segunda-feira, 9 de junho de 2014

Queremos o futebol de volta! A Copa da FIFA e o conflito público/privado

ihu
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/532157-queremos-o-futebol-de-volta-a-copa-da-fifa-e-o-conflito-publicoprivado


Queremos o futebol de volta! A Copa da FIFA e o conflito público/privado

Copa do Mundo - Para quem e para quê?” era o tema de capa da revista IHU On-Line, no. 422, publicada uma semana antes da Copa das Confederações. Agora, uma semana antes da Copa de 2014, a revista retoma o tema.
O jornalista alemão Christian Russau defende um futebol sem o controle da FIFA, e relata a experiência da Alemanhacomo país sede da Copa de 2006.
Laura Burocco, pesquisadora em Políticas Urbanas e Desenvolvimento, trata da Copa de 2010, que mostrou ao mundo uma falsa integração nacional na África do Sul, ainda sob o impacto das consequências do apartheid.
Paulo Soares, professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS aborda o modelo de políticas de mobilidade urbana adotado no Brasil e a privatização do futebol.
Marcelo Kunrath, do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFRGS, ao tratar das manifestações contra a Copa destaca que estas podem estar ligadas a expectativa frustrada de uma melhoria das condições de trabalho.
Francisco Xavier Freire Rodrigues, sociólogo da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, destaca os legados intangíveis e intercâmbios culturais com os povos indígenas como grandes marcos simbólicos da Copa de 2014.
A advogada Magnólia Said analisa as intervenções realizadas pelos governos nas cidades nordestinas para o planejamento do Mundial e a carência de investimentos em políticas para enfrentar problemas sociais. A advogada denuncia o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes, nas cidades nordestinas que serão sede da Copa do Mundo.
Por fim, Édison Gastaldo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, analisa o processo de “aburguesamento” do estádio de futebol – que reserva às classes populares o direito de acompanhar os jogos apenas pela TV.
Complementam esta edição mais três entrevistas e uma resenha.
O filósofo e economista Édil Guedes, professor da PUC/MG e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE, Belo Horizonte, discute a economia como sistema da representação em Marx, tema do seu livro recentemente publicado pela Editora Unisinos.
A professora de economia da UFRGS, Gláucia Campregher, trata da internet como ferramenta para compreender a e formar a economia pós-capitalista.
O filólogo chileno, Alfonso de Toro, da Universidade de Leipzig, da Alemanha descreve as características da pós-modernidade, destacando o que ela conserva e supera na compreensão do humano.
O livro "Pesquisa participativa, emancipação e (des)colonialidade", de Telmo Adams e Danilo Streck, que pesquisaram o Centro de Formação Irmã Araújo – Cefuria – de Curitiba, é apresentado por Caroline Lisian Gasparoni e Luciane Rocha Ferreira.
A revista IHU On-Line estará disponível no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU na segunda-feira, a partir das 17h, nas extensões htmlpdf e em ‘versão para folhear’.
edição impressa circula na terça-feira no campus da Unisinos a partir das 8h.
A todas e a todos uma boa leitura e uma excelente semana! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário