segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Portaria da Advocacia Geral da União que ameaça direitos indígenas completa um mês de indefinições

dhesca



Portaria da Advocacia Geral da União que ameaça direitos indígenas completa um mês de indefinições
Lideranças indígenas e organizações da sociedade civil se reúnem com a AGU e o Ministério da Justiça para resolver o impasse
Há aproximadamente um mês, a Advocacia Geral da União (AGU) publicou a Portaria 303, que ameaça os direitos dos povos indígenas no Brasil. Publicada no dia 16 de julho, a Portaria pretende aplicar a todos os territórios indígenas as condicionantes do caso do território indígena Raposa Serra do Sol, que ainda estão em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, a Portaria prevê que os povos indígenas e seus órgãos representativos não devem ser ouvidos quando da instalação de bases, postos e demais intervenções militares, da expansão “estratégica” da malha viária, da exploração de alternativas energéticas “de cunho estratégico” dentre outros, num claro desrespeito à Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho e à Constituição Brasileira. Por um mero instrumento, a AGU desconstrói o direito constitucional indígena de usufruto exclusivo da terra de ocupação tradicional.
Desde a publicação da Portaria, diversas organizações da sociedade civil se manifestaram por meio de notas, cartas ao poder público e atos públicos. Na última sexta-feira (10), lideranças indígenas ocuparam a sede da AGU, em Brasília (
saiba mais), exigindo a revogação imediata da Portaria, que foi feita a partir dos pedidos da Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (FAMASUL) e de parlamentares da bancada ruralista, representantes do agronegócio e do latifúndio, sem que houvesse consulta aos maiores interessados na questão, a população indígena. A mobilização resultou na suspensão temporária dos efeitos da Portaria. Entretanto, as organizações da sociedade civil insistem na revogação e exigem que a Advocacia Geral da União e o Ministério da Justiça cumpram suas prerrogativas institucionais de cumprimento da Constituição e dos fundamentos do Estado Democrático de Direito.
Nesta segunda-feira (13), a Plataforma Dhesca Brasil, a Relatoria do Direito Humano à Terra, Território e Alimentação, o Centro Indigenista Missionário (Cimi), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o Instituto Socioambiental e lideranças indígenas se reúnem, em Brasília, com representante do Ministério da Justiça e o Advogado Geral da União, Luís Inácio Adams, para exigir salvaguarda do direito dos povos originários.  

Confira as manifestações da Plataforma Dhesca e de outras organizações de direitos humanos pela revogação da Portaria 303: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário