terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Foto de casal gay na Rússia considerada a melhor do ano

oi
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed838_foto_de_casal_gay_na_russia_considerada_a_melhor_do_ano


Foto de casal gay na Rússia considerada a melhor do ano

17/02/2015 na edição 838
Tradução e edição: Leticia Nunes. Informações de Gemma Padley [“Jury unveils winners across eight categories in 58th World Press Photo“, British Journal of Photography, 12/2/2015]
 
O júri do World Press Photo anunciou, em 12/2, os vencedores da 58ª edição do prestigiado concurso de fotojornalismo. Com sede na Holanda, o World Press Photo premia fotógrafos do mundo inteiro em oito categorias. Para a edição de 2015, o júri recebeu 98 mil inscrições e premiou 42 profissionais.
O prêmio de melhor foto do ano ficou para o dinamarquês Mads Nissen, que registrou um momento íntimo de um casal gay, Jon e Alex, em São Petersburgo, na Rússia. Além da beleza da fotografia, contou também seu contexto: ela se destaca em um momento em que aumentam a discriminação e os ataques a homossexuais no país. A foto, que também venceu a categoria de Questões Contemporâneas, faz parte de um projeto intitulado “Homofobia na Rússia”.
“É um momento histórico para esta imagem”, declarou a presidente do júri, Michele McNally. “A imagem vencedora precisa ser harmoniosa, ter impacto, e ter potencial para se tornar icônica. Esta foto é esteticamentepoderosa, e é humana”.
O fotógrafo americano Pete Muller levou o prêmio de Notícias Gerais por uma imagem sobre o vírus Ebola em Serra Leoa. A foto, publicada pela revista National Geographic e pelo jornal The Washington Post, mostra um homem doente sendo carregado de volta à área de isolamento depois de escapar durante um surto delirante. Nos estágios mais avançados do Ebola, é comum que os pacientes percam a consciência. O homem morreu logo após o registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário