segunda-feira, 14 de maio de 2012

Professora do IE é indicada para compor Relatoria Nacional em Direitos Humanos

ufmt
http://www.ufmt.br/ufmt/site/index.php/noticia/visualizar/6607/Cuiaba


Professora do IE é indicada para compor Relatoria Nacional em Direitos Humanos

Publicado em Notícias | 14/05/2012
A professora Michèle Sato, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação, foi indicada para compor a Relatoria Nacional em Direitos Humanos para o mandato de 2012/2014. A escolha foi feita pelo Conselho de Seleção da entidade. Atuante na luta em defesa dos direitos humanos e da terra há mais de 20 anos, Michèle Sato é fundadora do Fórum de Direitos Humanos e da Terra, da Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental (Remtea), do Grupo de Trabalho de Mobilização Social (GTMS) e de outros importantes espaços de debates e ações em torno da Educação Ambiental.
O Conselho de Seleção é composto por entidades públicas, agências das Organizações das Nações Unidas (ONU) e por membros da coordenação colegiada da Plataforma Dhesca(uma articulação nacional de 36 movimentos e organizações da sociedade civil) e se reuniu na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, em Brasília, no dia último dia 03. A professora da UFMT foi escolhida para a Relatoria do Direito Humano ao Meio Ambiente. A posse será no mês de junho, em dia ainda a ser marcado.
O projeto Relatoria Nacional em Direitos Humanos foi criado em outubro de 2002 pela Plataforma Dhesca Brasil com o objetivo de contribuir para que o País adote um padrão de respeito aos DhESCA, com base na Constituição Federal de 1988, no Programa Nacional de Direitos Humanos e nos tratados internacionais de proteção dos direitos humanos ratificados nacionalmente, por meio da implementação de mecanismos de controle da sua exigibilidade.
De acordo com Tânia Maria Beraldo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, “tal indicação expressa a presença marcante do PPGE e da UFMT na luta nacional pelos direitos humanos”.
A professora Michèle Sato possui licenciatura em Biologia, mestrado em Filosofia, doutorado em Ciências e pós-doutorado em Educação. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso e colaboradora nas universidades federais de São Carlos (UFSCar) e Rio Grande do Sul (FURG, RS), além da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário