terça-feira, 14 de agosto de 2012

Milhões de ciganos no mundo inteiro sofrem discriminação, diz ONU

fragmentos fractais
http://fragmentosfractais.blogspot.com.br/2012/08/milhoes-de-ciganos-no-mundo-inteiro.html



Governo Brasileiro estima que população cigana do país seja de até 800 mil pessoas; 2 de agosto marcou massacre nazista a 3 mil pessoas dos povos Roma e Sinti, durante Segunda Guerra Mundial.

A ONU marcou, na quinta-feira, o Dia em Memória das Vítimas Ciganas do Holocausto. O governo Brasileiro estima que a população cigana do país seja de até 800 mil pessoas.

Nessa mesma data, 2 de agosto, em 1944, tropas nazistas massacraram 3 mil pessoas dos povos Roma e Sinti, como são conhecidos os ciganos, em um campo de concentração.

"Onda Crescente"

Duas especialistas da ONU afirmaram, de Genebra, que todas as nações devem combater as formas modernas de discriminação contra os povos Roma.

A relatora independente sobre Minorias, Rita Izsák, de origem cigana, disse que ainda falta muito para derrotar o que chamou de "onda, crescente e vergonhosa, de hostilidade e discriminação contra os povos Roma na Europa."

Genocídio

Segundo a relatora, o genocídio na Europa começou com "o tratamento desumano, onde se ridiculariza, exclui e culpa um grupo pelos problemas da sociedade em geral.

Onde esse grupo é tachado de mal, sujo, e que portanto não merece os direitos e oportunidades do resto da população."

Izsák concluiu dizendo que, quase 70 anos após o Holocausto, "milhares de ciganos vivenciam esse tratamento, todos os dias."

Discriminação

A relatora especial da ONU sobre Discriminação e Intolerância, Mutuma Ruteere, acredita que o currículo escolar deveria incluir a história e cultura ciganas. Segundo ela, "deve haver uma mensagem mais forte de que os povos Roma são uma parte valiosa de nossas sociedades."
Iniciativa Europeia

As duas relatoras elogiaram a "Estratégia da União Europeia para a Integração dos Roma" de 2011, mas lembraram que "compromissos não devem ficar só no papel, como ocorre frequentemente".

Elas afirmaram que "promessas devem ser seguidas por vontade política, financiamento adequado, e a participação integral dos povos Roma, em todas as partes do mundo."

Rádio ONU em Nova York

Disponível em: 93193-Milhoes-de-ciganos-no-mundo-inteiro-sofrem-discriminacao--diz-ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário