segunda-feira, 25 de março de 2013

MT: Força Nacional apoiará a PF no combate a conflitos agrários

terra
http://noticias.terra.com.br/brasil/mt-forca-nacional-apoiara-a-pf-no-combate-a-conflitos-agrarios,0a28e7da1fc8d310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html


MT: Força Nacional apoiará a PF no combate a conflitos agrários

O Ministério da Justiça autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública ao Estado de Mato Grosso. De acordo com portaria publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União, a tropa vai apoiar a Polícia Federal nas ações de prevenção e repressão a conflitos agrários, inclusive os que envolvam terras indígenas.
A Força Nacional deverá permanecer no Estado por 120 dias, a partir de hoje, para "exercer patrulhamento ostensivo preventivo no intuito de preservar a ordem pública e garantir a integridade física dos envolvidos nas operações conjuntas". O prazo poderá ser prorrogado, caso haja necessidade.
Há cerca de um mês, líderes indígenas das comunidades mundurukus de Mato Grosso e do Pará vieram a Brasília para exigir a apuração da morte do índio Adenilson Mundukuru, ocorrida em novembro de 2012, durante a Operação Eldorado, da Polícia Federal, e para cobrar solução para problemas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura em terras indígenas.
Na ocasião, o grupo se queixou da disposição de autoridades e técnicos do governo federal em discutir apenas a construção de usinas hidrelétricas e o aproveitamento do potencial hídrico do rio Tapajós, na região amazônica. Preocupados com o impacto dos empreendimentos, que estão em fase de estudos, eles prometeram se unir a outros segmentos, como populações ribeirinhas e organizações não governamentais (ONGs), para inviabilizar as obras do chamado Complexo Tapajós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário