segunda-feira, 11 de março de 2013

NOTA DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA O MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UFMT



NOTA DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA O MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UFMT

o Fórum de Direitos Humanos e da Terra (FDHT) vem por meio desta nota, expressar apoio à luta dos estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e repudiar à truculenta repressão realizada pelos policiais das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM) durante a manifestação legítima dos estudantes.

Embora quase cinquenta anos nos distancie de março de 1964, a ditadura persiste contra qualquer movimento que se oponha aos interesses da classe dominante, reprimindo com brutalidade por meio das práticas abusivas. Há mais de cento e cinquenta anos (08/03/1857) diversas mulheres também foram brutalmente assassinadas pela prática repressiva contra a autêntica luta trabalhista e feminista da ocasião.

A sociedade testemunha a polícia escamoteando a densidade da violência fazendo-nos engolir que uma bala de borracha seja menos danosa do que a de metal. Contudo, não é o tipo da matéria do projétil que perfaz o arcabouço político, já que qualquer que seja a matéria, toda violência repressiva é universalmente antiética.

É constrangedor constatar que na aurora de tantas mudanças sociais, trabalhistas ou de gênero, o obscurantismo ainda repousa nas ações da polícia, tentando criminalizar estudantes lutando legitimamente pelos seus direitos à educação, já que moradia, assistência ou acesso são também partes intrínsecas do processo educativo.

Considerando os avanços dos movimentos sociais, aqui em especial o movimento estudantil, vimos repudiar a ação violenta da ROTAM e exigir que a cidadania seja respeitada à construção dos direitos humanos e da Terra em Mato Grosso.

Cuiabá, 08 de março de 2013.

Fórum de Direitos Humanos e da Terra / FDHT
e entidades abaixo assinadas:

Sociedade Fé e Vida - Cáceres
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário