sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ESPN 'detona' Eder em matéria sobre 'escândalos' envolvendo Copa 2014

olhar direto
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=ESPN_detona_Eder_em_materia_sobre_escandalos_envolvendo_Copa_2014&id=239478

24/02/2012 - 17:15

ESPN 'detona' Eder em matéria sobre 'escândalos' envolvendo Copa 2014

Da Redação - Laura Petraglia e Luiz Cesar de Moraes
Foto: ReproduçãoESPN 'detona' Eder em matéria sobre 'escândalos' envolvendo Copa 2014
O Canal de TV ESPN, que dá exclusividade à divulgação de notícias esportivas do mundo inteiro, divulgou hoje (24) um vídeo com críticas contundentes ao andamento das obras da Copa 2014 em Cuiabá, confrontando os problemas que têm sido denunciados com as declarações do secretário Éder Moraes, que insiste em negar qualquer problema. As críticas são consistentes e a maioria já de conhecimento da população mato grossense.

O vídeo menciona a licitação do relógio da Copa como um dos episódios mal explicados. Embora Eder justifique que esta foi uma licitação realizada dentro dos princípios da legalidade, a matéria da ESPN recorda que o excesso de críticas da mídia e da população levou a Secopa a cancelar a aquisição e providenciar outra, a preços bem abaixo da primeira. Por sinal, o novo relógio foi inaugurado hoje pelo secretário Eder Moraes.

A mudança do modal de BRT (Bus Rapid Transit) para VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) foi outro item mencionado na matéria do Canal ESPN. Esta alteração foi decidida a ‘toque de caixa’ pela cúpula do governo do Estado, em uma decisão que onerou os custos do sistema de transporte em cerca de R$ 700 milhões. Esta alteração também foi apontada como uma das causas da queda do ministro das Cidades, Mário Negromonte, cujo ministério autorizou a mudança.

Além disso, o vídeo recorda que das 72 intervenções previstas pelo Comitê Organizador Local (COL), apenas seis estão em andamento até o momento, e relembra os escândalos envolvendo o secretário extraordinário da Copa 2014, Eder Moraes, desde a época em que ele era secretário de Estado de Fazenda, passando pela extinta Agecopa, até os dias de hoje.

Em tom irônico, o repórter do programa Histórias do Esporte, que acompanha o assunto desde o anúncio da Copa do Mundo de 2014, as primeiras e principais intervenções urbanas para a realização do evento no Brasil, inclusive as obras das novas arenas, menciona também a questão ambiental relatando que, ao lado de tudo isso, há o gravíssimo problema de envenenamento do ar e dos rios pelo uso descontrolado de agrotóxicos no estado do Mato Grosso.

Veja, abaixo, a matéria completa do Histórias do Esporte:

Com cenário dramático, Cuiabá só iniciou seis das 72 intervenções para Copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário