terça-feira, 22 de novembro de 2011

povos indígenas guarani kaiowá

fonte - povos indíegnas no brasil
http://pib.socioambiental.org/pt/povo/guarani-kaiowa



Foto: Ripper/Imagens da Terra, 1994

Guarani Kaiowá

  • Outros nomes
    Pai-Tavyterã, Tembekuára
  • Onde estão
    MS
    Paraguai
  • Quantos são
    31.000 (Funasa, Funai, 2008)
    12.964 (II Censo Nacional Indígena, 2002)
  • Família linguística
    Tupi-Guarani

Introdução

Três aspectos da vida guarani expressam uma identidade que dá especificidade, forma e cria um "modo de ser guarani": a) o ava ñe'ë (ava: homem, pessoa guarani; ñe'ë: palavra que se confunde com "alma") ou fala, linguagem, que define identidade na comunicação verbal; b) o tamõi (avô) ou ancestrais míticos comuns e c) o ava reko (teko: "ser, estado de vida, condição, estar, costume, lei, hábito") ou comportamento em sociedade, sustentado em arsenal mítico e ideológico. Estes aspectos informam ao ava (homem guarani) como entender as situações vividas e o mundo que o cerca, fornecendo pautas e referências para sua conduta social (Susnik, 1980: 12).
Há, contudo, entre os subgrupos guarani-ñandeva, guarani-kaiowa e guarani-mbya existentes no Brasil, diferenças nas formas linguísticas, costumes, práticas rituais, organização política e social, orientação religiosa, assim como formas específicas de interpretar a realidade vivida e de interagir segundo as situações em sua história e em sua atualidade. Esta seção privilegia informações sobre os grupos ñandeva e kaiowa. Há uma seção específica dedicada aos Mbya.

Contato direto

Site da Associação de Jovens Indígenas de Dourados (AJIndo) - http://www.jovensindigenas.org.br/

Outras leituras

Guarani Retã 2008: Povos Guarani na Fronteira. Argentina, Brasil e paraguai
Em Português 
Em Espanhol 
Mapa 
 
Elaborada em 2008 por inúmeras organizações, esta publicação é uma introdução ao mundo dos Guarani que vivem hoje na região das fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai. Os Guarani constituem uma das populações indígenas de maior presença territorial no continente sul-americano. A publicação acompanha um mapa com diversas informações sobre as comunidades guarani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário