terça-feira, 21 de agosto de 2012

Incidente diplomático marca o encontro entre ministra e índios do Xingu

correio brasiliense
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,12/2012/08/20/interna_brasil,318088/incidente-diplomatico-marca-o-encontro-entre-ministra-e-indios-do-xingu.shtml#.UDI-t8XCp0o.facebook


Incidente diplomático marca o encontro entre ministra e índios do Xingu

Publicação: 20/08/2012 07:49 Atualização:
Ana de Hollanda (à direita), durante o ritual sagrado para os índios, do qual ela se ausentou sem explicação  (Iano Andrade/CB/DA Press)
Ana de Hollanda (à direita), durante o ritual sagrado para os índios, do qual ela se ausentou sem explicação


Parque Nacional do Xingu (MT) - A participação da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, no Quarup, ritual fúnebre sagrado para os índios do Parque Nacional do Xingu, ocorrido durante o fim de semana, ficou marcado por um incidente diplomático. No fim da tarde de sábado, pouco antes da tradicional fila que reúne as etnias para seus cantos divinos, ela foi convidada a sentar-se diante da Casa dos Homens, no centro da aldeia da etnia Yawalapiti, onde permaneceu conversando com o cacique Aritana. Porém, assim que um assessor soube da intenção dos indígenas de entregar um manifesto à representante do governo, a ministra acabou retirada da roda e abrigou-se na oca na qual estava hospedada.

Leia mais notícias em Brasil

Os indígenas pretendiam entregar à ministra uma carta de protesto contra medidas do governo federal que, na avaliação deles, tiram a autonomia dos grupos étnicos brasileiros. A titular da Cultura, porém, simplesmente deu as costas, sem nada explicar, aos que estavam presentes na cerimônia considerada um dos rituais mais sagrados para os povos do Xingu. A saída abrupta de Ana de Hollanda do Quarup deixou os indígenas, em um primeiro momento, sem entender o que estava acontecendo. Depois, ficou visível a irritação dos povos da floresta. Na carta, as etnias protestavam contra a usina hidrelétrica de Belo Monte, cuja obra recentemente foi embargada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário