terça-feira, 18 de outubro de 2011

PARTEIRAS E PAJÉS

FONTE: AMAZÔNIA
http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=396601


Encontro de Saberes Ancestrais com Parteiras e Pajés Indígenas 
18/10/2011

Local: Rio Branco - AC
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Link: http://www.agencia.ac.gov.br/


O encontro inicia nesta terça-feira, 18, no Auditório da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado do Acre

Miriane Teles


Representantes de todas as 16 etnias indígenas do estado do Acre, mais uma etnia de Roraima e uma do Equador, Costa Rica e México vão estar reunidos no 1º Encontro de Saberes Ancestrais com Parteiras e Pajés Indígenas. O encontro inicia nesta terça-feira, 18, no Auditório da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do

nossos desejos para que essas possam vir a ser tornar políticas públicas. O encontro vai ser muito rico, principalmente pela sabedoria dessas mulheres, que são parteiras, que tem tanto a ensinar e passaram tanto tempo no anonimato”, diz a coordenadora da União de Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab), Letícia Yawanawá.

A sabedoria indígena é tradicionalmente transmitida por gerações por meio da oralidade. O encontro não é apenas uma reunião cultural, é também um incentivo a união e ao fortalecimento dos relacionamentos e troca de informações, sendo ainda dinamizado pela perspectiva política e social. Esta é uma realização da Umiab, com apoio do Governo Federal, do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Estado de Saúde e Fundação Bright Star.

Serviço:

1º Encontro de Saberes Ancestrais com Parteiras e Pajés Indígenas

Quando: 18,19 e 20 de outubro

Onde: Auditório Fetacre (a partir das 8h)

2 comentários:

  1. olá sofia

    pajés são curandeiros das aldeias indígenas (xamãs). é em tupi guarani.

    abraços
    *

    ResponderExcluir