segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Judeus sobreviventes do Holocausto condenam ataques de Israel a Gaza

carta maior
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Judeus-sobreviventes-do-Holocausto-condenam-ataques-de-Israel-a-Gaza/6/31620


Judeus sobreviventes do Holocausto condenam ataques de Israel a Gaza

Outro fator de preocupação dos sobreviventes, expresso no documento, é com a crescente desumanização dos palestinos na sociedade israelense.


Esquerda.net
Esquerda.net

Um conjunto de judeus sobreviventes ao Holocausto divulgou, esta semana, um texto que repudia os ataques do exército israelense à Faixa de Gaza que, em 33 dias, provocou a morte de quase dois mil palestinos. Segundo dados divulgados pelas Nações Unidas, a maioria das vítimas são civis e, entre eles, figuram 400 crianças e 230 mulheres.

Para além de sobreviventes à atrocidade nazi, também subscrevem o documento filhos, netos e bisnetos de vítimas. A política dos Estados Unidos da América também não passa incólume, por este país continuar a fornecer meios que permitem a Israel perpetuar os ataques. Outras potências ocidentais são também referidas, sem nomes citados, por usarem “o seu peso político” para proteger o Estado israelense de possíveis investigações e condenações em tribunais penais internacionais.

Outro fator de preocupação, que os sobreviventes destacam no documento, é a crescente “desumanização dos palestinos na sociedade israelense”. Condenam o discurso de governantes e de jornais do país que defendem abertamente um genocídio contra o povo palestino.

O texto é uma resposta a uma publicidade patrocinada pelo escritor e ativista judeu Elie Wiesel, vencedor do prêmio Nobel da Paz, que foi publicada nos principais jornais dos EUA e do Reino Unido e responsabiliza o Hamas pelas mortes de crianças palestinas na operação Margem Protetora do Exército de Israel. O grupo procura donativos para publicar o texto nas páginas do diário norte-americano New York Times.

O documento e a lista de signatários podem ser consultados aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário