quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Os Retireiros do Araguaia e o reconhecimento de seu território

amaz
http://amazonia.org.br/2015/01/os-retireiros-do-araguaia-e-o-reconhecimento-de-seu-territ%C3%B3rio/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Not%EDcias+da+Amaz%F4nia+-+21+de+janeiro+de+2015


Os Retireiros do Araguaia e o reconhecimento de seu território

Rubem Taverny Sales, representante dos Retireiros do Araguaia na Comissão Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), e Wilson Rocha de Assis, procurador da República do Ministério Público Federal (MPF) em Barra do Garças (Mato Grosso), falam sobre quem são esse povo que vive às margens do rio Araguaia, região entre Mato Grosso e Tocantins. E comentam sobre a luta pelo reconhecimento do território tradicional.
Recentemente, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) reconheceu, por meio da portaria 294/2014, o domínio público de uma área do Vale do Araguaia, com mais de 1,6 milhões de hectares entre MT e TO. Na entrevista, o procurador da República comenta sobre a conquista e lembra que o direito territorial dos Retireiros poderá ter maior garantia quando se consolidar uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) na região. Ouça:
Fonte: Portal Ypadê

Nenhum comentário:

Postar um comentário