quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Falta de transparência, imposição e negociatas políticas de pastor pode resultar em “debandada” de fiéis da Assembleia de Deus

araguaia
http://www.araguaia40graus.com.br/site/index.php/noticias/29-religi/10631-falta-de-transparencia-imposicao-e-negociatas-politicas-de-pastor-pode-resultar-em-debandada-de-fieis-da-assembleia-de-deus

Falta de transparência, imposição e negociatas políticas de pastor pode resultar em “debandada” de fiéis da Assembleia de Deus

Enquanto o pastor José Fernandes ensaia sua própria candidatura a suplente de senador na chapa do pré-candidato ao senado Welington Fagundes(PR), membros da sua igreja lhe denuncia por falta de transparência nas prestações de contas, descumprimento do estatuto, excesso de mordomias, salário milionário, imposições, arbitrariedades, excesso de funcionários pagos com o dinheiro do tesouro da igreja , folha de pagamento inchada e gastos exorbitantes para promoção pessoal.
José Fernandes Noleto, presidente da CONEMAD/MT- Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos das Assembléias de Deus Ministério de Madureira no Estado de Mato Grosso.
Segundo um grupo anônimos fiéis da Igreja Assembleia de Deus, ministério de Madureira, em Barra do Garças, a partir desta data, eles passarão a denunciar de forma mais sistemática tornando publica as atitudes, segundo eles; errôneas, e politiqueiras adotadas pelo presidente da igreja em Mato Grosso, pastor José Fernandes Noleto
A enxurrada de denuncias que pelo visto estão por vir, prende-se ao fato de uma grande parte dos fiéis estarem insatisfeitos há bastante tempo com seu líder eclesiástico e que segundo afirmam, por inúmeras vezes eles tem procurado entendimento com o pastor presidente através de caminhos amigáveis, baseados em fundamentos bíblicos estabelecidos como regra de fé e pratica, mas sem sucesso.
De acordo alguns, o objetivo deles não seria promover escândalos no meio da igreja, mas a maioria são categóricos ao acusar José Fernandes de centralizador e arbitrário, como se ele fosse o dono da igreja. “nosso intuito é alertar e aconselhar nosso líder religioso que pelo visto esta com os olhos vedados, par largar a politicagem de lado e trabalhar para restabelecer o conceito e a ordem religiosa dentro da igreja, grande parte da irmandade estão andando como ovelhas desgarradas sem o seu pastor, as atitudes do presidente esta ficando cada dia mais insustentável”. Dizem.
De acordo o grupo, que prefere não se identificar, pelo fato de denunciar, eles acreditam que não serão castigados por Deus por falar a verdade, mas temem represálias por parte do próprio pastor Fernandes e de alguns da sua “panela”, segundo dizem formada por meia dúzia de “paus mandados” submissos as benesses do poder.
Entre as denuncias o grupo cita a falta de transparência nas prestações de contas, descumprimento do estatuto, excesso de mordomias, salários milionário do presidente, imposições, arbitrariedades, excesso de funcionários pagos com o dinheiro do tesouro da igreja , folha de pagamento inchada, gastos exorbitantes para promoção pessoal.
Outra denuncia grave seria a manipulação por parte do pastor José Fernandes em forjar uma Assembleia Geral da igreja usando seus “arautos” para tentar negociar um imóvel residencial da igreja, localizado na rua Mato Grosso, no centro comercial de Barra do Garças, pelo valor de R$ 600 Mil reais como parte do pagamento de uma fazenda que ele estaria comprando no vizinho município de Nova Xavantina, através d
e um empresário que tem uma empresa no ramo de madeireira em Barra do Garças.

IMOVEL DA IGREJA QUE SERIA ENTREGUE COMO PARTE DO PAGAMENTO DE UMA FAZENDA
Segundo uma fonte, a "negociata" somente não foi concluída, pelo fato de alguns membros, entre eles, o ex-vereador e presbítero da igreja, Ailton Rocha e um pastor de nome José Brás “bater o pé” e não aceitar as imposições arbitradas pelo pastor presidente. Procurado Ailton Rocha preferiu não comentar o assunto, mas não desmentiu nossa reportagem.
Informações dão conta de que nos próximos dias, uma comissão de fiéis estarão se deslocando para Brasília (sede nacional) para apresentar ao presidente geral vitalício, Bispo Manoel Ferreira, um dossiê completo e minucioso de tudo que se passa dentro das Assembleias de Deus, campo de Barra do Garças.
Apaixonado pela política

Em discurso inflamado para fiéis promovendo políticos de Mato Grosso.
Outra principal denuncia seria pelo fato do envolvimento pessoal do pastor José Fernandes na política partidária e que estaria deixando os fiéis e a sua igreja em segundo plano. Segundo os inconformados, a forma escandalosa adotada por Fernandes na politica acaba envolvendo diretamente a imagem da Igreja Assembleia de Deus que não tem nada a ver com suas paixões e opções políticas.
Fernandes nunca escondeu sua paixão pela política de cabresto, nas eleições municipais ele sempre lançou e apoiou candidatos a vereadores da sua confiança em Barra do Garças e em todos os municípios onde ele tem igreja. Subir em palanques e pedir votos para seus candidatos sempre foi o lado forte de Fernandes, e o pior; atua sempre de forma escancarada dentro da igreja.
Em 2010 ele teve a ousadia de assinar uma carta e reconhecer sua assinatura em cartório, grampeada com santinhos dos seus candidatos e entregou para seus pastores de confiança para impor o nome dos seus candidatos dentro das suas congregações, há época, cada membro recebeu a espécie de ‘intimação eleitoral’ individualmente para votar nos seus candidatos. (foto abaixo)

Na ocasião a Policia Federal e o MP chegou a fazer diligencia em uma chácara alugada pela igreja após uma denuncia anônima, para apreender o material. Segundo a fonte, a denuncia havia sido feita por um ex-candidato a vereador que é membro da igreja, mas sem sucesso.
Receitas da Igreja
Inconformados, os denunciantes afirmam que José Fernandes ultimamente fica mais em Cuiabá e que aparece em Barra do Garças apenas no final e inicio de cada mês somente para visitar meia dúzia de amigos, participar de alguns cultos e coletar as entradas de dízimos e ofertas das igrejas e congregações sob sua jurisdição, espalhadas em praticamente todos os municípios do Vale do Araguaia.
Os fiéis afirmam ainda que somente a arrecadação mensal da igreja sede, na rua Pires de Campos, ultrapassa R$ 150 mil reais, enquanto que 20% da receita de cada congregação são repassadas religiosamente para a CONEMAD – MT- Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos das Assembléias de Deus Ministério de Madureira no Estado de Mato Grosso, ao qual Fernandes continua sendo presidente.
Ensaiando candidatura em 2014
Segundo especulações no meio político, existe um interesse pessoal do pastor Fernandes em ser candidato a suplente de senador, na chapa a ser encabeçada pelo pré-candidato ao senado, atualmente deputado federal, Welinton Fagundes(PR) em 2014. Caso seu projeto pessoal não seja aceito nas coligações, a sua carta de manga seria impor a candidatura a deputado estadual do seu genro, Saulo Santos, que reside em Cuiabá.
Recentemente para tentar ganhar espaço publicitário em Cuiabá, José Fernandes além de ter alugado um apartamento em um residencial de luxo da capital, pago com o dinheiro da igreja, ainda espalhou dezenas de outdoor em pontos estratégicos da cidade, onde ele mesmo se auto apresenta a população cuiabana, e o pior; na publicidade ele próprio lhe parabeniza através da sua igreja pelo seu aniversario de 50 anos e pelos seus 12 anos de chegada em MT, oriundo de Porangatú-GO.


José Fernandes em dezenas de outdoor em pontos estratégicos da capital
Segundo alguns analistas políticos da capital, o pastor poderá ter cometido crime eleitoral por propaganda extemporânea, o caso poderá ser investigado pelo MP eleitoral.
As mordomias do Zé
Para manter seu status, o presidente das Assembleias de Deus Madureira no Estado de Mato Grosso, José Fernandes Noleto, além de ter telefone, carro de luxo, motorista, funcionários e despesas mantidas pela igreja, ele ainda conta com três residências fixas. Sendo um apartamento de luxo na capital, alugado pela igreja a preços exorbitantes em um edifício bem disputado de um bairro nobre da cidade (Bosque da Saúde) .
A segunda residência trata-se de uma chácara em Barra do Garças, usada apenas para descanso, reuniões e lazer, denominada Sitio Manain, o imóvel luxuoso pertence ao promotor de justiça, Natanael Fiuza que se mudou para a capital e esta alugado para a Assembleia de Deus, por valores não revelados. (Foto abaixo)

SITIO MANAIN A RESIDENCIA DE DESCANSO Nº 02 PARA O PASTOR DESCANSAR DO STRESS
O terceiro imóvel, talvez o mais luxuoso fosse à antiga residência oficial do pastor também em Barra do Garças, denominada por alguns de “Casa da Dinda”, trata-se de uma mansão localizado no setor Dermat, um dos imóveis mais cobiçado na cidade aparentemente com mais de 200 metros de área construída. (Foto abaixo)
.
MANSÃO OFICIAL DO SETOR DERMAT, APELIDADE POR "CASA DA DINDA"
Histórico
A primeira debandada dos remanescentes da Madureira por não concordar com as atitudes do pastor José Fernandes ocorreu em 12/02/2012, quando um grupo de aproximadamente 100 membros, liderados pelo pastor dissidente, Daniel Silva, pediu suas cartas de demissão e desligamento definitivo da Igreja, em seguida eles criaram um novo ministério, denominado de Igreja Assembleia de Deus Vale do Araguaia.
Pastor Daniel Silva, o primeiro a se rebelar e criar outra igreja denominada Assembleia de Deus Vale do Araguaia.
A grande baixa de fiéis causou repercussão negativa, em meio ao seguimento evangélico. Há informações de que na ocasião houve uma ampla reunião entre lideranças e “rebelados” com direito a lavagem de roupa suja, bate boca e troca de farpas. Em meio às turbulências e a repercussão da época, o pastor José Fernandes preferiu o silencio, ao invés de comentar o assunto com a imprensa.
O OUTRO LADO
Para assegurar o amplo direito de resposta sobre esta reportagem, procuramos ouvir a outra parte, no caso o pastor José Fernandes para comentar sobre as possíveis denuncia de alguns membros e graduados da sua igreja.
Por varias vezes durante o dia 07/10, ligamos em seu telefone celular (66) 9239 **21 e também no seu residencial (66) 3401 ** 09, mas ele não atendeu as nossas ligações, também deixamos uma mensagem de voz na caixa postal do seu telefone celular, mas ele não retornou nossas ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário