quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

empreendimentos hidroelétricos na Bacia do Alto Paraguai

fonte - site unemat
http://www.novoportal.unemat.br/?pg=noticia/6977/Comunidade%20de%20C%E1ceres%20discute%20os%20impactos%20dos%20empreendimentos%20hidroel%E9tricos%20na%20Bacia%20do%20Alto%20Paraguai


Comunidade de Cáceres discute os impactos dos empreendimentos hidroelétricos na Bacia do Alto Paraguai


14/12/2011 10:06:48
por Elaine Tortorelli- com colaboração da Assessoria da Câmara de vereadores
Representantes do Ministério Público Estadual e Federal, movimentos sociais , pesquisadores das universidades e de instituições ligados à área ambiental de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, participaram nessa terça-feira(13.12) na Câmara dos vereadores em Cáceres de evento que discutiu os impactos dos empreendimentos hidroelétricos na Bacia do Alto Paraguai.
O evento que teve formato de seminário foi uma realização do Ministério Público Estadual(MPE/MT) , por meio da Promotoria do Município de Cáceres e contou com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat), por meio da Coordenadoria Regional do Campus Universitário “Jane Vanini” e Departamento de Ciências Biológicas, Câmara de Vereadores, Fórum de Lutas das Entidades de Cáceres (FLEC), Sociedade Fé e Vida e Comitê Popular da Bacia do Rio Paraguai.
A parceria com a Unemat é resultado das reflexões realizadas durante a 9ªSemana de Biologia do Campus de Cáceres e que abordaram o tema. A necessidade de discutir de forma profunda a relação dos impactos causados pelo empreendimentos hidroelétricos na Bacia do Alto Pantanal por parte dos pesquisadores , acadêmicos e sociedade civil veio ao encontro dos anseios dos representantes do Ministério Público de Mato Grosso em Cáceres que já tinham como proposta a realização de um evento com participação de pesquisadores com grandes referências técnicas e científicas para embasar os debates sobre essa questão.
O promotor de Justica em Cáceres , André Luiz Almeida explica que tal experiência já vinha sendo realizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Ele diz que o objetivo do evento foi de proporcionar a comunidade informações sobre essa temática que interfere diretamente no seu cotidiano. “ A discussão desses impactos é extremamente importância porque eles influenciam no meio ambiente e, consequentemente, geram mudanças no ambiente em que vivemos”, destacou o promotor que defende a realização de estudos recomendatórios mais aprofundados antes da realização dos empreendimentos.
Presente na abertura do evento, o coordenador do campus de Cáceres, Anderson Amaral, falou do papel da universidade de apoiar espaços de discussões como esse proporcionado pelo seminário. Para o coordenador , esses espaços opotunizam o diálogo com a sociedade e a socialização dos saberes produzidos pela acadêmia . ““ A universidade possui inúmeras pesquisas relacionadas à essas áreas , esse evento permite discutirmos com a sociedade o que produzirmos em termos de pesquisa e inovação tecnológica.”, falou o coordenador.
Na programação, palestras abordaram os “Interesses Econômicos/Políticos e as Questões Sócio-Ambientais na Implantação de Hidrelétricas – UHE’s e PCH’s”, apresentada pelo professor da UFMT, Dorival Gonçalves Júnior; “A importância dos pulsos de inundações para a conservação da biodiversidade no Pantanal e a interferência dos empreendimentos hidroelétricos”;apresentada pela pesquisadora da Embrapa / Pantanal, Débora Fernandes Calheiros e   “Atuação do Ministério Público na defesa socioambiental da Bacia do Alto Paraguai: a questão dos empreendimentos hidroelétricos” , versada pelo Procurador da República em Corumbá /MS
Também formaram a mesa de abertura do evento o vereador de Cáceres , Alonso Batista, o procurador da República Juliano Baggio Gasperin, o secretário de Agricultura de Cáceres , James Cabral e o representante do FLEC, Isidoro Salomão.Apresentações culturais com o Grupo Raízes fizeram parte da programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário