domingo, 31 de julho de 2011

carumbé

fonte: 24news
http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=378859



29/07/2011 - 18h06
Governador visita antigo Carumbé e reafirma proposta do presídio produtivo
Redação 24 Horas News




O governador Silval Barbosa realizou nesta sexta-feira (29.07) uma visita a unidade do Sistema Prisional Centro de Ressocialização Cuiabá (CRC). Na visita o governador percorreu as mais diversas dependências da unidade de ressocialização acompanhado de secretários de Estado, de membros da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo a Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e do Ministério Público do Estado.

Após a visita ao Centro de Ressocialização Cuiabá, o governador Silval Barbosa lamentou o número de pessoas jovens detidas, mas ao mesmo tempo constatou, nas conversas que manteve com os presos, que todos estão desejosos de ser reinseridos na sociedade. “Eles têm capacidade para isso”, fez questão de ressaltar.

No sentido de melhor capacitar esses reeducandos, Silval Barbosa anunciou que vai desenvolver uma programação junto com a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) “que vem desenvolvendo um trabalho dentro dos presídios” e juntos montar uma estrutura para qualificar as pessoas e que elas possam estar aptas a entrar no mercado de trabalho após cumprir a sua pena.

O governador, contudo, destacou que junto com a reforma quer implantar unidades produtivas. Inicialmente a ideia é reativar a fábrica de bolas, que está parada. Além disso iniciou-se uma conversação, ainda embrionária, no sentido de montar uma oficina mecânica. Essa oficina teria o objetivo de qualificar a mão-de-obra na mecânica, funilaria e tapeçaria, além de recuperar veículos que estão parados e encontrar uma forma legal de vender esses carros. Os recursos obtidos serão para os próprios detentos.

Quanto ao problema das visitas nas unidades prisionais, o governador Silval Barbosa disse que há necessidade de adequar os espaços. “Não é possível uma cela, destinada para quatro pessoas, ter 12, 13 presos, o que torna complicado o sistema de visitas. Mas vamos tomar medidas urgentes e emergentes para solucionar esse problema”.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, disse que, além desse trabalho de criar melhores condições de profissionalização dos presos, o Estado tem como meta a reforma de 26 unidades em Mato Grosso continuidade na construção de novas unidades para diminuir os índices de superpopulação.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo a Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputados Emanuel Pinheiro, disse que a visita do governador Silval Barbosa é fruto do trabalho que está sendo desenvolvido pela APAC, que trabalha dentro dos presídios a “a religião, educação e trabalho”.

Acompanhou o governador na visita ao CRC os secretários de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, de Comunicação Social, jornalista Osmar de Carvalho, de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo; o promotor de execuções penais Célio Wilson, a deputada Luciane Bezerra, vice-presidente da comissão; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Antônio Moraes, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Osmar Lino Farias.

Um comentário:

  1. as celas continuam cheias, cade as mudanças prometidas pelo governador?

    ResponderExcluir