quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Filme polêmico aborda casos de pedofilia na Igreja Católica

adital
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?boletim=1&lang=PT&cod=79406


Filme polêmico aborda casos de pedofilia na Igreja Católica

Adital
"Os obrigarei a sentir prazer até pelo que não gostem (...). Muitas coisas que aqui são normais, inclusive virtuosas, lá fora são vistas como uma loucura, mas não se importem com o que dizem lá fora (...). Quando estiverem tristes e com seus corações partidos, aqui estou”.
O parágrafo acima faz parte do discurso do Padre Ángel, personagem do filme Obediencia Perfecta (Obediência Perfeita em tradução livre para o português), inspirado em Marcial Maciel, fundador, na década de 1940, da congregação religiosa ‘Legionários de Cristo’, no México, e acusado de cometer abusos sexuais contra menores que faziam parte da congregação.
O longa-metragem será lançado em um momento especial para todas as vítimas desse tipo de abuso, já que, recentemente, a ONU acusou o Vaticano de continuar tomando medidas para encobrir os casos de pedofilia e proteger os sacerdotes criminosos.
De acordo com um duro informe divulgado no dia 05 deste mês, o Comitê dos Direitos da Criança da ONU exigiu que a Santa Sé exclua, imediatamente, todos os clérigos que tenham cometido abusos contra menores ou que sejam suspeitos de fazê-los.
"O Vaticano deveria entregar toda a informação que tem sobre os sacerdotes pedófilos às autoridades civis, para que os responsáveis pelo cometimento dos abusos, assim como quem os encobriu, possam ser julgados. A comissão está profundamente preocupada pelo fato da Santa Sé não ter reconhecido a importância dos crimes cometidos, não tenha adotado medidas para impedir os casos de abusos sexuais e que tenha adotado políticas e práticas que levam à continuação dos abusos e da impunidade dos agressores”, afirma o documento.
O assunto tratado pelo filme é delicado de tal maneira que a rodagem do longa foi feita secretamente por um mês, para evitar possíveis represálias e boicotes. Além disso, as gravações foram rodeadas de cuidados especiais, como a presença de psicólogos; os pais do protagonista, Sebastián Aguirre (que interpreta o garoto Sacramento, por quem o padre Ángel se apaixona), estiveram sempre presentes; além de terem gravado todas as filmagens para comprovar que nenhuma criança sofreu algum tipo de violência.
O diretor do filme, Luis Urquiza, afirmou em uma entrevista ao site noticine.comque "Obediencia Perfecta trata do tema da pedofilia de forma direta e servirá para a reflexão e discussão desse problema, que sacudiu a sociedade e pôs a igreja em uma profunda crise de credibilidade”.
Em entrevista para o jornal ‘El Mundo’ José Barba, um dos oito ex-legionários que escreveram uma carta ao então papa João Paulo II denunciando os abusos de Maciel, afirma que "esse filme é consequência do que nós começamos ao denunciar os abusos”. Além dele, Saúl Barrales, outro ex-legionário, também disse em entrevista para o jornal que "a igreja tem que se limpar, isso não é um tema concluído (...) Se o filme servir para dar um passo à frente para essa mudança, veio em uma boa hora”.
Assista ao trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário