quarta-feira, 2 de maio de 2012

‘Casas do Brasil – Barraca Cigana’

fragmentos fractais
http://fragmentosfractais.blogspot.com.br/2012/05/ciganos-museu-lanca-catalogo-sobre.html



Lançamento do catálogo ‘Casas do Brasil – Barraca Cigana’ ocorre nesta quinta-feira, 03 de maio, às 19h30


Assessoria de Imprensa
Na próxima quinta-feira, 3 de maio, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria do Estado da Cultura, lança o catálogo da exposição “Casas do Brasil – Barraca Cigana”. Com textos de Florencia Ferrari, doutora em antropologia social pela USP, o material apresenta o trabalho da fotógrafa e pesquisadora Luciana Sampaio, que registrou o dia-a-dia de acampamentos dos ciganos Calon na periferia e interior de São Paulo, por meio de 83 fotos e 4 vídeos.

O catálogo dá continuidade às discussões propostas pela mostra homônima, que permanece aberta à visitação até 3 de junho. No lançamento, a fotógrafa e a antropóloga estarão presentes e irão interagir com o público, aprofundando as questões apresentadas no trabalho das duas pesquisadoras.

A exposição faz parte do projeto Casas do Brasil que, implantado pelo MCB em 2006, busca fazer um inventário visual das casas brasileiras em sua rica, e eventualmente, pouco conhecida, diversidade.

Ao longo de suas edições, o projeto se dedica a documentar os vários modos de habitar, englobando suas dimensões antropológicas e sociológicas, e observando as diferentes escalas entre território, casa e objeto.

A atual edição inclui uma barraca cigana montada no jardim que permite ao visitante vivenciar o espaço doméstico da moradia. Os ciganos retratados na exposição são da etnia Calon, falam o dialeto Chibi, e vivem em cidades do estado de São Paulo em acampamentos espalhados por seis cidades: Jaboticabal, Pitangueiras, Guariba, Ribeirão Preto, Rio Preto e São Paulo.

SERVIÇO

Lançamento do catálogo Casas do Brasil – Barraca Cigana

3 de maio, às 19h30 – Entrada Gratuita

Exposição ‘Casas do Brasil – Barraca Cigana’

Visitação: Até 3 de junho

Local: Museu da Casa Brasileira

Horário: de terça a domingo das 10h às 18h

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano

Tel. 3032-3727

Ingresso: R$ 4,00 – Estudantes R$ 2,00

Domingos e feriados – gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário