sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Cúpula dos Povos: Somos um rio, não apenas gotas

cp
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=83578


Cúpula dos Povos: Somos um rio, não apenas gotas

Agência Jovem de Notícias
Adital

Sara Cattani
Pouco antes do Dia Internacional do Voluntariado, 05 de dezembro de cada ano, em Lima, foi organizada uma noite de informações sobre os vários projetos de voluntariado em território peruano. Durante a reunião, falou Nicola Serra, jovem trentino [de Trento, Itália] que, há oito meses, está no Peru para desenvolver o Serviço Civil Internacional e teve a oportunidade de fazer parte da organização da Cúpula dos Povos de Cajamarca, realizada de 23 a 25 de outubro. A cidade que sediou o evento é Celendin, local de alto valor simbólico tanto regionalmente como nacionalmente, por sua história de forte ativismo na proteção ambiental.
divulgacao
A grande participação no evento é quase incrível se você calcular a posição da cidade: norte do Peru, 2.600 metros, no meio da Cordilheira dos Andes, e mais a de 16 horas de ônibus de Lima. No evento, foram recebidas delegações de todas as regiões do Peru, com o objetivo de destacar os vários problemas que o país deve enfrentar por causa da mudança climática e, em particular, dos projetos de mineração de carvão.
A forte heterogeneidade do grupo, formado por homens e mulheres, indígenas, campeoneses, decisores políticos, organizações e associações de todos os tipos, possibilitou a abordagem das questões de diversos pontos de vista, com atenção às necessidades de cada um. O resultado de três dias de trabalho e discussão foi um documento de intenções, em que se ressaltou a necessidade urgente de uma mudança de pensamento, trabalho e política em todo o país. Em particular, destacou-se a necessidade de espalhar a mensagem de que a causa da mudança climática somos nós, com nossas atividades: os megaprojetos de mineração, a exploração de hidrocarbonetos, a agricultura intensiva.
O pedido firmado foi a implementação de um modelo próprio de desenvolvimento, justo e sustentável, e a promoção de um "bom viver” para os povos, com atenção às fortes diferenças e tradições presentes no extenso território peruano. No entanto, talvez o maior sucesso dessa experiência tenha sido a criação de uma rede entre os participantes e as diversas organizações, "O movimento do bom viver”, com o objetivo de continuar a trabalhar sobre essas questões. O movimento que se formou, com o lema "Somos un rio, não apenas gotas”, parece não querer parar. Desde o fim de outubro [de 2014], já foram duas experiências nascidas a partir desse grupo: a Cúpula das Mulheres e a Grande Marcha Nacional dos Povos. Tanto é assim que, enquanto que, na capital peruana negociadores e participantes da COP20 terão seu "dia de folga”, na região de Cajamarca terá início a grande Marcha, que sai das Lagunas de Conga e, depois de chegar a Cajamarca, Trujillo e Chimbote, se misturará, na quarta-feira, 10 de dezembro, aos milhares de participantes esperados na Marcha de Justiça Ambiental e Climática em Lima.

Agência Jovem de Notícias

Iniciativa que envolve organizações, movimentos e projetos sociais e escolas no Brasil e no exterior, promovida pela Viração Educomunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário