quinta-feira, 17 de julho de 2014

Organizações querem que candidatos às eleições se comprometam com agenda sustentável

adital
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=81505


Organizações querem que candidatos às eleições se comprometam com agenda sustentável

Marcela Belchior
Adital
Dias depois do início da campanha eleitoral de 2014 para escolher o(a) próximo(a) Presidente da República, deputados federais, senadores e governadores, em 06 de julho último, organizações da sociedade civil entraram no debate. Elas acabam de lançar em conjunto o documento Agenda Brasil Sustentável, que reúne princípios e compromissos sobre sete temas estratégicos que será proposto aos candidatos e seus partidos políticos.
A pretensão é que aqueles que postulam as vagas no Executivo e Legislativo se comprometam com propostas concretas do setor durante o período eleitoral. Depois da votação e posse dos candidatos eleitos, a articulação prevê o monitoramento do cumprimento de todas as propostas incorporadas a plataformas de governo, por meio de ferramenta na Internet chamada "De olho nas promessas”.
O documento abrange os seguintes eixos temáticos: 1) Respeito aos limites do planeta; 2) Redução da desigualdade de renda; 3) Integridade e transparência; 4) Economia para a sustentabilidade; 5) Reforma política e fortalecimento da democracia; 6) Valorização do trabalho; e 7) Gestão pública. Declarando-se apartidário, o movimento pretende promover a discussão sobre os temas durante todo o período eleitoral. Para isso, está sendo construído um aparato de comunicação interativa para compartilhar informações e sugestões.
Em entrevista à Adital, a diretora programática da Fundação Avina, Glaucia Barros, explica que, desde março deste ano, as organizações se encontram em torno do desenvolvimento de um programa comum do setor que pudesse pautar as candidaturas. "Construímos uma agenda integrada, sem nenhuma pretensão de substituir ou concorrer com as agendas específicas que as próprias organizações já têm”, enfatiza.
De acordo com a diretora, o plano é que a conversa com os candidatos seja iniciada na próxima semana. No próximo dia 28 de julho, está previsto um encontro com os coordenadores de campanha, que deverão levar o documento diretamente aos candidatos. Estes terão o prazo de um mês para avaliarem as proposições e retomarem o diálogo com as organizações.
Já para 02 de setembro deste ano, está marcada uma reunião com todos os candidatos à Presidência da República. O objetivo das organizações é verificarem a ressonância das propostas nos respectivos programas de campanha. "Nós queremos instaurar um trabalho programático. A gente quer ver metas que demonstrem claramente o nível de comprometimento com as causas propostas”, indica Glaucia. A articulação em âmbito regional será realizada por organizações com atuação nos estados.
Adesão
Inicialmente contando com o apoio de 25 entidades, o documento está aberto a novas adesões formais de organizações e cidadãos. As propostas também contam com divulgação e promoção de debate por meio de redes sociais, como Facebook e Twitter. O momento é ainda de recebimento de contribuições para as proposições. Para aderir formalmente, os interessados devem enviar mensagem para o e-mail e-mailagendabrasilsustentavel@gmail.com.
*Acesse o documento Agenda Brasil Sustentávelna íntegra.

Marcela Belchior

Jornalista da ADITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário