quinta-feira, 29 de maio de 2014

Festival de Inverno de Chapada conta com parceria da UFMT

UFMT
http://www.ufmt.br/ufmt/site/noticia/visualizar/16446/Cuiaba

Festival de Inverno de Chapada conta com parceria da UFMT

Publicado em Notícias | 29/05/2014
O 29º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães acontece do dia 30 de maio a oito de junho de 2014. O evento é realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que por meio da Gerencia de Projetos Culturais e do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) participa da organização do evento.
A proposta do festival é a interação ecológica das pessoas com a rica biodiversidade local, e terá como tema “Sustentabilidade ao Som da Natureza”. O município de Chapada dos Guimarães é localizado a 60 km de Cuiabá e é referência no turismo regional.
A Gerente de Cultura de UFMT, Maria Helena Coradini está à frente do projeto e revela a estratégia de contemplar os mais variados públicos. “Procuramos trazer uma pluralidade de estilos e ações culturais valorizando os grupos e ações sustentáveis locais, para que pudéssemos atender a todos os gostos de todas as gerações que prestigiam o festival”, explica Maria Helena.
Mostras do Evento
As exposições do evento estarão disponíveis dos dias cinco a oito de junho, na Secretaria de Turismo do município. Dentre as mostras, a exposição “Bicho por dentro” proporcionará ao público amostras de esqueletos, articulações, músculos de diversos animais silvestres.
A exposição “Olhares para o passado” disponibilizará um vasto acervo de Arqueologia, Paleontologia e Geologia, como rochas minerais, artefatos arqueológicos e pré-históricos, e é organizada em parceria com o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino, o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) e o Museu de Rochas Minerais da UFMT.
A Mostra Guará, este ano com uma parceria audiovisual, proporcionará aos visitantes exibições de filmes com temática ambiental, que acontecerão na Praça da Matriz de Chapada de três a seis de junho, nas escolas estaduais Ana Tereza Albernaz e Rafael de Siqueira pelas manhãs.
Também será oferecida pelo evento uma oficina musical, a Toca na Roda, que trabalhará a iniciação musical por meio de instrumentos populares brasileiros e a oficina de Iniciação ao Canto.
Incubadora Tecnológica da UFMT
Dentre as palestras do festival, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFMT apresentará o processo de estruturação e atuação do sistema para a institucionalização da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFMT (ITCP-UFMT), que tem como função inovar as relações socioambientais. A palestra sobre Tecnologia Social para a Sustentabilidade da Agricultura Familiar irá debater a relação da agricultura familiar em Mato Grosso e a sua relação com a sustentabilidade ecológica.
Programação cultural
A Praça da Matriz estará com uma vasta programação. No sábado, dia 31 de maio, às 9h, Oficina Toca na Roda; às 14h, Oficina de Pintura Facial para as crianças; no domingo, dia 1º de junho, será apresentada a peça teatral “A Voadeira no Circo”, às 17 h. No outro fim de semana, sábado dia sete de junho, terá o Slackline contando com diversos monitores a partir das 9h; no domingo, oito de junho, o evento será fechado com uma programação infantil feita pelo Grupo Tia Hanna.
Todas as atividades e atrações do evento (oficinas, mostras e palestras) são gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário