sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Rearticular o Fórum Permanente de Lutas – FPL



Rearticular o Fórum Permanente de Lutas – FPL
Data: 20 de Fevereiro as 18,30h até as 20,00h
Local: Sala 4 Paróquia do Rosário
Olá no segundo semestre do ano passado foram feitas algumas tentativas de reunião para avançar na rearticulação do FPL. Algumas reuniões até aconteceram, mas não teve a adesão esperada. O desafio é como vamos manter acesa uma articulação de mais de 25 anos. Este coletivo tem pelo menos 3 eventos que sempre se envolveu e que acontecerão nestes próximos meses. A 26 ª  Romaria d@s Trabalhadoras/es, o Plebiscito e a Semana da Cidadania/ Grito d@s Excluídas/os
A Romaria d@s trabalhadoras/es se  realiza em Cuiabá deste 1989, iniciativa inicial articulada pelas CEBS e que foi envolvendo as demais organizações e movimentos sociais. Esta articulação também assumiu a semana da cidadania/Grito d@s Excluídas/os que este ano completa 20 anos. Também os 4 plebiscitos populares também foram assumidos e articulados por este grupo lutador. O Fórum Permanente de Lutas – FPL, foi a denominação dada a este coletivo que articula as diversas entidades, movimentos populares, sindicais e comunidades cristãs.
A manutenção de espaços organizativos coletivos  nos tempos recentes são extremamente desafiadores, não é fácil realizar as mobilizações de outros tempos, e até parece que adquirimos uma outra identidade enquanto grupo o de resistência; coletivo de organizações e pessoas que acreditam, e carregam a utopia e o sonho de uma nova sociedade justa sem os vícios da sociedade orientada e dominada pelo mercado consumista.
Vamos reverter este quadro? Vamos encarar o desafio e manter as entidades, comunidades, movimentos populares e sociais, pastorais sociais, articuladas e mobilizadas; sensibilizar as comunidades cristãs para seu compromisso sócio-político; apoiar a formação de lideranças movimentos sociais e comunitárias e incentivar arealização de atividades de mobilização social.
 Este desafio e ao mesmo tempo apelo, vai principalmente para quem historicamente está nesta caminhada ( CEBS, CPT, CIMI, CEBI, CPM, CNLB, CRB, CBFJ, PJ, RECID, MST, SINTEP, Pastorais Sociais, Paróquias, Igrejas, comunidades religiosas e sindicatos e demais organizações sociais e populares eventualmente esquecidas)
Para facilitar a comunicação é importante que cada organização indique nome de contato da pessoa que vai fazer parte da organização das atividades do FPL.  

O que já está em andamento:
1) Para a 26ª Romaria d@s Trabalhadoras/es 1º de Maio
Tema:Tráfico Humano e Trabalho Escravo
Local: CPA IV

2) Plebiscito Constituinte Exclusiva da Reforma Política
Os preparativos organização e planejamento formação estão em andamento quem é o responsável é o Comitê organizador Estadual. O desafio é pensar com o FPL vai atuar principalmente em Cuiabá e Várzea Grande.
O Plebiscito vai acontecer de 1 a 7 de Setembro.

3) 2oª Grito d@s Excluíd@s
Lema do Grito “Ocupar Ruas e Praças por Liberdade e Direitos
Está marcada a data do seminário nacional 25 a 27 de abril em SP, quando são entregues os materiais.
Este ano a Semana da Cidadania e Grito coincidem com o Plebiscito.
Entre na luta você também!

Abs. Inácio


Nenhum comentário:

Postar um comentário