quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

RS é o primeiro estado a instituir um Sistema Estadual de Direitos Humanos

jesuitas
http://www.jesuita.org.br/rs-e-o-primeiro-estado-a-instituir-um-sistema-estadual-de-direitos-humanos/


RS é o primeiro estado a instituir um Sistema Estadual de Direitos Humanos

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a ter um Sistema Estadual de Direitos Humanos. A lei, sancionada na terça-feira (28) pelo governador Tarso Genro, institui ainda o Conselho Estadual de Direitos Humanos e uma Ouvidoria, que servirá de canal para o recebimento e encaminhamento de denúncias de violações de direitos humanos.
Ao sancionar a lei, o governador lembrou que o sistema é uma reivindicação antiga dos movimentos sociais. Tarso explicou que a composição do órgão garantirá autonomia à sua atuação. “Esse sistema tem um profundo significado político e um histórico de lutas. Gostaria de ressaltar que ter na sua maioria a sociedade civil é que dará eficácia a esse sistema”.
O Programa de Reassentamento Solidário da Associação Antonio Vieira faz parte da rede dos Direitos Humanos no Estado e contribuiu para que esse o Sistema Estadual se concretizasse, como explica Karin Wapechowski, coordenadora do programa: “Trabalhamos para que o tema da proteção aos migrantes refugiados não ficasse de fora das discussões e da política, bem como outros segmentos necessitados desta proteção”.
http://www.jesuita.org.br/wp-content/uploads/Sistema-Estadual-de-Direitos-Humanos.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário