quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Um retrato da resistência carioca

IBASE
http://www.canalibase.org.br/um-retrato-da-resistencia-carioca/


Um retrato da resistência carioca

“Uma cidade que vive uma tensão cotidiana, um projeto de apagamento da memória coletiva e o afastamento sistemático dos pobres do mar”. É assim que os realizadores do documentário “Distopia::021″ definem o seu trabalho. O filme, que estreou na última segunda-feira (20) no Festival globale Rio, é resultado do esforço conjunto de dois grupos “artivistas”: Rio40Caos, do Rio, e Antena Mutante, da Colômbia.
Tendo como temática a revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro em função dos megaeventos (Olimpíadas e Copa do Mundo), os grupos foram além e deram atenção aos movimentos de resistência das pessoas atingidas por esse processo e em busca da garantia dos seus direitos.
Em entrevista ao Copa Pública, o diretor Victor Ribeiro definiu o momento retratado por “Distopia::021″ como “macabro e singular”. “Os megaeventos integram uma agenda de cidade que não é para as pessoas. É para as commodities, para a especulação imobiliária, para o tal do capital estrangeiro, para o turismo de bolha predatório. (…) Esses eventos não são para essas pessoas e a ficha já caiu na cidade…Vivemos uma total Distopia, como o proprio filme discute. Está tudo muito claro: a quem interessa, quem se beneficia”, disse.
Abaixo, o filme na íntegra:


Nenhum comentário:

Postar um comentário