quinta-feira, 17 de julho de 2014

Comunidade quilombola preserva a cultura com a Festa da Banana

OQ
http://www.koinonia.org.br/oq/noticias-detalhes.asp?cod=13429

MT - Comunidade quilombola preserva a cultura com a Festa da Banana


Portal G1
 
10/07/2014
A tradicional Festa da Banana, realizada neste domingo (6), movimentou a comunidade 'Mutuca', em Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá. A fruta é fonte de renda para mais de 100 famílias quilombolas. O evento começou há seis anos para valorizar a produção local e a cultura da região e desde então virou tradição.
A produção de banana garante o sustento do agricultor familiar João Pedro da Silva. Numa área de cinco hectares, o descendente de escravos cultiva sete mil pés de banana. A colheita começou em fevereiro deste ano, mas há um mês as frutas que saem da propriedade não vão apenas para o comércio. "Parte da produção vai para a festa", contou o produtor.
A organizadora da festa Laura Ferreira disse que os moradores têm que honrar com o apelido de 'papa banana'. "Não dá para ser papa banana e trazer banana de outros estados, então foi por isso que resolvemos fazer a festa da banana, até mesmo para manter viva a nossa cultura", enfatizou.
Nos barracões cobertos com palhas de babaçú têm artesanato e culinária à base de banana feitos pelos moradores da comunidade. "Temos banana frita, rapadura de banana, licor de banana e paçoca de banana", afirmou a quilombola Neuza dos Santos.
Na Festa da Banana não falta espaço para a venda da fruta in natura. Enquanto as vendas aumentam, mais pesssoas chegaram para a festa e a movimentação na cozinha se tornou intensa. O almoço para duas mil pessoas é preparado no fogão à lenha, tendo a banana como ingrediente principal.
Até quem não é da comunidade ajuda nos preparativos, como a universitária do curso de gastronomia, Angélica Oliveira. Além da gastronomia, a festa também valoriza tradições regionais e ancestrais. Tem apresentaçõs de cururu, siriri e danças africanas. 
 
O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário