quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Documentário mostra impunidade como prova da permanência da ditadura no Brasil

adital
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=82289


Documentário mostra impunidade como prova da permanência da ditadura no Brasil

Adital
O Documentário "Verdade 12.528”, batizado com esse nome em referência ao número da lei que criou a Comissão da Verdade (12.528/2011), mostra a importância da criação da Comissão para apurar os crimes de tortura e violações ocorridas à época da Ditadura militar brasileira. Apresenta ainda reveladores depoimentos de pessoas que participaram dos conflitos de guerrilha entre militantes do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e as Forças Armadas do Brasil e faz um paralelo da ditadura militar, instalada em 1964, com a ditadura ‘velada’, os preconceitos e a impunidade de crimes cometidos contra a juventude brasileira de hoje em dia.
A liberdade, mesmo que ainda não seja completa, que os jovens têm hoje não foi conquistada tranquilamente, custou vidas de milhares de tantos outros jovens em um passado de apenas 50 anos atrás. O filme surge para relembrar um período lamentável da história do Brasil e mostrar o quão é importante a liberdade de expressão e democracia para que se haja justiça e respeito em uma sociedade.
O documentário mostra que a impunidade ainda faz parte do cotidiano brasileiro e revela que, apesar da abertura democrática, conquistada em 1985, desaparecimentos, torturas, repressão e censura ainda acontecem contra a juventude brasileira, porém, de forma velada. É como revela Paula Sacchetta, codiretora do documentário em declaração: "Não nos importamos com os mortos e desaparecidos políticos? Hoje, somem Amarildos. Não nos importamos com a tortura de presos políticos? Hoje, jovens negros, pobres e da periferia são torturados, todos os dias, da mesma forma. O que buscamos mostrar no filme é exatamente isso: que a impunidade do passado dá carta branca à impunidade do presente''.
Refletir sobre o passado para não repetir as mesmas atrocidades no presente, esta é a proposta do filme. O documentário vem ainda contribuir na tentativa de mostrar a importância da Comissão da Verdade, para que não haja mais crimes de violações de direitos humanos e proporcionar uma reflexão direcionada a um o diálogo aberto e uma abertura democrática de fato.
Para assistir ao trailer do documentário acesse:

Ficha técnica:
Título: Verdade 12.528
Gênero: documentário
Duração: 55 minutos
País: Brasil
Direção e produção: Paula Sacchetta e Peu Robles
Realização: João e Maria.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário