terça-feira, 18 de março de 2014

MST 30 anos

correio
http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=88&Itemid=215

MST 30 anos




Confira o arquivo de entrevistas, matérias e análises, de lideranças do movimento e estudiosos da questão agrária no Brasil, que perpassaram o Correio da Cidadania desde 1998, ao longo, portanto, de alguns dos anos de trajetória do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terras, o MST, que, em fevereiro de 2014, completou 30 anos de existência.



1998


Apesar da boa colocação de Fernando Henrique Cardoso nas pesquisas de intenção de voto, a equipe que coordena a campanha do presidente-candidato continua firme na intenção de não abrir espaços para o crescimento da oposição.


O Correio ouviu Egídio Brunetto, um dos dirigentes do MST, sobre essa iniciativa.



1999


Laerte Braga
A maior parte dos estudantes de cursos de 1º e 2º graus reporta-se ao noticiário da grande imprensa, que apresenta a Marcha, mais particularmente o MST.


Tânia Bacellar
A seca voltou a assolar o Nordeste — uma tragédia humana que, de tanto se repetir, já não provoca a indignação que deveria provocar. O problema que se coloca é como eliminá-la. Para responder a esta pergunta, o Correio entrevistou a economista Tânia Bacelar, uma das pessoas mais comprometidas com a solução do drama nordestino.


Laerte Braga
A soberania nacional, sua relação com o problema energético e com o futuro e o MST —"a resistência essencial ao imperialismo americano"— foram temas de discussão.


Luiz Antonio Magalhães
A Marcha Pelo Brasil e Contra FHC é coordenada pelo MST, Consulta Popular, pastorais sociais, CUT, sindicatos e tem o apoio de partidos políticos.


Laerte Braga
Segundo Stédile, não há por que comparar a Marcha deste ano com a realizada em 1997 pelo MST, que culminou na maior manifestação contra o governo FHC já realizada.


Luiz Antonio Magalhães
Ao contrário do que ocorreu em 1997, quando o MST sozinho levou 100 mil pessoas a Brasília, desta vez a Marcha é promovida por diversas entidades, como a CNBB, Consulta Popular e o próprio MST; além de sindicatos e partidos de oposição (PT, PCdoB, PSB, PPS e PSTU).


Naquela ocasião, vários despejos foram realizados por para-militares encapuzados e três lavradores foram mortos.


Frei Betto
De janeiro a maio, o MST promoveu 149 ocupações de terras, o que permitiu o assentamento de 24.519 famílias!


Este acirramento do braço de ferro entre o MST e o governo desde a posse de FHC gira em torno da reestruturação da reforma agrária.


Jair Borin
Os trechos de uma conversação telefônica entre dois membros do MST, gravados com autorização da juíza Elizabeth Khater, são ilegais, na avaliação da polícia civil do Paraná.


Gilverto e Ivete Roldão
A chegada foi às 5 horas da madrugada. Na escuridão, apenas iluminados pela lua e pelas estrelas, era possível se ouvir o barulho da água de um riacho junto com a conversa baixa e ainda um pouco assustada daqueles que deixaram o "quase nada" que tinham na cidade e vieram para a terra.


Paulo dos Santos
Em entrevista ao Correio, o Padre Alfredo Gonçalves, assessor da CNBB na área Pastoral Social, repetiu aquilo que muita gente já sabe, mas que a grande imprensa insiste em não divulgar: "a política econômica do governo privilegia grandes investidores estrangeiros, esquecendo milhões de miseráveis brasileiros", afirmou Gonçalves.


Andréa Paes Alberico
A polêmica em torno dos alimentos geneticamente modificados ganhou força no Brasil depois que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) começou a se manifestar contra a produção dos transgênicos.


Laerte Braga
É uma coisa que faz parte do seu cotidiano e o que eu temo é isso: a pauta é a criminalidade e, ao mesmo tempo, há uma liderança do MST sendo julgada.


A primeira manifestação realizada pelos militantes de diversos movimentos sociais envolvidos na organização da Marcha foi um ato ecumênico. Na praça onde foi queimado o índio pataxó Galdino de Jesus, os marchantes foram recebidos por bispos e pastores, que realizaram um "lava-pés". A cerimônia se estendeu por todo o período da manhã.


Mário Maestri
A iniciativa dava início ao MST. Também em 1979, a capital gaúcha e, em menor grau, o interior foram sacudidos por greves e paralisações de metalúrgicos.


Amigos do MST foram convidados a se encontrar no último sábado. O encontro era previsto para durar o dia e terminar em churrasco.


Mário Maestri
De 1994 a 1998, o latifúndio resistiu à ofensiva do MST. FHC e Britto vestiram as bombachas do fazendeiro, opondo-se à reforma do latifúndio.


Segundo João Pedro Stédile, dirigente nacional do MST, uma das entidades organizadoras da Marcha Popular, a idéia é "desenvolver uma nova prática.



2000


José Carlos Sebe Bom Meihy
Depois de soltar pérolas como "eu tenho o pé na cozinha", "esqueçam tudo que escrevi", “O MST é formado por um bando de baderneiros que não têm o que fazer”.


Leia a nota sobre a polêmica em torno da reportagem da Folha de São Paulo contra o MST, cujo jornalista responsável foi transportado pelo INCRA.


Muita gente se pergunta por que os movimentos populares urbanos não têm conseguido mobilizar a população das cidades da mesma forma que o MST.


Luiz Antonio Magalhães
A absolvição do líder sem-terra José Rainha, na última quarta-feira, representou uma das mais expressivas vitórias políticas do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em toda a história do movimento.


MST volta a fazer manifestações; governo responde com violência.


Luiz Antonio Magalhães
Na semana passada, a imprensa não cansou de noticiar que o MST estaria "isolado" até mesmo de seus tradicionais aliados, como o PT e a Contag.


Luiz Antonio Magalhães
O governo federal está modificando sua estratégia em relação ao movimento social brasileiro, especialmente em relação ao MST.


FHC acabou recebendo o MST. No começo de maio deste ano, o MST realizou uma série de ocupações de prédios públicos, a fim de chamar a atenção.


Plinio de Arruda Sampaio Jr.
O ataque sistemático ao Movimento dos Sem Terra revela que, apesar do verniz democrático, a maneira do governo FHC de resolver os conflitos sociais é baseado na violência.


O Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, do qual fazem parte a CPT (Comissão Pastoral da Terra) e o MST.


Isto levou os dirigentes do MST a buscar reuniões com o ministro da Fazenda e com o próprio presidente da República.


A ofensiva do governo e da mídia contra o MST perdeu o ímpeto, mas não foi detida.


Wladimir Pomar
Seu recente pacote de medidas não é apenas contra o MST e a reforma agrária. É contra a esquerda, o PT, o povo e a democracia.


Da redação
O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) negociam com o governo.


Ocupar terras e prédios públicos é ato selvagem. O certo é entregar a petição no guichê da repartição pública e aguardar a decisão em casa.


Wladimir Pomar
Não foi apenas o governo que transformou o MST em alvo de caça. A grande imprensa, sem exceção, concentra suas baterias para destruir aquele movimento.


Da redação
A sanha do governo federal e de certos órgãos de imprensa ligados aos setores mais reacionários do país contra o MST são evidentes.


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organizou, entre os dias 2 e 12 de julho, um encontro de 1200 jovens sem-terra de todo o Brasil, oriundos de assentamentos e acampamentos. O curso foi realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


Valéria Nader
Dentre outros, José de Souza Martins, em programa no Roda Viva, foi questionado sobre a existência de um movimento de criminalização do MST, que estaria em curso na mídia.


Marina Silva
Essa inquietação é alimentada pelas acusações do governo federal ao MST, de atentar contra a ordem democrática.


Da redação
11.500 trabalhadores rurais, vindos de todas as partes do país, reuniram-se em Brasília, para o IV Congresso do MST.


Mário Maestri
O que tem a ver o MST, neste início de século 21, com o Abolicionismo, de fins do Oitocentos! Tudo!


Milton Temer
Ambos garantem, na reação em overdose contra as manifestações do MST em todo o país, estarem agindo de forma coerente com suas atividades passadas.


Da redação
A campanha que a Folha de São Paulo está movendo contra o MST está dando dor de cabeça para a Ombudsman do jornal.


Luiz Antonio Magalhães
O Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, que inclui entidades como a CPT (Comissão Pastoral da Terra) e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), fez na semana passada uma denúncia envolvendo a Superintendência Regional do Incra do Paraná, o jornalista Josias de Souza e o repórter fotográfico Alan Marques, ambos da Folha de São Paulo.


Luiz Antonio Magalhães
As últimas semanas foram cruéis com a imprensa. O vexame na cobertura das eleições americanas só não foi maior do que as eleições em si.


Da redação
O ano de 2000 foi marcado por constantes impasses na discussão da reforma agrária e por conflitos armados entre a polícia e os trabalhadores do campo que reivindicam melhores condições de vida e de trabalho no meio rural. Diante desse cenário, o Correio conversou com João Pedro Stédile, um dos dirigentes mais conhecidos do MST.


Frei Betto
Duas imagens marcaram as comemorações ­ no sentido de fazer memória ­ dos 500 anos: o índio Gildo Jorge Terena ajoelhado frente à truculência da polícia baiana e os pataxós ocupando a missa concelebrada pelos bispos brasileiros.


Editorial
A cidadania precisa tomar nota do que está acontecendo com o MST. É um registro necessário para documentar o comportamento do governo e da mídia.


Frei Betto
A experiência do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), no Brasil, serve de referência para um novo estilo de atuação.


Reinaldo Gonçalves
Repressão violenta ao MST, truculência do governo nas comemorações dos 500 anos, aumento brutal da criminalidade e violência das polícias militares são alguns dos temas tratados.


Wladimir Pomar
O presidente "aceitou", então, a decisão de um órgão que lhe é subordinado, imaginando que o MST e o povo brasileiro são idiotas.



2001


Da redação
O jornalista Josias de Souza voltou a atacar o MST na Folha de S. Paulo, no dia 4 de março. Desta vez, porém, insinuou que o movimento tem a cumplicidade do governo no mau uso dos recursos públicos - ao dizer que o complexo agroindustrial Coocamp está para receber mais R$ 515 mil dos governos estadual paulista e federal, mesmo constatadas várias irregularidades.


Luiz Antonio Magalhães
Na semana passada, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) voltou para as primeiras páginas dos grandes jornais do país.


Luiz Antonio Magalhães
Ao longo de todo o ano 2000, o MST freqüentou as primeiras páginas de jornais e revistas. O saldo final, como de hábito, não é bom. A imprensa – especialmente a revista semanal de maior circulação no país – tratou o movimento com mais parcialidade do que o "normal".


Beatriz Pasqualino
Primeiramente, pela louvável iniciativa do MST em acreditar no poder de mudança da juventude brasileira e conseguir mobilizá-la para a luta.


Valéria Nader
Vilson Santin, membro da Coordenação Nacional do MST, responsável pelo setor de direitos humanos, conversou com o Correio sobre as revelações.


Frei Betto
Aqui, cansados de esperar, eles se organizam no MST. Por seu trabalho educativo (cerca de 100 crianças e jovens), o movimento já recebeu vários prêmios.


Editorial
Não se pode espionar um cidadão ou uma entidade, sem mais nem menos, como fez a Força Pública do Paraná com a Cooperativa Coanol, do MST.


Luiz Antonio Magalhães
O comunismo já chegou ao Brasil. Você não sabia? Então certamente deixou de ler o último texto de Olavo de Carvalho na revista Época, da editora Globo.



2002


Da redação
Para MST, prioridade do novo governo é erradicar a fome. Correio da Cidadania: Qual a expectativa do MST para os cem primeiros dias de governo Lula?


Frei Betto
O MST promoveu seu 100º Encontro Nacional em Belo Horizonte, de 14 a 18 de janeiro, para debater sua agenda de mobilizações neste ano eleitoral.


Luiz Antonio Magalhães
O líder nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) João Pedro Stédile critica duramente a atuação da imprensa.


CPT Pará, MST Pará, CJP da CNBB e Cáritas
Dois dias após o encerramento da última sessão do julgamento de Eldorado do Carajás, os meios de comunicação local, nacional e internacional apresentaram as ideias centrais de algumas entidades de Direitos Humanos ao nível Nacional e Internacional, indicando que o resultado do julgamento foi "a crônica de uma frustração anunciada", como declarou o Paulo Sérgio Pinheiro, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.



2003


Demetrio Valentini
O MST se cobre de méritos ao valorizar a consciência dos lavradores, articular sua organização, motivar sua ação pacífica e sua estratégia política.


Leo Lince
Veja, para exemplo, o caso do MST. Ele está de novo na pauta dos jornais, sempre apontado como presença ameaçadora. Pudera.


Luiz Bassegio e Luciane Udovic
João Paulo, do MST, destacou que os acordos dos países ricos não trazem nenhum tipo de benefício para o povo. "A ALCA vai trazer grandes prejuízos”.


Altamiro Borges
Como argumenta João Pedro Stedile, dirigente do MST, este alarde “trouxe muita confusão e certo desânimo na militância”.


Frei Betto
O MST é um movimento legítimo que encarna uma causa justa. Jamais apelou à violência, embora tenha cometido abusos.


Luiz Antônio Magalhães
Anteontem, ao receber lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Lula vestiu o boné com emblema do movimento.


Léo Lince
“O Brasil está morto, assassinado”. Foi assim que a família deve ter recebido a triste notícia.


Frei Betto
Eles foram progressivamente ocupando espaços na vida política brasileira, como militantes das CEBs, do PT, do MST e de tantos outros movimentos.


Rodrigo Valente
Correio da Cidadania: Como tem sido a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) nesse início de governo Lula?


Segue nota oficial do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ( MST) sobre o acontecimento, repugnando a arbitrariedade do juiz.


Luiz Antonio Magalhães
A absolvição do líder sem-terra José Rainha, na última quarta-feira, representou uma das mais expressivas vitórias políticas do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em toda a história do movimento.



2004


O MST está de volta às páginas nobres dos jornais em todo o país nessas “jornadas de luta”.


Estela Aranha
A Comuna da Terra, uma proposta que está sendo discutida pelo MST em São Paulo, traz à tona a discussão das relações urbano-rurais nos grandes centros.



2005


Waldemar Rossi
Tive a grata satisfação de participar, no dia 23 de janeiro último, da inauguração da escola do MST.



2006


Fábio Luís
Almoçando com uma liderança do MST, pergunto-lhe os argumentos para o movimento defender voto em Lula no 2o turno.


Rodolfo Salm
O caderno em questão foi dedicado à exaltação do cultivo do eucalipto e à crítica ao protesto do MST nas instalações da Aracruz Celulose.



2007


Waldemar Rossi
Será muito importante para vida do povo que a mobilização comece a aquecer os motores já em 2007 e que o povo não se deixe levar pela lábia dos bem-falantes, dos que usam os espaços proporcionados pela mídia.


Valéria Nader
O mês de abril, em que tradicionalmente se intensificam as manifestações de movimentos sociais desde o episódio de Eldorado dos Carajás, e que neste ano teve a maior onda de protestos e ocupações do MST desde a chegada de Lula ao poder, trouxe à baila a polêmica sobre a reforma agrária em nosso país. Para comentar a esquizofrênica realidade em que está envolto esse debate, conversamos com o geógrafo aposentado da USP, um dos mentores do I Plano Nacional de Reforma Agrária do governo Lula, Ariovaldo Umbelino.



2008


Altamiro Borges
É urgente que se denuncie a atitude dos procuradores do Rio Grande do Sul, envolvidos na dita "excrescência jurídica", ao Conselho do Ministério Público (artigo 130-A).


Osvaldo Russo
É muito evidente que toda essa articulação das instituições jurídicas no RS se deu no sentido de deslegitimar uma luta que vem sendo travada pelo MST contra a nossa estrutura marcadamente latifundiária.

Waldemar Rossi
Lula e Yeda juntos na Criminalização do MST. Toda as iniciativas da ABIN, partem do gabinete do presidente, onde é lotada.


Gabriel Brito e Valéria Nader
Com o recrudescimento da violência aos movimentos sociais e as articulações para criminalizá-los - fatos nacionalmente vistos no Rio Grande do Sul através da descoberta do plano do Ministério Público gaúcho para tentar dissolver o MST local -, o Correio da Cidadania conversou com Cedenir de Oliveira, dirigente do movimento exatamente no estado em questão.


Frei Betto
Chama atenção para a surreal (embora óbvia) perseguição que está sendo levada a cabo no RS.



2009


Gabriel Brito e Valéria Nader
Para expor as posições e demandas do movimento, o Correio da Cidadania conversou com Marina dos Santos, coordenadora nacional do MST. Marina refuta a hipótese de uso indevido de verbas públicas para ocupações, avisando que o movimento continuará combatendo as políticas de financiamento a "empresas causadoras da crise, como a Stora Enzo, Veracel e outras, que continuam demitindo e que promovem trabalho escravo, degradam o meio ambiente e dependem de exportação".


Rodrigo Mendes e Valéria Nader
No dia 20 de agosto último, o trabalhador sem terra e membro do MST Elton Brum da Silva, de 44 anos e pai de dois filhos, foi assassinado pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul, em uma ação de despejo na Fazenda Southall, em São Gabriel, RS. O assassinato de Elton faz parte ainda de um contexto em que a reforma agrária foi abandonada pelo governo Lula, conforme relatou em entrevista ao Correio da Cidadania a coordenadora nacional do MST Marina dos Santos.



2010



Maria Orlanda Pinassi
Conforme as mulheres, a efervescência revolucionária do MST se encontra no processo de acampamento; o assentamento não representa um fim, mas uma mediação rumo ao socialismo.


Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação
A tática producente do MST seria conter o eufemismo do tipo “esse governo” (artifício de quem tem rabo de palha), para ações de enfrentamento ideológico da força do Trabalho por uma sociedade justa e igualitária.



2011



Considerando as condições atuais que as lutas sociais têm enfrentado (a ameaça agora sofrida pelo novo acampamento do MST em Americana e o descaso do poder público em relação à nova ocupação do MTST em Hortolândia), buscamos a produção de um manifesto de apoio da intelectualidade crítica de esquerda a essas lutas.


Antonio Julio de Menezes Neto
O MST continua a ser o principal movimento social brasileiro. Luta de cabeça erguida contra os poderosos e a favor do socialismo em nosso país. Continua - e talvez tenha até aumentado no novo século - com a sua política de ocupação de terras e de espaços políticos urbanos. É uma referência da esquerda mundial e, mesmo assim, perde visibilidade política.


Antonio Julio de Menezes Neto
O professor Antônio Julio nos brinda mais uma vez com um artigo que aponta para mais algumas questões cruciais que devem pautar a elaboração de táticas e estratégias do MST e demais Movimentos.


Raymundo Araujo Filho
Em relação à luta pela reforma agrária, há muito tempo tenho afirmado, em meus artigos e trabalhos rurais, a necessidade do que chamo de urbanização do debate sobre a reforma agrária, sugerindo a inserção dos movimentos nas cidades, onde estão 60 a70% dos brasileiros, para que se façam discussões e atos e se dê visibilidade ao que se passa no campo, alvo de massiva propaganda enganosa da mídia e do governo.


Raymundo Araujo Filho
Há alguns meses atrás critiquei a declaração do Secretário Geral do MST e membro da Via Campesina João Pedro Stedile, quando disse "que o mais importante agora era lutar contra as corporações e oligopólios internacionais e não reivindicar a Reforma Agrária, pois, se não atacarmos quem a impede, seria o mesmo que enxugar gelo" (ou algo neste sentido).



2012


Entrevista com o dirigente do MST Gilmar Mauro
Como em poucos momentos, o Brasil vive um agitado período de lutas em torno do acesso e domínio de suas terras, com intensas pressões sobre as legislações ambientais e fundiárias. Em uma análise do atual contexto político, Gilmar Mauro, dirigente do MST, afirma ao Correio que o momento é parte das tradicionais ofensivas capitalistas, que visam avançar sobre novas fronteiras econômicas e suas férteis terras. A condução da política econômica focada nos interesses do ‘agrobusiness’ exportador, altamente desestimulante aos investimentos produtivos e industriais, corre ao lado de uma reforma agrária cada dia mais esquecida.



2013


Luiz Felipe Albuquerque, da página do MST
Em muitos casos o governo teve a proeza de andar para trás. Essas são as avaliações de João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do MST, sobre a política agrária estimulada pelo governo federal.


Maria Orlanda Pinassi e Frederico Daia Firmiano
O plano político-institucional, o MST esgotou definitivamente o seu papel emancipatório. Mas isso não quer dizer que não possa reassumi-lo.



2014


Gabriel Brito e Valéria Nader
Em entrevista ao Correio, Gilmar Mauro, dirigente nacional do MST, faz um apanhado histórico, ressalta a trajetória do movimento, mas reconhece a urgência de novas pautas diante da sociedade, atualizando os conceitos sobre a necessidade da reforma agrária no atual contexto político da agricultura brasileira. “Não se trata de fazer uma reforma agrária que apenas distribua a terra, para disputar mercado com o agronegócio na base do produtivismo burro. Trata-se de mudar o modelo". A respeito do desempenho dos governos recentes, apenas desengano.


Guilherme C. Delgado
A questão agrária em aberto no século XXI é bem mais complexa que aquela que o MST enfrentou nos seus primórdios. Hoje, o processo sistemático de negação à mudança da estrutura agrária conta com estratégia concertada por dentro e por fora do Estado.


Altamiro Borges
O MST completou 30 anos. A mídia “privada” – nos dois sentidos da palavra – simplesmente omitiu este importante acontecimento.


Maria Orlanda Pinassi
Eis a sua mais profunda tensão interna: apostar no empreendedorismo de alguns assentamentos, refluir nas lutas e institucionalizar-se; ou denunciar os limites cada vez mais estreitos que o capital impõe a sua existência como alternativa societária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário