terça-feira, 25 de março de 2014

Cem vezes Cláudia

OP
http://outraspalavras.net/blog/2014/03/21/cem-vezes-claudia/


Cem vezes Cláudia

claudia01-1
Série de memes artísticos homenageia Cláudia Silva Ferreira, a mulher de sonhos, coragem e dores assassinada e arrastada pela PM do Rio esta semana
A mulher arrastada pela Polícia Militar tinha nome – Cláudia Silva Ferreira. Cláudia também tinha família. E sonhos, coragem, dores e medos como qualquer ser humano. As denúncias da barbárie ocorrida são importantes e elas não devem cessar. Mas fugir do sensacionalismo e humanizar esse momento também é. Por isso, nos propusemos a retratar Cláudia com mais carinho do que o visto nos últimos dias.
A convite da OLGA, alguns artistas gentilmente criaram imagens sensíveis, que se dispõe a resgatar a dignidade roubada por criminosos. Este projeto se chama 100 VEZES CLÁUDIA e é aberto para que qualquer um possa enviar suas homenagens. Ou seja, esperamos publicar aqui novas artes com frequência. Quem sabe não chegamos a 100? Por fim, gostaríamos de imprimir algumas das ilustrações e enviar à família de Cláudia. Quer participar? Escreva para olga@thinkolga.com. Veja a seguir mais imagens
36) SOUEID
claudia (4)

35) GRUPO CRIOLOS
Homenagem_Claudia
34) CAIO VITOR
ClaudiaSilva
33) ALINE ALBUQUERQUE
image
Com toda a revolta e ternura. 
31) FERNANDA OZILAK
ClaudiaSilva-por-FernandaOzilak
30) DAIANY DANTAS
somos todas claudia
Também não sou artista. Sou apenas uma pessoa que busca lidar com esse sentimento de perda e de desesperança diante da irracionalidade desta execução. Meu desenho me ajudou a respirar e a abraçar Cláudia, que partiu inocente e despreocupada, rumo à fila do pão. 

29) CARINE SUDER FERNANDES 
Cláudia da Silva Ferreira 1

28) VANESSA PREZOTO
claudia (3)

27) MURILO ROMEIRO
100 CLAUDIA DA SILVA FERREIRA

image

25) LUISA AIDAR
Sketches
Oração
Não pode ser em vão
Toda essa violência, essa dor
Tantos bons que se vão
Não é justo ser em vão meu Deus, não!
E vão Cláudia, Amarildo, Severino, João…

24) LUCAS SOUTO
claudiasilva
Sempre que me deparo com situações como essas, que quebram nosso coração e que, infelizmente, são tão corriqueiros em nossos dias, só consigo me lembrar de uma das tantas verdades cantadas pelos menestréis da periferia do Facção Central: “Que porra de país é esse, que mata e prende as vítimas de seu desinteresse?”. Cláudia é a porta-bandeira dessa luta que não pode se calar! Em sua memória uma ilustração de um – também – não ilustrador.

23) ALESSANDRA MOURA
claudia da silva.aLESSANDRA

22) CLÁUDIO RODRIGUES
claudia2

21) PAULO GIL
Claudia, esse mundo nao te mereceu!
20) BIANCA BANZATO
CLAUDIA_

19) MICHELLE MORAES
Claudia da Silva Ferreira
Não sou artista e também não sei se o meu desenho será escolhido, mas isso pouco importa, porque sei que esse movimento é uma acalento e uma alerta.

18) NICE LOPES
Claudia_nice lopes
Envio minha singela homenagem à esta mulher, vítima do descaso, da falta de amor, da falta de respeito pela vida humana.

17) KEKS PUCCI
claudia08
Eu estou um pouco envergonhada de mandar meu desenho porque não sou artista e nunca desenho nada, mas a história de Cláudia me toca demais para não participar. Somos Cláudia da Silva Ferreira. PRECISAMOS ser Cláudia da Silva Ferreira para exigir que se faça justiça.

16) EUGÊNIA SOUZA
claudia07
15) MARCELO MESQUITA
claudia06
“Não se trata de saudade de alguma coisa que acabou ou pessoa que morreu. É saudade do que está aí vivo, solto e nunca deixou de existir. Se não temos acesso a isso, é por falta de uma batalha maior.” – Elis Regina
claudia (2)
13) GABRIELA CAMPANER
claudia05
12) MARÍLIA NOBRE
claudia04
11) TÂNIA RIBEIRO SOARES
claudia03
Não sou artista. Sou arquiteta. Desenhar pessoas não é o meu forte. Mas quando vi o post achei importante enviar minha singela contribuição para homenagear Claudia da Silva Ferreira, mesmo que não se publique. Por razões tantas somos diferentes, mas temos o mais importante em comum. 
Somos pessoas. E a vida de uma pessoa é sempre preciosa.

10) LEILA RANGEL DA SILVA
claudia (1)
9) EMERSON DIAS
claudia02
8) JÚLIA BORGES
Brilhará

7) VERA LIRA
179789_194764274024843_825298927_n
Claúdia Flor Criola, serenidade e força.
Claudia

5) SARA STORRER
ClaudiaSilvaFerreira
Nesse desenho, Cláudia é Iansã. Porque no fim das contas, é assim que ela tem que ser lembrada, como Guerreira. Como a força de tantas e tantas pessoas, de tantas mulheres, de quem o mundo parece ter esquecido.
4) TAILOR
Sem título-1

3) CONFEITARIA (criação de Fabiane Secches + Thiago Thomé)
claudia01 (1)
claudia02
claudia03
A gente gostaria de contribuir, ainda que de uma maneira simbólica e muito pequena, para que a Cláudia fosse enxergada e tratada como uma mulher. Como um ser humano. Com respeito. Não como uma coisa, para ser atingida num tiroteio e colocada em um porta-malas, do qual ela ficou dependurada e foi arrastada por 250m.
Embora a gente defenda que seja muito importante que a mídia divulgue essas imagens cruéis e violentas — a gravidade do crime não permite eufemismos, também gostaríamos que, ao menos aqui, neste espaço desta homenagem, Claudia fosse lembrada como a mulher que foi, e tratada com a humanidade que merecia. Gostaríamos que seus filhos se lembrassem sempre de que merecem nada menos do que este tratamento: o de seres humanos. Para isso, nossa inspiração foi o depoimento do seu marido em uma entrevista, que dizia: “Extrovertida, guerreira para caramba, determinada no que queria”.
Claudia
Fiz algo bem simples, na verdade. Queria fazer algo que representasse a humanidade que não viram e continuam não vendo nela.
claudia_olga_1
rodapé-posts-margem

Nenhum comentário:

Postar um comentário