terça-feira, 26 de março de 2013

Riva, o homem dos 42 automóveis

midia news
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=262&cid=154128


Riva, o homem dos 42 automóveis

A afirmação do deputado de que seu gabinete tem 42 automóveis é acintosa

A afirmação do deputado Zé Riva de que seu gabinete tem 42 automóveis, é tão acintosa, que a gente fica pasmo com a cara de pau dele em dizer isso para a televisão e sem o menor constrangimento.

Quarenta e dois carros só no gabinete dele como presidente da Assembleia, de um estado de economia pequena como o nosso, é uma fato que deveria mobilizar autoridades populares, para tirar ele do cargo, na lei ou na pancada.

Se falta gaze, esparadrapo e mercúrio em alguns postos de saúde, não é admissível que o legislativo gaste por mês um milhão em gasolina e quase dois milhões com propaganda.

Mas, se chegamos a esse ponto, alguém tem culpa disso. Em primeiro lugar os eleitores que de certo se vendendo, dão a ele dezenas de milhares de votos.

Depois, uns vinte deputados que o deixam fazer gato e sapato da Assembleia, em troca das migalhas, dos farelos que ele lhes atira ao chão.
Mas tem outros culpados.

O judiciário que vem sendo leniente e burocrático, permitindo todo tipo de chicana para que os processos não andem. Mas graças a algumas raras exceções ele já recebeu condenações, estando, inclusive, “ficha suja”. Mas é muito pouco. Claro que alguns magistrados que foram aposentados pelo CNJ, formavam o meio de campo e o miolo da área de proteção ao megaprocessado.

Outra culpada é a Procuradoria Geral de Justiça, que nas gestões repetidas de Paulo Prado e Marcelo Ferra, ficaram como abelhinhas; ou voando, ou fazendo cera. É verdade, pois, mesmo com a atuação firme de diversos promotores, é no segundo grau, por questão de foro privilegiado do presidente do legislativo, é que a coisa anda. Por exemplo: o que faz a PGJ que permite ao legislativo ficar mais de 15 anos sem fazer concurso público? Será que aproveitam para empregar parentes e amigos em sinecuras de confiança?

E o Tribunal de Contas? O voto do procurador de contas ao julgar os gastos da Assembleia, foi fantástico. Quem vai ouvindo, pensa que ao final ele vai votar pela reprovação das contas e pedir a prisão do Riva e do Sérgio Ricardo. Mas não, votou pela aprovação. Me desculpe Conselheiro Luiz Henrique, mas, sinceramente eu (e a torcida do Flamengo) não entendemos nada. Será que houve pressão? É que na semana do julgamento das contas, o Baixinho foi visto circulando na Corte.

Mas o TCE/MT, nos anos 2000 a 2003, não viu nada de errado nas falcatruas de empresas fantasmas, que lesaram o erário em cerca de meio bilhão de reais, em valores atualizados. Por isso, a população toda fala aos quatro ventos que é um tribunal de faz de contas.

Quarenta e dois automóveis... Deve ser recorde mundial de frota presidencial. Nem o corrupto Sarney no Senado e nem o pomposo Obama na Casa Branca, devem ter tantos veículos a seu serviço.

Então, pra terminar, proponho que depois de tantos carros e tanta gasolina gasta, passemos a chamar o fürer da Assembleia de “José Gasolina”.

ADEMAR ADAMS é jornalista e servidor do TRT/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário