terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Leia a carta e assista ao vídeo do povo Xavante de Marãiwatsédé

formad
http://www.formad.org.br/?p=2044

carta da comunidade de maraiwãtsèdè


Leia a carta e assista ao vídeo do povo Xavante de Marãiwatsédé


Um documento com a voz do povo de Marãiwatsédé, a voz dos anciões, dos jovens, das mulheres Xavantes… Para contrapor as informações manipuladas e divulgadas por invasores, políticos, latifundiários que estão a favor da ocupação ilegal da T.I. Marãiwatsédé.
Xavantes de Marãiwatsédé – (FOTO: Divulgação)
A luta dos Xavantes de Marãiwatsédé já persiste por 20 anos. O Estado brasileiro durante a ECO 92, fez o reconhecimento público do direito indígena à terra, que deu início à devolução do território aos Xavante de Marãiwatsédé, seguindo o termos do Art. 231 da Constituição, que tornam nulos todos os títulos nela incidentes, não gerando direito a indenizações, salvo pelas benfeitorias de boa-fé.
A Fundação Nacional do Índio – Funai já realizou estudos e também reconhecendo a Terra Indígena Marãiwatsédé, “a Funai reafirma a legalidade do processo de regularização da Terra Indígena Marãiwatsédé – homologada por decreto presidencial em 1998 e reconhecida por sucessivas decisões judiciais –, que legitima o direito constitucional do povo Xavante de voltar a viver em seu local originário, com a garantia do usufruto e da posse permanente de sua terra.” –documento da Funai.
O atual processo de desintrusão realizado pelo Estado brasileiro foi questionado pela mídia e por pequenos grupos ligados ao agronegócio que criaram inúmeras mentiras sobre a situação legal das terras.
Para mostrar a verdade dos fatos, leia a carta do povo Xavante e veja o vídeoque conta um pouco da história.
(FOTO: Caio B.O.B./FORMAD)
Porém, a verdade é única: As terras sempre foram dos indígenas e Marãiwatsédé é e sempre será do povo Xavante.
Caio B.O.B. – jornalista do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD



CARTA:
http://www.formad.org.br/wp-content/uploads/downloads/2012/12/Carta-da-comunidade-Xavante-de-Mar%C3%A3iwats%C3%A9d%C3%A9-08-12-2012.pdf

Vídeo Homem branco em Marãiwatsédé: 
http://www.youtube.com/secretariaformad

Nenhum comentário:

Postar um comentário