quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Blairo Maggi é o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente

eco
http://www.oeco.com.br/salada-verde/26935-blairo-maggi-e-o-novo-presidente-da-comissao-de-meio-ambiente

Fernando Collor cumprimenta o atual presidente, Blairo Maggi e é observado pelo senador Eduardo Amorim (PSC-SE), que tomou posse hoje como vice-presidente. Foto: José Cruz/Agência Senado.
Foi sem surpresas, para quem acompanha o Congresso, que o senador Blairo Maggi (PT-MT) assumiu a presidência da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle no Senado. O nome dele já estava cotado para o cargo desde antes da eleição que levou Renan Calheiros à presidência do Senado.

A negociação pelos cargos de presidentes de comissões aconteceu em troca de votos para Renan Calheiros (PMDB-AL). Os cargos são ocupados proporcionalmente, de acordo com o tamanho da bancada e um acordo foi costurado. O senador Eduardo Amorim (PSC-SE), assumiu o cargo de vice-presidente na Comissão de Meio Ambiente.

Em discurso, ao tomar posse hoje, Maggi rebateu críticas de senadores ligados ao meio ambiente, afirmando que sua atuação como produtor rural e as medidas que adotou para preservação ambiental em seu estado, quando governador, o credenciaram para assumir a comissão.

“Muitos podem achar que esse não é um lugar para mim, mas posso dizer com toda tranquilidade, conheço bem, sei o que os ambientalistas querem, sei o que os setores produtivos querem e desejam e nós saberemos levar ao bom termo a discussão correta, tranquila e democrática. (...) Sei o desafio que tenho pela frente, mas também já trilhei, já fiz e sei como fazer as coisas acontecerem daqui pra frente”, discursou o nove presidente.

Já se sabia desde janeiro que o nome do senador estava para comandar a Comissão de Meio Ambiente, que antes era presidida pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), assim como de outros senadores que assumiram hoje cargos à frente de outras comissões.

Conhecido como rei da soja e ganhador do troféu Motosserra de Ouro do Greenpeace, em 2005, Maggi foi governador de Mato Grosso e, durante seu mandato (2003-2010), foi considerado um inimigo dos ambientalistas, por que foi apelidado de "estuprador de florestas", mas conseguiu sair da posição destruidor de floresta ao adotar uma série de uma série de medidas para conter o desmatamento em Mato Grosso.

Uma dessas medidas foi a adoção da a moratória da soja, da carne e entre outras medidas. As estratégias usadas para melhorar sua imagem, após inúmeros escândalos ambientais, foram tema de reportagem publicada aqui em ((o)) eco assinada pela repórter Andreia Fanzeres.

Além da Comissão de Meio Ambiente, foram definidos os presidentes de mais 5 comissões.




Nenhum comentário:

Postar um comentário