sábado, 21 de setembro de 2013

A CAUSA DOS RETIREIROS DO ARAGUAIA

             A CAUSA DOS RETIREIROS DO ARAGUAIA

                A situação em Luciara, hoje dia 20/09/2013 é gravíssima, e não pode ser minimizada, relativizada, ou até mesmo subestimar as ações daqueles que se colocam contra a RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mato Verdinho).
            Hoje, por volta das 08h00 da manhã, conversei por telefone com a Inês, esposa do Rubem Sales retireiro e ambos contaram que: a estrada continua fechada, o acesso ao lago e beira de rio onde ficam os retireiros e a casa do Rubem também fechados. E o direito de ir e vir? Luciara criou o estado da barbárie, é isso? O comércio fechado de forma total (em feriados, até de sexta feira da paixão, o comércio e botecos em geral tem funcionado) e que os dois professores Geógrafos (Cartógrafos), que vieram fazer o trabalho de cartografia social dos retireiros, foram barrados na entrada de Luciara, nas imediações do entroncamento do São Bento, conhecido como Pedro Elias, aonde tem um bar chamado Kalicota.
            Segundo os professores, dois homens grisalhos armados, fizeram com que eles entrassem de volta no carro e fossem embora. Para garantir o serviço, eles os escoltaram de carro até onde era o posto da mata. Eles tão assustados e com medo, é claro, queriam ir até São Félix do Araguaia e não sabiam mais para onde estavam seguindo, ou seja, que rumo e caminho estavam.
            Segundo a Inês, só quem sabia da hora em que eles chegariam era o Policial militar cabo Mamoré, que insistia em saber, como que iria dar proteção, o que era lógico, por ser policial e está cumprindo com o seu dever. Esse policial após ter conversado com o Rubens quando vinham do retiro com a casa queimada, foi visto por ele no Posto de gasolina do ex-prefeito Parassú (que um dia na câmara municipal quando era prefeito, numa reunião com os retireiros disse que era sim grileiro de terra e daí...) conversando com o seu filho Daniel que tanto o pai como filho e a família toda são inimigos de morte dos retireiros. Se não bastasse isso, eles voltaram com um grupo para Luciara e convocaram uma reunião em nome da Associação dos Retireiros do Mato Verde, a revelia do seu presidente Rubem Sales, e na convocação de forma alta e bom som convidavam o povo em geral de Luciara para uma reunião na Câmara Municipal e que a pauta da reunião era para esclarecer que não queriam mais nenhuma reserva em Luciara. Após o anuncio, alguém dizia que se o povo não se ajuntasse, Luciara iria acabar como acabou o posto da mata. As evidências estão aí de forma cabal que com esses boatos falsos, pressões psicológicas eles estão criando um clima de terror e incitando a violência sem precedência em nossa cidade.
            Na questão religiosa a coisa é ainda mais grave, porque usam e culpam a Prelazia como a responsável por esse estado de coisas, estampando numa faixa e nas redes sociais, a seguinte frase: “A Prelazia é o câncer do trabalhador rural no Araguaia”. O próprio delegado Wainer (SFA) me confirmou por telefone que viu essa faixa. Isso é grave por se tratar de atentado contra a liberdade religiosa, como forma de um proselitismo extremado, dificultando o nosso trabalho pastoral, a ponto de que na festa da nossa Padroeira Nossa Senhora das Graças (19 a 28 de agosto), tentarem boicotar a festa, a doação de prendas e até dizendo que não doavam prendas para o tradicional leilão, porque a Igreja de Luciara prega política e que é dos retireiros, e que até já ofertaram bezerros, mas o Diácono José Raimundo (Zecão), não aceitou, ou seja, isso não aconteceu, (o que aconteceu neste ano foi o boicote na doação dos bezerros, que todo ano eram doados 5 7 e até 13 bezerros, e esse ano a Igreja não ganhou nenhum, mas os pobres partilharam).
            Na nossa avaliação, isso foi uma forma de jogar o povo católico contra a Equipe pastoral e o conselho de nossa comunidade. Mas como sempre Deus na pessoa dos mais pobres partilhou de forma generosa e tanto no religioso como no barracão da comunidade a alegria e partilha aconteceu com leilões e forró até melhor e foi uma das melhores festas da Nossa Padroeira Nossa Senhora das Graças com muita fé, Esperança e participação em todas as noites. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
            Após ouvir o relato dessas pessoas, eu Zeca, liguei para o Delegado Dr. Wainer, hoje pela manhã, e relatei os últimos acontecimentos e me ofereci para na quarta feira próxima, 25/9, aí em São Félix do Araguaia, dar o meu depoimento em nome da Prelazia de São Félix do Araguaia, como agente de pastoral e morador da cidade. Eu não vou poupar nomes daqueles que estão construindo esse estado de coisas.
            Falamos para o delegado que o caso já tomou uma dimensão nacional e internacional, devido à importância que tem essa área de preservação. bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, quase inteiramente localizada entre os paralelos 2ºS e 18ºS e os meridianos 46ºW e 56ºW. Os principais rios da bacia são o Tocantins e o Araguaia. A bacia se estende pelos estados de Tocantins Goiás(58%), Mato Grosso (24%), Pará (13%), Maranhão (4%), além do Distrito Federal (1%). É a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira na bacia do Araguaia. Portanto, não é o quintal de senhor ninguém que está em questão é a vida do planeta Terra na forma mais ampla e exuberante de produção de vida nesse local. E que aproveitando desse gancho do conflito fazer com que, de forma pedagógica, unindo dos parceiros dessa causa retireira, possamos juntos, de forma estratégica e inteligente, resolver os problemas que estão surgindo e não criar mais problemas.  Dissemos isso, porque em 23/12/2013, quando fomos ameaçados de morte, avisados por telefone, que se fossemos na comunidade do São Bento seríamos linchados, e após ter registrado a ocorrência ter dado dois depoimentos na polícia civil e um na Polícia Federal em Barra do Garças, tenho dúvidas de que as pessoas citadas como suspeitas se quer foram ouvidas. Ou seja, se a partir desses dados, tivessem sido apurados esses acontecimentos com mais amplitude talvez não tivesse acontecido o que está acontecendo hoje.
            O tempo é sempre o nosso maior aliado, a verdade é filha do tempo, mas não podemos naturalizar esse estado de coisas e deixar que tudo se resolva de forma simples e na disputa de quem tem mais poder, é hora de buscar solução mesmo, porque há vidas em jogo, ou seja estamos no fogo cruzado. E não podemos ter medo, ao contrário, temos que ter medo de ter medo.
            É isso... Por enquanto é só. Vamos continuar rezando para que aconteça a Paz que é fruto da Justiça sempre...! Acreditamos que a Esperança está viva e que apesar da conjuntura política desse país não favorecer no momento para a solução desse tipo de problema, não vamos desanimar, temos que continuar tentando buscando soluções e não criando mais problemas.
Um abraço de Esperança a todos!
Zeca/Rita

Um comentário:

  1. Grave situação. Força aos próximos ai do MT e união nas estratégias e ações que podem ajudar.

    ResponderExcluir