sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

retrospectiva 2013

correio
http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9201%3Amanchete201213&catid=34%3Amanchete&


imagem.bmp

2013: acabou a paz socialPor Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

Imagem

A efervescência do mês de junho, com a massividade dos protestos populares em todo o Brasil, faz de 2013 um ano, sem dúvida, bastante singular. Uma população há anos esgotada com a precariedade e ausência de serviços públicos, e assistindo erguerem-se à sua frente monumentais e luxuosos estádios de futebol para atenderem à Copa do Mundo de 2014, se pôs acesa pela bandeira da Tarifa Zero, levantada pelo Movimento Passe Livre.

“2013 deixa um sinal muito positivo”. Essas são as palavras do sociólogo e professor aposentado da USP Chico de Oliveira, nos momentos iniciais da entrevista que concedeu ao Correio para a edição especial retrospectiva de 2013.

Passados, no entanto, os primeiros e intensos meses de democracia viva das ruas, governo e mídia reapropriam-se aos poucos de sua postura de surdez face às demandas populares. A ortodoxia econômica a la FMI do governo cresce a passos largos neste final de ano; já a mídia, passou a linha auxiliar dos legislativos na tentativa de minar as manifestações, criminalizando o que chama de radicalismos, que têm justificado a edição e reedição de leis que permitem encarcerar manifestantes.

Para Chico, nada muito surpreendente, afinal, “como disse certa vez o velho gaúcho Leonel Brizola, com muita amargura, mas precisão quase sociológica, ‘o lulismo é a esquerda que a direita pediu’”.


Ultraconservadorismo do governo projeta ano de lutas é o último Editorial do ano.




Fernando Silva, Gilvan RochaWladimir PomarPaulo Metri e Inês Virginia Prado Soaresanalisam o cenário político em 2013.

Waldemar Rossi e João Paulo Rodrigues avaliam a atuação dos movimentos sociais e trabalhistas.

Guilherme C. Delgado e Paulo Passarinho analisam a economia do país em 2013.
Achille LolloRamez Philippe Maalouf e Virgilio Arraes comentam o cenário internacional.
Rodolfo Salm escreve sobre meio ambiente.
Gabriel Brito faz uma análise do esporte em nosso país no ano que passou.

Raphael Sanz entrevista Paula Sacchetta e Peu Robles sobre o filme Verdade.12528.

Frei BettoDemetrio Valentini e Frei Marcos falam sobre o natal.

“Precisamos saber quem matou e como morreram as vítimas da ditadura”, entrevista em vídeo com o deputado estadual Adriano Diogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário