quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Consórcio pretende antecipar em 8 meses entrada em operação da usina de Sinop

amazonia
http://amazonia.org.br/2014/02/cons%C3%B3rcio-pretende-antecipar-em-8-meses-entrada-em-opera%C3%A7%C3%A3o-da-usina-de-sinop/


Consórcio pretende antecipar em 8 meses entrada em operação da usina de Sinop

Responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Sinop, a Companhia Energética Sinop pretende antecipar em pelo menos oito meses a entrega da obra. Dessa forma, o início da operação seria antecipado de janeiro de 2018 para maio de 2017, informou à Agência Brasil o diretor de Obras Civis e Financeiro da companhia, José Piccolli Neto.
“O cronograma normal do contrato é para [operar com] a primeira unidade em janeiro de 2018. Nossa meta é antecipar em pelo menos oito meses a entrada em operação da primeira unidade. E ainda contratar as duas unidades até maio de 2017, para colocá-las em operação”, disse Picolli após a cerimônia de assinatura do contrato de concessão para exploração do potencial hidrelétrico da usina.
Localizada no Rio Teles Pires, em Mato Grosso, a hidrelétrica acrescentará 400 megawatts (MW) de capacidade instalada e 239,8 MW médios de garantia física de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN). “Há expectativa nessa região, norte de Mato Grosso, que é uma das que mais crescem e onde há o agronegócio”, acrescentou Piccolli.
A expectativa é gerar, durante a fase de construção da obra, “quase 4 mil empregos diretos na região, e 12 mil indiretos, com a cadeia [de negócios que será desenvolvida]”. A previsão é que sejam investidos R$ 1,78 bilhão, valor que, segundo Piccolli, pode ficar ainda mais próximo de R$ 2 bilhões.
A usina contará com reservatório de regularização de vazões, que armazena água no período das chuvas e libera ao longo da época de estiagem. Isso permitirá que a geração de energia ocorra durante o todo o ano e proporcionando significativo aumento da energia gerada por esta e pelas demais usinas hidrelétricas a jusante, nos rios Teles Pires e Tapajós.
O leilão de concessão da usina foi feito em 29 de agosto do ano passado. Durante a cerimônia, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, voltou a defender as concessões feitas no setor energético. “Dispomos hoje de cerca de 117 mil MW de energia hídrica e térmica, e estamos caminhando na fronteira das eólicas e da biomassa. Temos a energia nuclear boa, firme e limpa. Temos um coronário de fontes energéticas que nos garante o sistema. A garantia também é dada pelos 126 mil quilômetros de redes de transmissão”, afirmou.
“Os governos dos últimos 11 anos fizeram cerca de 40% de tudo que o que temos hoje”, disse Lobão, referindo-se aos “mais de 140 anos” de iniciativas destinadas à geração e transmissão de energia.
Por: Pedro Peduzzi
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Nádia Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário