segunda-feira, 19 de setembro de 2011

belo monte por renato santana

fonte: CIMI
http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=5788&action=read



Informe nº 981: Vídeo revela negociata da Norte Energia para aprovação do projeto de Belo Monte no Pará

Renato Santana
de Brasília (DF)


Circula pela internet vídeo captado por câmeras ocultas da TV independente Medialivre que revelam método utilizado pela Norte Energia S.A para angariar apoio ao projeto da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará (PA).

Antes da emissão da Licença de Instalação (LI) da usina, empresários e políticos locais negociaram favorecimentos e troca de favores com a empresa Norte Energia, em troca do apoio ao projeto da barragem.

As cenas sugerem que a concessionária negociou e 'facilitou' a entrada do projetoem Altamira. O episódio ficou conhecido localmente como "mensalinho", em referência aos processos de corrupção que atingiram o Governo Federal.

As imagens foram captadas entre fevereiro e março de 2008 e não têm sido utilizadas pela imprensa ou em processos contra a construção da usina. O esquema, no entanto, foi denunciado em Altamira pelo vereador Roosevelt Oliveira (PT).

Conforme o parlamentar denunciou, em arquivos retirados do sistema de comunicação Santa Terezinha, foi feita uma negociação envolvendo empresários da cidade, a prefeitura de Altamira, vereadores e empreendedores construtores de Belo Monte.

De acordo com a denúncia, compra de votos e pressões sobre vereadores foram outras táticas usadas pela Norte Energia para a aprovação da licença.

Nomes como os de Marcelo Coimbra, Jader Barbalho, Domingos Juvenil, entre outros, estão citados na gravação - que ainda deixa subentendido que o comando geral das negociações está nas mãos do PSDB.

Confira o vídeo:




PortuguêsInforme nº 980: MPF trata ataques contra indígenas no MS como genocídio e formação de milícia

Com munição contra tumultos calibre 12, usada pelo aparato repressivo do Estado, ou seja, as polícias, indivíduos não identificados atacaram acampamento Guarani-Kaiowá às margens de uma estrada...

Informe nº 979: Semana de manifestações contra Belo Monte

Milhares de pessoas, em 36 cidades, em 19 países se mobilizaram durante a semana em defesa da Amazônia e contra Belo Monte

Informe nº 978: Povo Pataxó Hã Hã Hãe reivindica retirada de invasores de terra indígena durante Acampamento da Via Campesina

Povo exige a anulação dos títulos de terra e a retirada de todos os invasores.

Informe nº 977: Um jardim de sonhos e lutas para quase 100 mil margaridas

A marcha traz a memória de mulheres que morreram na defesa de seus direitos numa luta antissistêmica. Entre elas, Margarida Alves; durante 12 anos ela presidiu o Sindicato dos Trabalhadores e...

Informe nº 976: Justiça garante permanência dos Guarani Kaiowá em Kurussu Ambá

Decisão unânime foi tomada pela 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário