terça-feira, 1 de julho de 2014

África: Epidemia de Ebola fora de controle

adital
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/africa-Epidemia-de-Ebola-fora-de-controle/6/31281

África: Epidemia de Ebola fora de controle

Especialistas dizem que esta é a pior epidemia já registrada. O Ebola não tem vacina e pode matar 90% das pessoas afetadas pelo vírus


Nadia Prupis, Common Dreams
USAID / Flickr
São necessárias ações imediatas para conter o vírus mortal do Ebola no oeste da África, foi o que advertiu a Organização Mundial da Saúde (OMS) na última quarta-feira. Pelo menos 600 casos e 390 mortes em Serra Leoa, Libéria, e Guiné foram registradas desde que a epidemia começou em março.
 
“Há uma necessidade urgente de intensificar os esforços em resposta à epidemia,” declarou o Dr. Luis Sambo, diretor regional da OMS na África. A OMS e os Médicos Sem Fronteiras (MSF) enviaram equipes para os países afetados.
 
Mas um número maior de novos casos está saturando dos serviços de emergência.
 
“Atingimos nosso limite,” declarou o Dr. Bart Jansses, diretor de operações do MSF. “Apesar dos recursos em pessoal e equipamento disponíveis, nós não somos capazes de enviar mais equipes para os locais de novos surtos.”
 
 
DGECHO / Flickr
 
Esta é a primeira vez que o Ebola apareceu na região. Medo e falta de compreensão sobre a doença nas comunidades locais contribuíram para a velocidade e a grande escala com que ele se espalhou, e as autoridades políticas e religiosas estão falhando em promover informações vitais para combater a epidemia, declarou os MSF.
 
Apoio adicional é essencial para que se contenha os novos surtos, declarou Janssens.
 
“A OMS, os países afetados e os países vizinhos devem colocar à disposição os recursos necessários para uma epidemia deste tamanho. O Ebola não é mais um problema de saúde limitado apenas à Guiné. Ele está afetando todo o oeste da África.”
 
O Ebola causa vômitos, febre, diarreia e pode levar a segramentos internos e externos e à falência múltipla dos órgãos. Ele pode matar 90% dos que forem afetados por ele. Enquanto não há vacina ou cura, ele pode ser tratado se descoberto cedo.
 
Tradução de Roberto Brilhante

Nenhum comentário:

Postar um comentário