quinta-feira, 31 de julho de 2014

Queimadas: Focos de calor aumentam 35% no Mato Grosso

amazonia
http://amazonia.org.br/2014/07/queimadas-focos-de-calor-aumentam-35-no-mato-grosso/

Queimadas: Focos de calor aumentam 35% no Mato Grosso

Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso ainda é campeão de queimadas no país
Com o fim do período chuvoso, e a péssima prática de queimar o lixo, as queimadas urbanas também preocupam
Focos de calor aumentaram 35% em Mato Grosso em relação ao ano passado. Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Estado é campeão de queimadas no país.
Entre janeiro e julho, Mato Grosso registrou mais de 6,8 mil focos de queimadas. Durante o mesmo período de 2013, o Estado havia acumulado 5 mil ocorrências.
Até agora, Mato Grosso continua como o que mais registra focos de queimadas no país. Para fins de comparação, Tocantins, que ficou com a segunda colocação no ranking das queimadas, teve 3,6 mil focos registrados, pouco mais da metade do que o contabilizado em Mato Grosso.
Somente no mês de julho, mais de 1,3 mil focos de queimadas foram registrados no Estado.
Conforme o Sistema de Monitoramento de Queimadas por Satélites do Inpe, até agora os satélites captaram 28.273 focos de calor em todo o país. Um aumento de 44% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o sistema captou 19.553 focos.
Com o fim do período chuvoso, e a péssima prática de queimar o lixo, as queimadas urbanas também preocupam. Na Capital, a Prefeitura de Cuiabá, através do Programa de Combate às Queimadas montou uma força-tarefa para tentar reduzir os índices.
De acordo com o coordenador do programa, Oscar Amélito, nos últimos 25 dias foi registrado 45 focos de calor no município. Segundo ele, uma melhora em relação a anos anteriores.
Ainda assim, a Prefeitura notificou mais de 800 terrenos para que os proprietários façam a limpeza e evitem que o local pegue fogo. Dez proprietários já foram multados pela Secretaria de Meio Ambiente do município.
Conforme Oscar, a população tem se conscientizado e ajudado na limpeza. Segundo ele, a prefeitura também vem fazendo a sua parte com o trabalho preventivo, que começou desde o dia 10 de junho, limpando ruas, avenidas, praças e estradas. O Programa também incui terrenos nos quais não há notícias sobre os proprietários.
As pessoas que tiverem uma área maior e precisarem de licença especial para efetuar a limpeza deverão procurar a prefeitura para a autorização da limpeza com máquina.
Caso haja fogo ou fumaça o cidadão pode denunciar através do telefone de emergência 193. A denúncia sobre terrenos baldios pode ser feita pelo telefone (65) 3616-9614.
Por: Gustavo Nascimento
Fonte: Diário de Cuiabá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário