessados podem fazer doações online, por telefone ou por e-mail. Há versões eminglêsespanholfrancêsportuguêsrussoárabe e chinês.
Contato: hrwnyc@hrw.org
 InterAction - American Council for Voluntary International Action
http://www.interaction.org/ 
Associação, formada por 160 organizações, cujo objetivo é lutar contra a pobreza e exclusão social no mundo, através de missões humanitárias. Entre as campanhas, destaca-se a Global Partnership for Effective Assistance, que visa a auto-suficiência das populações carentes através do estímulo ao desenvolvimento e da assistência humanitária. O site disponibiliza material sobre desenvolvimento,política e legislaçãogêneromídia, além de notíciascomunicadoseventoslinks para sites afins e uma biblioteca.
Contato: ia@interaction.org
 Latino Issues Forum - LIF
http://www.lif.org/ 
Organização sem fins lucrativos fundada em 1987 na Califórina. Seu objetivo é trabalhar no desenvolvimento de políticas públicas inovadoras a fim de garantir um futuro mais justo para a comunidade latino-americana que vive na Califórnia. Trabalha nas áreas de direito civilenergiasaúde,desenvolvimento sustentável e tecnologia. O site disponibiliza notíciaspublicaçõeseventos e linkspara sites afins. Além disso, oferece uma versão em espanhol.
Contato: lifcentral@lif.org
 League of United Latin American Citizens - LULAC
http://www.lulac.org/ 
Organização hispânica sediada nos Estados Unidos cujo objetivo é trabalhar na defesa dos direitos humanos e contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos latino-americanos que vivem nos Estados Unidos. Desenvolve programas relacionados à questão da imigração, do emprego, entre outros. O site disponibiliza notíciaspublicaçõescomunicadosdepoimentoseventos e links para sites afins.
Contato: RickDovalina@LULAC.org
 Pan American Health Organization - PAHO
http://www.paho.org/ 
Agência internacional de saúde pública vinculada à Organização Mundial de Saúde - OMS, cujo objetivo é promover o combate às variadas doenças em toda a América e cuidar da saúde física e mental de sua população. O órgão dá subsídeo à pesquisa e tem uma Fundação Pan Americana de Saúde e Educação. O site disponibiliza trabalhos e bibliografia, além da descrição do quadro de saúde por país e por região geográfica.
Contato: webmaster@paho.org
 Project on Ethnic Relations - PER
http://www.per-usa.org/per.html 
Organização, fundada em 1991, dedicada a prevenir os conflitos étnicos na Europa Central, oriental, na região dos Bálcãs e na antiga União Soviética através de pesquisas e de programas de educação que busquem o diálogo entre as nações. O site disponibiliza informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela organização sobre os conflitos na HungriaEslováquiaRomênia, além de falar sobre o papel damídia nos conflitos étnicos e oferecer boletins informativos.
Contato: per@per-usa.org
 Robert F. Kennedy Memorial
http://www.rfkmemorial.org/ 
Organização sem fins lucrativos, fundada em 1968, por um grupo de amigos de Robert F. Kennedy, senador norte-americano morto em 1968, que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população mundial. Entre os trabalhos, destaca-se o RFK Center for Human Rights que apoia o Robert F. Kennedy Human Rights Award, cujo objetivo é premiar pessoas que lutam pela defesa dos direitos humanos e contra a sua violação. O site disponibiliza informações sobre os programas desenvolvidos pelo centro, publicaçõescomunicadosnotíciaseventos e uma seção explicando como os interessados podem colaborar com a organização.
Contato: info@rfkmemorial.org
 United Nations - UN
http://www.un.org/ 
O nome Nações Unidas data de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi usado pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas, assinada por 26 países. O site disponibiliza informações sobre seus principais órgãos, como a Assembléia Geral e o Conselho de Segurança; os que tratam dosDireitos Humanos e suas publicações; informações sobre os escritórios de Nova York e Genebra,notícias em diversas mídias; e documentos oficiais. O site é em inglês, com versões em francês,espanhol e em outras línguas. Oferece respostas às perguntas mais freqüentes.
Contato: inquiries@un.org
 The World Revolution
http://www.worldrevolution.org/ 
Este projeto tem como objetivo lutar por um mundo mais justo, pacífico e solidário. O site está dividido em cinco seções: direitos humanosmeio ambienteetnia e culturapaz e conflitospobreza e desenvolvimento. Disponibiliza notíciasartigosreportagensanálises sobre os problemas políticos, econômicos e sociais do mundo, fórum de discussão e uma galeria de fotos, além de uma seçãoexplicando como colaborar com o movimento. Oferece também notícias sobre a situação em cada região do planeta: ÁfricaÁsiaAmérica LatinaAmérica do NorteEuropa e Oriente Médio.
Contato: info@worldrevolution.org

 Académie Universelle des Cultures
http://www.academie-universelle.org/ 
Criada em 1992, em Paris, por Elie Wiesel, Prêmio Nobel da Paz, l´Académie Universelle des Culturesreúne intelectuais e artistas renomados com o objetivo de defender a democracia e os direitos humanos. O site disponibiliza a carta de princípios da Academia, baseada na diversidade cultural; a lista dos membros; os eventos realizados e as publicações. Há ainda um manual interativo - Accepter la diversité, elaborado por Furio Colombo, Umberto Eco e Jacques Le Goff. O manual é dirigido aos educadores que pretendem abordar a questão da diversidade humana. O site disponibiliza versões eminglês e espanhol.
Contato: ph.artières@wanadoo.fr
 Fédération Internationale des Ligues des Droits de I´Homme - FIDH
http://www.fidh.org/ 
Organização não-governamental, fundada em 1922, que luta pela implantação da Declaração Universaldos direitos humanos, reunindo 114 organizações em 90 países. O site disponibiliza notíciasarquivos,links para sites afins, informações sobre a ÁfricaÁsiaEuropa e América, além de textos sobreglobalização e direitos humanos e direitos das mulheres. Oferece versões em inglêsespanhol efrancês.
Contato: http://www.fidh.org/fidh/lettre.htm

 Ak´ Tenamit
http://aktenamit.org/index.html 
Associação sem fins lucrativos, fundada em 1992, com o objetivo de promover o desenvolvimento sutentável nas comunidades rurais da Guatemala, desenvolvendo programas nas áreas de educação,culturagênerosaúde e meio ambiente. O site disponibiliza boletins e reportagens anuais, além de explicar como os interessados podem colaborar.
Contato: info@aktenamit.org

 Internet Centre Anti Racism Europe - I CARE
http://www.icare.to/ 
Portal criado, em 1999, pela UNITED for Intercultural e Magenta Foundation, com o objetivo de ajudar o trabalho das organizações não-governamentais que lutam contra o racismo e o preconceito na Europa. O site disponibiliza informações sobre países do mundo todo, sistema de buscabase de dados,links para sites afins, eventos e arquivos. Além disso, oferece uma seção com links para sites que falam sobre discriminação racial. Os links estão dividos por países ou assuntos.
Contato: info@icare.to
 UNITED for Intercultural Action
http://www.united.non-profit.nl/ 
Movimento formado por várias organizações não-governamentais com o objetivo de lutar contra o facismo, o racismo, o nacionalismo, além de defender os refugiados e imigrantes da Europa através decampanhas e projetos. O site disponibiliza publicaçõesnotíciaseventos e uma seção explicando como os interessados podem colaborar com o movimento.
Contato: info@unitedagainstracism.org

 Vía Campesina
http://www.viacampesina.org 
Criado em 1992, é um movimento internacional que coordena organizações rurais de pequenos e médios agricultores, trabalhadores agrícolas, mulheres rurais e comunidades indígenas na Ásia, África, América e Europa contra a globalização e o modelo neoliberal. O site disponibiliza artigos sobre a disputa de terra em diferentes países, atuação política dos seus membros e documentos da Campanha Global pela Reforma Agrária.
Contato: viacam@gbm.hn

 Action Aid India
http://www.actionaidindia.org 
Organização não-governamental, fundada em 1972, que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população marginalizada e discriminada da India através de ações humanitárias. Entre os programas desenvolvidos pela entidade, destaca-se o Inclusive Education Development cuja finalidade é proporcionar educação para crianças portadoras de alguma deficiência. O site disponibiliza notícias sobre os refugiados do Gujarat, estado onde Gandhi nasceu, publicações, além de explicar como os interessados podem colaborar com o movimento.
Contato: aaindia@actionaidindia.org

 Action Aid
http://www.actionaid.org 
Organização, fundada em 1972, que visa lutar contra a pobreza, construindo um mundo mais justo e solidário. Desenvolve campanhas e pesquisas em países da América LatinaÁfricaEuropa e Ásia nas áreas de educação, gênero, conflitos e no combate à fome. O site disponibiliza publicações e notícias, além de explicar como os interessados podem colaborar com a organização.
Contato: mail.jhb@actionaid.org
 Amnesty Internacional Online
http://www.amnesty.org/ 
Fundada em 1961, seu objetivo é lutar pela defesa dos direitos humanos através de campanhas comoStop Torture e International Justice. O movimento conta com a participação de mais de um milhão de pessoas no mundo todo. O site oferece uma biblioteca com diversas reportagens e notícias, links para sites afins e uma página com algumas recomendações que visam a proteção dos direitos humanos. Além disso, disponibiliza uma apresentação em flash com as principais realizações da Anistia Internacional nos seus 40 anos de existência e algumas sugestões de como as pessoas podem contribuir para que os direitos humanos sejam respeitados.
Contato: amnestyis@amnesty.org
 The Anne Frank Educational Trust UK - AFETUK
http://www.afet.org.uk/ 
Entidade educativa sem fins lucrativos fundada, em 1991, na Inglaterra como sendo uma organização irmã da Anne Frank House, em Amsterdã, na Holanda. Seu objetivo é educar as pessoas contra o racismo, ódio e anti-semitismo. Trabalha divulgando textos em várias escolas da Inglaterra, alertando contra o preconceito racial ou qualquer outra forma de discriminação. O site disponibiliza eventos,notícias, além de falar um pouco sobre o projeto Anne Frank: A History For Today , desenvolvido pelaAnne Frank House. Há também uma seção explicando como os interessados podem colaborar.
Contato: afet@afet.org.uk
 The Burma Campaign Campaign UK - BCUK
http://www.burmacampaign.org.uk/ 
Organização que visa lutar pela democracia e pela defesa dos direitos humanos da população de Burma, país localizado na Ásia que há anos enfrenta graves problemas políticos, econômicos e sociais. O site oferece informações sobre as campanhas desenvolvidas pela organização, notíciaseventos,reportagenslinks para sites afins, além de um pequeno texto sobre os diferentes grupos étnicos que vivem no país.
Contato: info@burmacampaign.org.uk
 European Council on Refugees and Exiles - ECRE
http://www.ecre.org/ 
Organização que visa defender os direitos humanos dos refugiados que procuram asilo na Europa desenvolvendo pesquisa, análises de políticas públicas e promovendo a troca de informações. A organização trabalha em parceria com a European Legal Network on Asylum - ELENA, uma rede de advogados que trabalha em prol dos refugiados na Europa. O site disponibiliza notíciaspublicações,comunicadosreportagens e links para sites afins
Contato: ecre@Ecre.org
 Healthlink Worldwide
http://www.healthlink.org.uk/ 
Agência internacional que promove a educação em saúde, focalizando os problemas sobre desenvolvimento. Realiza atividades no mundo todo, além de financiar várias organizações da sociedade civil brasileiras. O site traz links para publicações, um centro de pesquisa com livros, periódicos, jornais, manuais de treinamento e material audiovisual. Oferece também uma base de dados bibliográficos.
Contato: info@healthlink.org.uk
 International Alert
http://www.international-alert.org/ 
Organização não-governamental, fundada em 1985, cujo objetivo é lutar pelo fim dos conflitos sociais no mundo todo, trabalhando em países como a ColômbiaSri Lanka, na região do Oeste da África e noCáucaso. O site oferece informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela organização, além de disponibilizar notíciaspublicações e links para sites afins.
Contato: firstinitialfamilyname@international-alert.org
 Minority Rights Group International - MRG
http://www.minorityrights.org/ 
Organização internacional sem fins lucrativos cujo objetivo é assegurar os direitos humanos das minoriasétnicas, religiosas e indígenas no mundo todo. O site disponibiliza notíciascomunicadospublicações,textos e links para sites afins. Oferece também uma seção onde os interessados podem colaborar, além de oferecer pequenos textos sobre discriminação racial e sobre desenvolvimento social.
Contato: 
minority.rights@mrgmail.org
 OXFAM International
http://www.oxfam.org/ 
Confederação formada por doze organizações não-governamentais que trabalham juntas em mais de 80 países. Seus participantes criticam as consequências econômicas da globalização e defendem políticas mais justas para os países do terceiro mundo. Seu objetivo é lutar contra a pobreza e a injustiça social através de programas e campanhas desenvolvidos nas regiões carentes. O site disponibiliza notícias, informações sobre políticas sociais e uma seção explicando como os interessados podem colaborar. Além disso, há links para as homepages da organização em vários lugares do mundo, inclusive para aAmérica. Há versões em francês e espanhol.
Contato: administration@oxfaminternational.org
 The Terrence Higgins Trust - THT
http://www.tht.org.uk/ 
Criado em Londres, em 1982, foi a primeira instituição a lutar contra a epidemia de HIV. Atualmente, dá suporte aos grupos de maior índice de infecção na Inglaterra através de campanhas e programas. O site oferece informações sobre sexo seguro, teste de HIVdados estatísticos, além de disponibilizarpublicações e comunicados.
Contato: info@tht.org.uk

 Concern
http://www.concern.ie/home.htm 
Organização não-governamental que surgiu a partir de uma ação de ajuda às vítimas da fome em Biafra. Atualmente, a organização atua em países da África, Ásia e América Latina com o objetivo de lutar contra a pobreza nos países do terceiro mundo. O site disponibiliza estudos de casos relacionados à fome,comércio de armasAIDS e água, além de notíciascomunicadosreportagens,links para sites afins e a Annual Review de 2001. Há também uma seção explicando como os interessados podem colaborar com o movimento.
Contato: info@concern.ie

 La Neta Derechos Humanos
http://derechoshumanos.laneta.org/ 
Portal, que conta com o apoio da Fundação Ford. Seu objetivo é apoiar o trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos desenvolvido por organizações da sociedade civil. O site disponibiliza ações urgenteseventosnotíciassistema de buscafórum de discussões e publicações.
Contato: derechoshumanos@laneta.apc.org
 Sidalac - Iniciativa Regional sobre Sida para América Latina y el Caribe
http://www.sidalac.org.mx/ 
Iniciativa criada em 1995, tendo como agência executiva a Fundación Mexicana para la Salud, que pretende ser uma fonte de conhecimento sobre o impacto da aids nos diversos setores da sociedade. No site, há informações sobre o Sidalac, a Onusida, inúmeras publicaçõescongressos e sugestões de sites. Oferece versão em inglês.
Contato: jizazola@funsalud.org.mx

 ALERTANET
http://www.alertanet.org/ 
Este portal, uma iniciativa do Instituto Internacional de Derecho y Sociedad - IIDS, reúne informações sobre direitos humanos, democracia, justiça social, gênero, povos indígenas e cultura. O site disponibiliza notícias, boletinseventos, informações sobre publicaçõesfórum de discussões e links para sites afins.
Contato: editora@alertanet.org

 Cívis - Associação para o Aprofundamento da Cidadania
http://www.terravista.pt/Bilene/1034/ 
ONG criada em 1996 que tem como princípio a promoção dos valores da cidadania, democracia , liberdade junto da sociedade, em especial dos mais jovens, e preservação histórica da cultura, através de diversas iniciativas. A entidade produz o boletim "Era da Cidadania". O site disponibiliza novidades e lançamentos de livros na temática da cidadania, links de entidades relevantes e parceiros pelo mundo.
Contato: civis@bigfoot.com

 Novartis Foundation for Sustainable Development
http://foundation.novartis.com/index.htm 
Fundação do Grupo Novartis que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população de países pobres localizados no hemisfério sul. Realiza projetos e programas nas áreas desaúde, dando um enfoque especial para a lepra, e de agricultura, além de trabalhar com políticas sociais. Disponibiliza artigos que falam sobre globalização e ética nos negócioscrescimento populacional e desenvolvimento sustentável. Além disso, colabora com outras organizações e realiza simpósios internacionais.
Contato: novartis.foundation@group.novartis.com
 Oficina del Alto Comisionado de las Naciones Unidas para los Derechos Humanos
http://www.ohchr.org/spanish/index.htm 
Trata-se de um setor na ONU, intitulado Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Seu objetivo é promover os direitos humanos no mundo todo e apoiar organizações que lutam contra a violação dos direitos humanos. O site disponibiliza notícias, divulga eventos, pequenos textossobre questões relacionadas aos direitos humanos, informações sobre publicaçõeslinks para sites afins e uma base de dados. Oferece também a Declaração Universal dos Direitos Humanos em mais de 300 idiomas, inclusive em português. Há versões em inglês e francês.
Contato: tb-petitions@ohchr.org
 United Nations High Commissioner for Refugees - UNHCR
http://www.unhcr.org/cgi-bin/texis/vtx/home 
Organização fundada em 1951 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de assegurar os direitos e o bem-estar dos refugiados, desenvolvendo ações internacionais para protegê-los. O site disponibiliza notíciaspublicaçõesdados estatísticoseventosarquivosbiblioteca e uma galeria de fotos. Além disso, explica como os interessados podem colaborar e permite uma busca de notícias por país.
Contato: http://www.unhcr.org/contact.html
 World Organization Against Torture
http://www.omct.org/ 
Coligação internacional de ONGs criada em 1986 cujo objetivo é lutar contra a tortura, perseguições e crimes políticos e qualquer outra forma de tratamento cruel. O site oferece informações sobre asatividades desenvolvidas pela organização, além de disponibilizar publicaçõesnotícias e um sistema de busca. Há também versões em espanhol e francês.
Contato: omct@omct.org

 Control Ciudadano
http://www.socwatch.org.uy/es/portada.htm 
Rede internacional de organizações que lutam pela erradicação da pobreza e sua causas, com o objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Desenvolve atividades visando o fortalecimento da sociedade civil e das ONGs. O site disponibiliza notíciasinformativos, artigos,documentos e indicadores de desenvolvimento. Além disso, oferece informações separadas por país. Há versão em inglês.
Contato: socwatch@socialwatch.org
 La Rel - Región Latinoamericana da UITA
http://www.rel-uita.org/ 
Portal latino-amercano da UITA - União Internacional dos Trabalhadores da agro-alimentação e hotelaria de todo o mundo. Traz notícias sobre sindicatoscampanhas e artigos sobre questões de saúde, gênero edireitos humanos dos trabalhadores. O site oferece uma agendapublicações e links sobre assuntos afins.
Contato: uita@rel-uita.org

 Kubatana NGO Network Alliance Project
http://www.kubatana.net/ 
Este portal, criado por ativistas civis de Zimbábue, tem como objetivo contribuir para o fortalecimento dos direitos humanos e da educação através do uso da internet. Oferece uma lista com organizações que atuam em diversas áreas, tais como: cidadaniaculturainfância e adolescênciaeducação e gênero. O site disponibiliza notícias, arquivoslinks para sites afins e um sistema de busca.
Contato: nnap@kubatana.org.zw

FONTES DE REFERÊNCIA
 Movimento Nacional de Direitos Humanos - MNDH
http://www.mndh.org.br/ 
Organização da sociedade civil, criada em 1982 com o objetivo de promover e articular ações em prol dos direitos humanos no Brasil. Sua estrutura compreende uma coordenação nacional e secretarias regionais. O site traz notícias e oferece a agenda do movimento, documentos, publicações, o Boletim do Banco de Dados sobre homicídios e uma central de denúncias. Há sugestões de links divididos por assunto dentro desta área.
Contato: mndh@mndh.org.br
 ONG Chile - El Portal de las ONG´s
http://www.ong.cl/ 
Organização chilena sem fins lucrativos que busca articular as organizações não-governamentais através do o uso da Internet. O site disponibiliza uma relação de ONG´s que atuam em diversas áreas, como por exemplo: solidariedademulhereseducação e culturacentros de estudoinfância e adolescência. Além disso, oferece artigos, links para sites afins e notícias.
Contato: info@ong.cl

Nenhum comentário:

Postar um comentário