quinta-feira, 28 de março de 2013

MANIFESTO DE SOLIDARIEDADE E APOIO

MANIFESTO DE SOLIDARIEDADE E APOIO


É normal os jovens contemporâneos possuírem blog. São meios alternativos de comunicação que chega no absoluto direito da liberdade de expressão. São assuntos variados, temáticos, pessoais ou de cidadania. O blog “Alto Taquari em Pauta” é um destes blog de jovens comprometidos com o bem-estar e qualidade de vida, de um jornalismo que deveria ser incentivado por qualquer professor universitário, já que revela profissionalismo.

É dever de cidadania fazer qualquer denúncia de situações que violam a saúde e o bem-estar da sociedade. No caso específico do terreno baldio, a mídia veicula que os grandes focos de dengue, ratos e insetos são veículos de doenças depositados em tais locais. É fato também que os terrenos baldios, galpões abandonados ou espaços descuidados sempre agregam violências, em especial ao perímetro mais urbanizado.

Contudo, quando a denúncia fere a hegemonia estabelecida, a repressão chega de qualquer maneira em forma de ameaça de morte dando pistas claras da patologia da sociedade. Qualquer forma de ameaça deve ser totalmente combatida e repudiada e amplamente denunciada para que os blogueiros sejam protegidos em sua cidadania. Por isso, o Fórum de Direitos Humanos e da Terra (FDHT) manifesta-se em solidariedade ao blog, ao blogueiro e ao seu conteúdo, afirmando o direito de prestar um serviço à própria sociedade.

Fórum de Direitos Humanos e da Terra, FDHT-MT
Cuiabá: 27 de março de 2013.

...................
O autor do blog que conta com o apoio do FDHT, APARECIDO MARDEN:
Sou estudante do 6° semestre de jornalismo, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Criei um blog para me exercitar e torna-lo ferramenta de serviço e no dia 20 de fevereiro de 2013, após publicar uma denúncia a respeito de um barracão utilizado como deposito e que está preocupando os vizinhos quanto a higiene e segurança do local, ás 22 horas da noite do dia da publicação meu irmão recebeu uma ligação do proprietário da empresa de depósito, após dizer muitas coisas concluiu:  " avise seu irmão que quem fala demais amanhece com a boca cheio de formigas". Meu irmão preocupado com a ligação me orientou a ir na delegacia, onde registrei o Boletim de Ocorrência e por se tratar de ameaça, sai com a data da audiência com o Juiz marcada para o dia 03 de abril.
Apenas faço o que aprendo na sala de aula, informo com responsabilidade.



................
o BLOG:

GALPÃO UTILIZADO COMO POSTO DE RECICLAGEM PREOCUPA MORADORES QUANTO A SEGURANÇA E HIGIENE DO LOCAL


FOTO: ALTO TAQUARI EM PAUTA
 Após várias sugestões de pautas indicando o galpão situado á Rua Pedro Barbosa, s/n°,  aqui estamos para solicitar aos órgãos responsáveis providências quanto ao uso do mesmo para depósito de recicláveis.



O galpão está localizado no centro de Alto Taquari e visivelmente não foi construído para tal uso, o acúmulo de materiais recicláveis como papelão, plásticos, vidros podem tornar  o lugar um viveiro de ratos, animais peçonhentos e, com esse  tempo chuvoso se não tiver manutenção no local,possivelmente encontraremos ali larvas do mosquito da dengue.


Não apenas o galpão serve para depósito como também o imenso terreno onde o mesmo se encontranesse imenso pátio, ficam exposto ferragens, latas, carrocerias enfim, um cemitério de latas velhas deixando a indignação da população, quanto a sujeira no centro da cidade.


Outra reclamação de alguns dos vizinhos do galpão é a falta de segurança para quem precisa descer aquela rua a noite, uma vez que o barracão posa com suas portas abertas, e como não há luz no prédio, deixa inseguro todos que ali passam, pois não se sabe o que pode sair de dentro daquele lugar.


“Não queremos que o mesmo seja fechado, apenas que seja tomada as providências necessárias para tal uso, alvará de funcionamento, alvará do corpo de bombeiros, enfim uma resposta da vigilância sanitária quanto ao uso do mesmo  como deposito estando no centro da cidade” conclui a moradora e vizinha do galpão Taiz Alexandre.

O texto acima por se tratar de uma reclamação depopulares,  dá direito de resposta ao  proprietário ou responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário