sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Pistoleiros atacam de novo e ameaçam de morte comunidade Guarani-Kaiowá de tekoha Arroio Kora

racismo ambiental
http://racismoambiental.net.br/2012/08/ms-pistoleiros-atacam-de-novo-e-ameacam-de-morte-comunidade-guarani-kaiowa-de-tekoha-arroio-kora/


MS – Pistoleiros atacam de novo e ameaçam de morte comunidade Guarani-Kaiowá de tekoha Arroio Kora

Por , 24/08/2012 19:11
Informação proveniente de um grupo fechado, repassada para Combate ao Racismo Ambiental através de Sonia Mariza Martuscelli:
MS – A situação é de barbárie e de uma terra sem lei alguma, sem humanidade ou justiça. Seja a voz de quem não pode gritar neste momento! Entre em contato com o Ministério Público Federal através do telefone:(61)3105-5100 ou envie um e-mail para: 6camara@pgr.mpf.gov.br. Solicite a imediata intervenção! Somos cidadão e podemos (devemos!) exigir que os Direitos Fundamentais sejam assegurados! Leia o texto! Compartilhe! Exija! Faça com que quem não tem voz possa ter o direito à Vida!
Informativo/carta da comunidade Guarani-Kaiowá de tekoha Arroio Kora, Paranhos – MS
Nós, comunidades de Tekoha Arroio Kora, vimos através deste, informar que no dia 23 de agosto de 2012, recebemos uma nova ameaça de morte, ocorreu uma barraca destruída e um novo ataque dos pistoleiros da fazenda conhecida de fazenda Porto Domingos e o atual proprietário é o Sr. Luiz Bezerra. Um coordenador/articulador dos pistoleiros desta fazenda Porto Domingos é conhecido como Francisco Paraguai.
No dia 23/08/2012, este mesmo Francisco Paraguai veio juntamente com os pistoleiros destruíram uma barraca e ameaçou gritando, “ficam sabendo que vocês índios vão morrer tudo, vão morrer!! Vim avisar vocês que vão ser atacados e todos serão mortos.”
Eles estão todos armados, vieram de carro por meio de uma estrada de chão do fundo da fazenda do Luiz Bezerra.
Além disso, do outro lado, já na área antiga Arroio Kora reocupada, os 04 homens não-índios de duas motocicletas sem placa vieram procurar os principais líderes de tekoha Arroio Kora, perguntaram e procuram por Dionizio Gonçalves dentre outros. Falaram queriam conversar com urgência com as lideranças de Arroio Kora e do conselho da Aty Guasu, perguntaram, onde se encontram essas lideranças indígenas. Disse: “estão aqui? avisam eles (lideranças) que nós queremos conversar com eles”. Assim, fizeram a ameaça e avisaram nos e retornaram à cidade de Paranhos.
Diante da nova comunicação e ameaça de morte dos pistoleiros, mais uma vez, retornamos a repassar os avisos dos pistoleiros, para que sejam investigados, com urgência, principalmente o Francisco Paraguai da fazenda Luiz Bezerra e outros.
Queremos que essa estrada de fundo da fazenda Domingos por onde chegam e atacam os pistoleiros seja bloqueada imediatamente. Os pistoleiros não estão vindo pela estrada pública (asfalta), eles criam e utilizam várias estradas clandestinas pela faixa de fronteiras para enganar as policiais brasileiras. Assim, continuam agindo e nos atacando nos, de modo muito tranquilo e poderoso.
Eles tentam enganar e escapar da equipe da policia do Brasil. Importa destacar que enquanto as Polícias do Brasil investigam e observam os pistoleiros, parecem que os pistoleiros também fazem mesma coisa, observam e vigiam a equipe da polícia. Por isso mesmo, quando a polícia sai da região , e os pistoleiros chegam e atacam nos.
Por isso, os fatos ocorridos no dia 24/08/2012, por meio deste informativo/carta, relatamos e encaminhamos aos conhecimentos de todos (as).
Atenciosamente,
Tekoha Arroio Kora, 24 de agosto de 2012
Lideranças e comunidades Guarani-Kaiowá de Arroio Kora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário