http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=4&idnot=64713
MT é destino de agrotóxico ilegal que vem da China
Foram no Estado apreendidas 32 toneladas de produto irregular, em quatro dias de operação
Reprodução/TVCA
Fiscais do Indea verifica embalagem contrabandeada de agrotóxico apreendida em Mato Grosso
ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
O Estado de Mato Grosso é o principal alvo e maior comprador de agrotóxicos falsificados ou irregulares do Brasil. O produto, em sua maioria de origem chinesa, é desembarcado em países da América do Sul, como Bolívia, Paraguai e Uruguai e repassado ao Brasil.
Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre janeiro de 2010 e setembro deste ano, foram apreendidas 15 toneladas de produtos irregulares no Estado. A maioria, conforme o órgão federal, era contrabando.
Em operação coordenada neste mês pelo Ministério da Agricultura na região Sul do Estado, que contou com o apoio do Indea, Crea e Ibama, ao menos 32 toneladas de agrotóxicos irregulares e 765 kg de produtos contrabandeados foram apreendidos, em apenas quatro dias.
Na operação, que ocorreu nas regiões rurais de Campo Verde, Primavera do Leste, Poxoréu e Dom Aquino, 20 autos de infração foram realizados, R$ 345 mil foram aplicados em multas e quatro pessoas detidas.
De acordo com Júlio César de Lima, fiscal do Ministério da Agricultura, em reportagem da TV Centro América (Globo/Canal 4), Mato Grosso é sempre visado pela sua localização.
"Nós, realmente, temos uma fragilidade na área de fronteira. Então, estamos intensificando a fiscalização em Mato Grosso e temos trabalho de apoio de outros Estados - hoje, totalizando oito. Os fiscais, tanto do Estado como do Ministério da Agricultura, e também do Ibama têm dado apoio", disse Lima.
Ainda segundo o fiscal, o trabalho dos fiscais será visitar propriedade por propriedade e verificar se os produtos em estoque são registrados para o uso em Mato Grosso.
"Vamos ver também se estão registrados para as culturas daqui e se a recomendação do técnico responsável está de acordo com o que está em uso", completou.
Na última operação, foram 30 fiscais, divididos entre os quatro municípios. As pessoas detidas e futuros flagrantes serão investigados pela Polícia Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário