segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Profissionais de saúde cubanos reforçam luta contra o Ebola na África

adital
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=82480

Profissionais de saúde cubanos reforçam luta contra o Ebola na África

Adital

O atendimento ao Ebola na África Ocidental ganhará o reforço da competência cubana em saúde. Cuba enviará 165 profissionais de saúde para apoiar o tratamento dos pacientes contaminados pelo vírus mortal. O apoio recém anunciando inclui médicos, enfermeiras/os, epidemiologistas/os, especialistas em controle de infecções, especialistas em cuidados intensivos e oficiais para a mobilização social, e se concentrará em Serra Leoa. A iniciativa é elogiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Se vamos à guerra contra o Ebola, necessitamos dos recursos para lutar", afirmou Margaret Chan, diretora geral da OMS. "Estou muito agradecida pela generosidade do governo cubano e desses profissionais da saúde, que farão sua parte para ajudar a conter a pior manifestação do ebola da história. Essa colaboração marcará uma diferença significativa em Serra Leoa", assinalou.
O planejamento da resposta ao Ebola da OMS destaca a necessidade de oferecer uma resposta em escala massiva em apoio aos países afetados. O compromisso do governo cubano é um exemplo do tipo de esforço internacional que se necessita para intensificar as atividades de resposta e para fortalecer as capacidades nacionais.
"Cuba é conhecida no mundo por sua capacidade de formar médicas/os e enfermeiras/os destacados/as, assim como por sua generosidade em ajudar a outros países em seu caminho rumo ao progresso", acrescentou Chan.
Os profissionais da saúde cubanos serão enviados a Serra Leoa na primeira semana de outubro e ficarão lá por seis meses. Todos eles trabalharam antes na África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário