sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ministra confirma que famílias não serão retiradas de reserva no Mato Grosso

só notícias
http://www.sonoticias.com.br/noticias/10/160186/ministra-confirma-que-familias-nao-serao-retiradas-de-reserva-no-mato-grosso


POLÍTICA
13 de Setembro de 2012 - 19:53
Ministra confirma que famílias não serão retiradas de reserva no Mato Grosso
Fonte: Alana Casanova

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, acaba de comunicar oficialmente a suspensão da retirada das famílias que ocupam há 20 anos a reserva Marãiwatsede, no município Alto do Boa Vista, na região do Araguaia em Mato Grosso. O pedido de intervenção foi feito pelo senador Cidinho Santos, ontem à tarde, para que o Governo Federal interferisse no conflito instalado na gleba Suiá Missú, e a decisão foi acatada pelo Tribunal Regional Federal (TRF), esta noite.
O desembargador federal Daniel Paes Ribeiro concedeu medida cautelar sustando os efeitos da decisão que determinava a desocupação da área. A ação de despejo teria que ser cumprida até o dia 1º de outubro, deixando sete mil moradores desabrigados.
Hoffmann também comunicou a formação de um grupo de trabalho que, segundo ela, deverá ser formado também pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, além do senador Cidinho Santos. O grupo já se reunirá na próxima semana afim de encontrarem uma solução definitiva para a questão.
"Estamos na eminência de um conflito civil. Não podemos esperar que ocorra um derramamento de sangue entre índios e não índios para tomar uma decisão. A união entendeu nossa apreensão e acredito na resolução dessa questão e da forma mais justa possível", desabafou o senador ao comemorar a suspensão da retirada das famílias.
Desde o início desta semana, pequenos produtores rurais moradores da gleba Suiá Missú estão mobilizados na Praça dos Três Poderes, em frente à Casa Civil, em Brasília. A decisão, de acordo com Cidinho, deve trazer tranquilidade a essas famílias que estavam ‘apreensivas com a possibilidade de perderem seus lares", comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário