quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Direitos humanos e gestão de redes sociais


 Direitos humanos e gestão de redes sociais

Já no tempo das cavernas, deste que o ser humano se conhece como gente, ele tem 3 preocupações básicas: sobrevivência (comida, bebida, ar, saude, educação ...), segurança (abrigo, defesa contra ataques violentos, paz, casa...) e continuidade da espécie. Os tempos mudaram, da pedra à bomba atômica, da fumaça às modernas tecnologias de comunicação, da caminhada a pé ao veloz avião, da caça perigosa em pântanos à comida gostosa pronta na mesa, mas as preocupações continuam as mesmas.  Foram, são e serão sempre estas lutas de direitos humanos que dão sentido à vida social. Direitos humanos são lutas humanas e divina.

Nos tempos atuais, as pessoas inquietas e feridas perguntam: o que a polícia tem ver com direitos humanos? Onde buscar apoio em caso de conflitos? Para que serve o Estado? Queremos justiça, onde a encontramos? Como melhorar sobrevivência, segurança e a continuidade da espécie?

Foi, também, nisto que o Conselho Estadual de Direitos Humanos pensou quando articulou o curso sobre a temática. Por isso, numa parceria entre a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Justiça e de Direitos Humanos e Conselho Estadual será realizado o 1º curso de formação em direitos humanos. O evento iniciará nesta quarta-feira, às 19h, e será concluído no dia 06/10/13, no Auditório nº 1 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais -ICHS, na UFMT . 

O objetivo geral é promover formação para profissionais de justiça e segurança, gestores dos conselhos estadual e municipais de defesa dos direitos da pessoa humana e de movimentos sociais, possibilitando avanços na compreensão, no trato com a temática de direitos humanos e buscando transformar a problemática da realidade atual de crise em oportunidade de mudanças.

O curso está organizado em 3 blocos temáticos, distribuído em introdução ao estudo do tema, aspectos sócio- jurídicos dos direitos humanos e novos atores sociais e os direitos humanos.

Aos participantes será fornecido um certificado da UFMT com carga horária de 40h, além da cartilha “todos tem direitos ter direitos” e a apostila com as aulas que serão ministradas pelos professores da UFMT e de movimentos socais.

O curso se reveste de significados e de importância na medida em que vai ao encontro da necessidade de formação com boa qualidade de vida e de edificação de redes sociais para efetivação da democracia, da justiça, dos direitos humanos e da paz em todas as relações sociais.

Teobaldo Witter
presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos de Mato Grosso 
membro do FDHT-MT
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário