sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Aplicativo de celular ‘lê’ mundo para deficientes visuais com ajuda de voluntários

bbc
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/01/150129_app_deficientes_lab


Aplicativo de celular ‘lê’ mundo para deficientes visuais com ajuda de voluntários

  • 29 janeiro 2015
Credito: BBC
App gratuito teve 99 mil inscrições de voluntários na primeira semana
Uma lata de sopa se parece muito com uma lata de feijão. Se você sacudí-los, eles fazem o mesmo som. Então, se você é cego e não quer jantar sopa hoje à noite, pense na possibilidade de baixar um novo aplicativo de smartphone que conecta você via vídeo, ao vivo, a um voluntário com visão normal que pode lhe dizer qual é qual.
Hans Jorgen Wiberg é o inventor do Be My Eyes, um aplicativo gratuito desenvolvido em Copenhague. Ele diz que a ideia original era que as pessoas cegas utilizassem o app principalmente em casa, onde há muitas coisas que precisam ser vistas e uma boa conexão por wi-fi.
Mas Wiberg disse à BBC que os usuários estão usando o aplicativo em outras situações também: "As pessoas usam quando eles vão a algum lugar de ônibus e, ao sair, não encontram a entrada do prédio. Usam o Be My Eyes para vencer esses últimos 20 metros", explica.
"A resposta tem sido esmagadora", diz Wiberg - que também é deficiente visual. "Lançamos o app há 12 dias e já temos 99 mil colaboradores em todo o mundo. Há tantas pessoas legais no mundo", diz. Um número muito menor, 8.000 pessoas cegas, se inscreveram em busca de ajuda.
Kevin Satizabal, de Londres, registrou uma demonstração do serviço que postou na internet. Ele bate o botão de conexão e nós ouvimos música durante a espera por um voluntário. A música para e aparece uma voluntária com um sotaque americano. Satizabal pergunta se ela está ouvindo e ela diz que pode ouvi-lo bem.
"Você poderia identificar esta embalagem?", diz ele. "Estou apontando a câmera para ele, não sei se você pode vê-lo."
A voluntária arregala os olhos para ver e responde. "É algo de Páscoa... morango sabor marshmallow." Depois de um rápido "obrigado" e "de nada", a ligação termina.

Experiência

Credito: BBC
Voluntários leem rótulos para ajudar deficientes
Smartphones, juntamente com um cão ou uma bengala, tornaram-se uma parte importante do kit de ferramentas de uma pessoa cega. As comunidades online de fãs de tecnologia cegos trazem informações sobre quais modelos têm o software com leitor de tela por fala, por exemplo.
Mas esta é a primeira experiência com ajuda por vídeo ao vivo.
Quando abrimos o Be My Eyes pela primeira vez, ele pergunta: "Qual é o seu papel?" O usuário pode então escolher: "Sou cego" ou "Não sou cego".
Se o usuário é cego, ele começa a configurar o app E é informado sobre o que esperar: "Os ajudantes são voluntários e não podemos garantir a qualidade da sua ajuda ou assumir responsabilidade por suas ações. Além disso, como contamos com pessoas de verdade para ajudá-los, te aconselhamos a ser paciente. Quando você solicita ajuda, você não pode, em nenhuma circunstância, compartilhar qualquer conteúdo de nudez, ilegal, de ódio ou de conotação sexual através do serviço."
Mas uma conexão de vídeo com uma pessoa aleatória é totalmente segura se você não enxerga?
Alguns argumentaram que as pessoas cegas já tem que abordar estranhos na rua se precisam de informações, e que fazer isso pela internet é, sem dúvida, um risco físico menor. Mas Wiberg aponta outras preocupações óbvias de segurança que devem ser consideradas o usar o app. "Você nunca deve mostrar o seu cartão de crédito para algum desconhecido", diz ele. "Você tem que usar sua família ou amigos para esse tipo de coisa."
Se o usuário sofrer qualquer abuso ele pode denunciar o voluntário. Wiberg diz que o app não dá nenhuma informação sobre a localização do usuário ou do ajudante.

Fotos

Já existem outros serviços que descrevem as fotos para as pessoas cegas. A imagem pode ser enviada com uma pergunta em anexo.
Muitas vezes, o voluntário responde com outras perguntas: "Você pode rodar a foto em 180 graus e enviar outra foto, por favor, porque eu não posso ver a frente", por exemplo. Por vídeo e conexão de áudio, porém, alguém pode pedir ao usuário para "girar um pouco mais ... um pouco mais ..." até que um rótulo de texto seja visível. É um método mais imediato do que à espera de uma resposta de uma foto que pode ter sido, sem querer, tirada em um ângulo inútil.
Outro ponto positivo deste novo app, para os usuários, é o fato de que é gratuito. O aplicativo TapTapSee cobra pela ajuda recebida - 50 fotos custam US$ 4,99.
Então, quanto tempo leva para receber ajuda após pressionar o botão de vídeo do Be my Eyes? "Quando você recebe 99 mil inscrições em uma semana, isso gera alguns problemas de servidor", diz Wiberg, "mas quando a situação se acalmar um pouco você deve ser capaz de conseguir ajuda em um minuto."
O projeto atualmente recebeu US$ 300 mil para o desenvolvimento, e mais desenvolvimento pode ser necessário, já que, atualmente, só funciona no iPhone, da Apple. Wiberg diz que eles tentarão mantê-lo como um serviço gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário