quinta-feira, 6 de outubro de 2011

reforma política

fonte: carta maior
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18626&boletim_id=1021&componente_id=16408


Partidos de esquerda, CUT, UNE e OAB defendem reforma política

Ato partidário e da sociedade civil no Congresso pressiona comissão especial de deputados a aprovar financiamento público de campanhas nesta quarta-feira (5). Doações empresariais são apontadas como causa de corrupção, distorção da democracia e afastamento dos jovens da política. Com posição dúbia, PMDB põe votação em risco.

BRASÍLIA - Só o PMDB foi voz dissonante no ato público que, nesta terça-feira (4), reuniu partidos e entidades da sociedade em defesa de proposta de reforma política que irá a voto em comissão especial da Câmara dos Deputados nesta quarta (5). No ato realizado no Congresso, partidos mais à esquerda, sindicalistas, estudantes e entidades como a OAB defenderam o financiamento público de campanhas e voto de legenda como necessários para acabar com a influência do poder econômico e diminuir a corrupção.

“[Nas eleições] Tem prevalecido, lamentavelmente, o abuso do poder econômico e o abuso do poder político”, disse o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti, crítico das doações privadas. Para ele, a falta de uma reforma “tem causado uma crise de credibilidade à classe política”.

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva Santos, a reforma é “urgente” e “estratégica” para fortalecer a democracia e os partidos. “Nós precisamos aprovar o financiamento público e as listas pré-ordenadas pelos partidos. Hoje, quem monta as listas de quem irá se eleger são os bancos, as empreiteiras, as indústrias”, criticou. 

Segundo o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, a reforma é fundamental para renovar a política brasileira. “Precisamos combater a perversidade deste sistema que faz com que um jovem desista de ser candidato ao saber os milhões que precisará arrecadar para representar o projeto de seus pares”, afirmou.

Entre grande a maioria dos partidos presentes ao ato, também não faltou apoio à aprovação do relatório do deputado Henrique Fontana (PT-RS). “Não concordamos com todo o relatório, mas aprovaremos o texto [na comissão]”, disse o primeiro-presidente do PSB, Roberto Amaral.

“O que vemos hoje é a mercantilização das eleições. O que impera é o poder absoluto do dinheiro, da compra de votos”, afirmou o presidente interino do PDT, deputado André Figueiredo (CE).

Segundo o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, é preciso dar um primeiro passo no sentido de uma reforma que respeite a pluralidade de partidos e a participação das minorias.

Representando o PSOL, o deputado Ivan Valente (SP) também defendeu ser preciso liquidar a influência do poder econômico nas eleições. “A eleição fica mais cara quando é financiada pelo setor privado, porque depois vêm as licitações superfaturadas, os desvios de verbas, a corrupção”, afirmou. 

Representando o PV, o deputado Alfredo Sirquis (RJ) criticou o sistema atual, que produz uma política individualista e corrupta. Mas admitiu que os partidos ali presentes, sozinhos, não tem força para aprovar o relatório. “Será uma negociação difícil e, por isso, não podemos perder o foco, que deve ser o financiamento público das campanhas”, afirmou. 

PT x PMDB
Presidente do partido do relator e que, em Congresso recente, levantou a reforma política como uma de suas principais bandeiras, Rui Falcão (PT) reconhece que vai ser necessária muita pressão para levar a reforma diante. “Essa mobilização de hoje precisa ganhar volume, ganhar as ruas para conseguirmos viabilizá-la [a reforma política]”, disse.

A proposta de financiamento público exclusivo é o principal ponto de divergência. Reportagem de Carta Maior mostrou que nenhuma das grandes entidades patronais se manifesta sobre o assunto, num claro sinal do tamanho das resistências. Outro obstáculo está no outro grande partido do Congresso ao lado do PT, o PMDB.

O presidente do partido, senador Valdir Raupp (RO), foi ao ato mas disse que dificilmente a proposta será aceita pelos peemedebistas. “O financiamento público de campanhas até passa no PMDB, dependendo das regras adotadas. Agora, o voto em lista não tem maioria no nosso partido”, disse Raupp. “Por isso, da forma como está, a tendência é que o projeto não seja aprovado. E, mesmo que seja aprovado na Câmara, eu posso assegurar que será muito difícil de passá-lo no Senado.”

Apesar das ausências do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos governadores Sérgio Cabral (RJ), Eduardo Campos (PE) e Tarso Genro (RS), que eram esperados, o relator se disse satisfeito com a repercussão do ato que, segundo ele, enfraqueceu “as vozes contrárias à reforma”. 

“A estratégia é aprovar o relatório nesta quarta [na comissão] e jogar as discussões para plenário. Enquanto isso, precisaremos mobilizar ainda mais a sociedade para defendermos a reforma que sonhamos e que a sociedade brasileira merece”, disse Fontana.


Fotos: Rodrigues Pozzebom/ABr 
COMENTÁRIOS (4 Comentários)
    
OpiniãoComentárioAutorData
Essa base aliada deseja mes...José Cristian Pime...06/10/2011
O grande problema da corrup...Laudyson Araújo05/10/2011
Essa é aquela reforma polít...Angela Dias05/10/2011
Curioso, essa preocupação d...Ajuricaba da Amazô...05/10/2011
 
Leia Mais
06/10/2011
05/10/2011
 Câmara, enfim, instala comissão especial sobre lei contra corruptor : Um ano e meio após receber projeto do governo, Câmara cria comissão especial para votar punição a empresas corruptoras com multas e ações civis de devolução de dinheiro. Presidente, João Arruda (PMDB), e relator, Carlos Zarattini (PT), apoiam projeto e querem votar este ano. Para líder de Frente anti-corrupção, sociedade terá de pressionar. 
 Temendo derrota, relator manobra e adia votação da reforma política : Deputado Henrique Fontana (PT-RS) apresenta relatório sobre reforma política em comissão especial da Câmara, mas pede adiamento da votação para não ser derrotado. Coração da reforma, financiamento público de campanhas e partidos não tem apoio suficiente para ser aprovado. Negociações foram estendidas por mais duas semanas. 
 TST apoia regulamentar terceirização; acadêmicos e fiscais temem :Regulamentação da terceirização, em debate no Congresso Nacional, é tema da primeira audiência pública da história do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Presidente da corte defende lei "urgente". Procuradores, fiscais e acadêmicos dizem que terceirização precariza situação dos trabalhadores. Com categoria rachada, OAB não assume posição. 
04/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário