segunda-feira, 9 de junho de 2014

Vai ter Copa, vai ter cota e vão ter convenções partidárias

carta maior
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Vai-ter-Copa-vai-ter-cota-e-vao-ter-convencoes-partidarias/4/31109


Vai ter Copa, vai ter cota e vão ter convenções partidárias

Uma semana cercada de expectativas com a Copa do Mundo e com as convenções partidárias, que definirão os rumos de muitos partidos para as eleições.


Antonio Lassance
Arquivo

Uma semana cercada de expectativas com a Copa do Mundo de Futebol e com as convenções partidárias, que definirão os rumos de muitos partidos para as eleições deste ano.


Dilma sanciona a lei das cotas no Serviço Público Federal. O Projeto de Lei foi de iniciativa da própria presidenta e garante 20% das vagas dos concursos aos candidatos negros.


A Câmara tem sessão plenária prevista para para analisar a proposta de orçamento impositivo. O Senado só volta a ter esforço concentrado novamente em julho. O STF também entra em marcha lenta, de agora até agosto. O Tribunal Superior Eleitoral é quem passa a ter mais trabalho, com o início efetivo do calendário eleitoral a partir das convenções que homologarão os candidatos.


Segunda (9)


Dilma sanciona a lei das cotas no Serviço Público Federal. O Projeto de Lei foi de iniciativa da própria presidenta Dilma Rousseff e garante 20% das vagas dos concursos aos candidatos negros. A regra valerá por dez anos. Leia mais sobre o assunto, na Carta Maior, em "Cotas aprovadas no serviço público: ainda um longo caminho pela frente".  

Terça (10)


No Senado, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) debate a política de recursos hídricos para o semiárido nordestino e o crédito rural com os ministros da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, da Pesca, Eduardo Lopes, da Agricultura e Pecuária, Neri Geller, e da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira.

A CPI da Petrobras no Senado ouve o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto da Costa. A oposição, pelo menos por enquanto, tem boicotado as sessões dessa CPI.

Na pauta da Câmara consta, além do orçamento impositivo (para emendas parlamentares), o Projeto de Lei 6446/2013, do Senador Roberto Requião (PMDB do Paraná), que regulamenta o direito de resposta às pessoas que se sentirem ofendidas por informações difundidas pelos meios de comunicação. O projeto dá prazo de 60 dias o meio de comunicação responder ao pedido. Depois disso, a pessoa pode recorrer à Justiça, que terá prazo de 30 dias para decidir a respeito.

Quarta (11)

O Diretório Nacional do PDT se reúne no próximo dia 10 de junho, em Brasília, para discutir alianças e coligações para as eleições deste ano. Há um indicativo de apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff.

Convenção Nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em Brasília. A tendência é de uma convenção com ânimos acirrados, possivelmente tumultuada, majoritariamente favorável ao apoio à reeleição de Dilma.

Quinta (12)

Abertura da Copa do Mundo, em São Paulo. Vários chefes de Estado (cerca de 21) estarão presentes.

Várias organizações convocam manifestações contra a Copa do Mundo, em várias cidades.


Sábado (14)

Convenção Nacional do PSDB, em São Paulo-SP, deve homologar a candidatura de Aécio Neves à Presidência da República.

O PSC realiza convenção nacional, em São Paulo, na qual deve referendar a candidatura do Pastor Everaldo Pereira à Presidência. O PSC é o mesmo partido do pastor Marco Feliciano, ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, acusado de ter proferido declarações racistas e homofóbicas. Recentemente, o PSC se posicionou contra a lei que proíbe castigos físicos em crianças, apelidada de Lei da Palmada.

O PV realiza convenção nacional e deve indicar Eduardo Jorge como candidato a presidente.

O PSOL de São Paulo realiza sua convenção para lançar oficialmente a candidatura do professor e cartunista Gilberto Maringoni ao governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário