quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Amanhecer com dor e lágrimas... é preciso ser Fênix,

mensagem enviada por DIOSMAR FILHO


Amanhecer com dor e lágrimas...

                                                   é preciso ser Fênix,



 “ ...Vamos Renascer das Cinzas...”


Não existem coincidências. Mais um 11 de setembro em que o céu vira camaleão, perde a sua cor azul e fica completamente vermelho.

O nosso Grande Projeto CAMAPET – Cooperativa de Reciclagem de Garrafas Pet ficou em chamas esta noite, um morador de rua em um ato criminoso, ateou fogo nos resíduos sólidos que se encontravam no galpão da Cooperativa, provocando uma tragédia sem precedentes.

Tragédia porque ali estavam depositados mais do que garrafas, papelões, madeiras, matérias recicláveis, neste espaço agora destruído pelas chamas foi plantado sonhos, esperanças, expectativas, projetos e possibilidades de construção de novas formas de lidar com a vida.

O CAMAPET é fruto da iniciativa de jovens negros do bairro do Uruguai que inquietos com a exclusão a que estavam submetidos, a falta de um projeto de desenvolvimento local e sustentável, a ausência de propostas e políticas governamentais que os inserisse na cidade e no futuro se mexeram, se mobilizaram e criaram um projeto de educação ambiental que incubou a Cooperativa de Reciclagem de Garrafas Pet.

O esforço depreendido pelo grupo ao longo dos anos foi singular, produziu resultados maravilhosos, ampliaram as parcerias com Universidades, organizações governamentais e não governamentais, com projetos de  assessoria técnicas, que orientaram e contribuíram na estruturação dos princípios norteadores deste grande empreendimento. Aos poucos foi crescendo, ocupando espaços políticos e estratégicos em Itapajipe e nos diálogos da cidade sobre reciclagem, economia solidária e protagoniza o processo de estruturação do complexo de cooperativas de reciclagem da cidade, pelo acumulo e o êxito conquistado.


Foram centenas de jovens da Península de Itapagipe, Lobato e adjacências  que passaram pela Cooperativa. A capacidade dos jovens que criaram o Camapet revelou um projeto que despertou e desperta jovens, amplia seus horizontes numa conjuntura de tantas incertezas, descréditos e perda de valores, em um espaço que ao longo dos seus quinze anos vem tecendo consciência, fortalecendo identidades, gerando novos caminhos e agregando valor social e  político.

A Cooperativa se transformou, e se transforma na dinâmica da vida de homens e mulheres de Itapajipe.
Lugar de tantos moradores e moradoras;
Luta de tantos sonhos e esperanças;
Lugar de acreditar que vale a pena a luta política pelo direito a cidade.

Ver a fumaça cinzenta saindo do galpão da Cooperativa neste amanhecer, junto com os cooperados e cooperadas, foi muito triste.  São várias famílias negras que aprenderam no lixo a reinventar projetos de vida e sonhos.

Mas.... serviu de estímulo. Retroalimentou nossas esperanças, fortaleceu nossos projetos.

Vamos renascer das cinzas! Sim. Nos podemos!

Por isso lutamos pelo direito a cidade. Estamos tecendo uma grande rede de solidariedade e incentivo. Qualquer ajuda para reconstrução do projeto está sendo aceita.

Foram queimadas prensas, equipamentos novos, cerca de 5 mil toneladas de papéis e materiais reciclados que seriam comercializados para o pagamentos mensal dos cooperados, dias a fio de horas de trabalho.

NOSSA ESPERANÇA NÃO PEGA FOGO! NUNCA.

Venham conosco nesta rede. Vale orações, solidariedade, dinheiro, afeto, doações, cestas básicas para as famílias cooperadas...

O momento é de reconstrução. Passe pelo CAMAPET. Venha prestar seu apoio...


Contatos:

. Joilson  Santana – Presidente do CAMAPET – 8784.4383
. Ana Karine Nascimento – 8749.4979
. Email: camapet.camapet@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário