segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Rússia proíbe transexuais e travestis de tirar carteira de motorista

carta maior
http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Direitos-Humanos/Russia-proibe-transexuais-e-travestis-de-tirar-carteira-de-motorista/5/32597

Rússia proíbe transexuais e travestis de tirar carteira de motorista

O governo elencou inúmeros 'transtornos mentais' que justificam a proibição de dirigir, supostamente para diminuir o número de acidentes de trânsito.


Esquerda.net
Marco Fieber (recortada), flickr.
O fetichismo, exibicionismo e voyeurismo, bem como o vício “patológico” em jogo e a cleptomania, também são enumerados na legislação recentemente aprovada e que já está a merecer o repúdio por parte de organizações de defesa dos direitos humanos.
 
A Associação dos Advogados Russos pelos Direitos Humanos considera a nova lei “discriminatória”, garantindo que exigirá esclarecimentos do Tribunal Constitucional e procurará o apoio de organizações internacionais.
 
Já a representante da associação norte-americana Human Rights First, Shawn Gaylord, sublinhou que “proibir as pessoas de conduzirem os seus carros com base na sua identidade de género ou expressão é ridículo e constitui apenas mais um exemplo da intolerância metódica do regime russo no que respeita aos direitos humanos básicos dos seus cidadãos".
 
O anúncio da medida não surpreendeu grande parte dos ativistas LGBT, na medida em que, em 2013, a Rússia ilegalizou a promoção de “estilos de vida não tradicionais”, incluindo as relações entre pessoas do mesmo sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário