domingo, 19 de agosto de 2012

ALTO BOA VISTA: SUIÁ-MISSU/MARAIWATSEDE

O ABSURDO PREOCUPANTE!
retirado de um blog que a UDR talvez revivesse - imoralmente absurda a versáo dos ruralistas!

território MT
http://www.territorio-mt.com/2012/08/alto-boa-vista-suia-missumaraiwatsede.html


QUARTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO DE 2012

ALTO BOA VISTA: SUIÁ-MISSU/MARAIWATSEDE

GUERRA DO INDÍGENATO DÁ XEQUE-MATE NO GOVERNADOR SILVAL
Por Kalixto Guimarães/Correspondente do Araguaia
A Advocacia Geral do Estado de Mato Grosso,AGE, tem engolido esse desaforo contra Mato Grosso, de forma leniente e vergonhosa, deixando de pronunciar oficialmente sobre essa insidiosa sentença, na qual, o estado foi citado e desqualificado, por ter emitido de "má fé," terras que pertenciam a União. Politicamente, o governador,Silval Barbosa, se manifestou com a bancada de deputados estaduais e federais, perante o Ministro da Justiça Eduardo Cardozo e da presidenta da FUNAI, Marta Azevedo, apresentando uma solução para o impasse oferecendo outra área para acomodar os indígenas, porém, isso só não basta. A operação militar montada e já em curso, para a retirada dos produtores da área é uma afronta para Mato Grosso e aos brasileiros que vivem neste estado. O governador Silval, tem a obrigação moral e cívica de acionar a AGE e usar todas as suas prerrogativas de chefe de Estado, para impedir tal operação e defender o estado de Mato Grosso contra a invasão das tropas federais, na desocupação arbitrária de centenas de produtores, que possuem os seus títulos de propriedade emitidos pelo Departamento de Terras do Estado e ainda, a aniquilação do município de Alto Boa Vista, que perderá setenta por cento de sua área territórial mais produtiva, onde, se encontram grandes jazidas de minérios em especial, de calcário.
O Ministério Público Federal e FUNAI, autores da Ação, vem atropelando todos os procedimentos jurídicos legais através da decisão monocrática do Tribunal Regional Federal,TRF da 1ª Região, o qual, parece ignorar os recursos apresentados a côrte de Justiça maior do país, que é o STF. As petições protocoladas junto ao Supremo Tribunal Federal, para esbarrar o cumprimento da sentença que pede a "desintrução da área," que nada mais é, do que uma truculenta ação de despejo realizado pelas tropas da Força Nacional, Policia Federal e do Exército, é a esperança que ainda resta aos produtores e as centenas de familias que moram na área. O Advogado de defesa dos produtores da Gleba Suiá-Missú, Luiz Alfredo Feresin, o presidente da Aprosum, Renato Teodoro, os prefeitos de São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista, tem feito um trabalho incansavel, apresentando provas irrefutavéis na Ação Processual, mostrando os erros técnicos na demarcação da área, parte da liderança xavante, também, contestam e não aceitam a demarcação da ficticia "terra indígena maraiwatsede." Enfim, a guerra do indígenato, esta estabelecida em Mato Grosso, por conta de interesses expúrios da FUNAI E MPF, que vem sabotando o Judiciário brasileiro, a favor de grupos econômicos transnacionais.
Tanto a apreciação do STF, que certamente, irá se manifestar quanto, o Decreto Legislativo que tramita no Congresso, apresentado pelo deputado federal Homero Pereira, o qual, pede a anulação de todo o processo que culminou com a homologação e reconhecimento da ex-fazenda Suiá-Missú, como sendo "terra indigena xavante," devem prevalecer como ponto de honra dos direitos constitucionais do estado de Mato Grosso, enquanto, ente da federação. Cabe agora, a Procuradoria do Estado,PGE e a Advocacia Geral, AGE, agirem com rapidez e impedir que a União, desmoralize o estado de Mato Grosso, a sua história de desenvolvimento e todo o seu povo, inclusive, as suas mais ilustres autoridades. Esperamos que o governador Silval Barbosa, não se capitule, diante deste xeque-mate imoral da máfia indigenista internacional, que insiste na paralização do desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso e do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário